Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19197 |
Resumo: | O turismo acessível é considerado por diversos autores como um promissor nicho de mercado. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuam algum tipo de deficiência. Alia-se ao número de pessoas com deficiência, o fato do potencial crescimento de idosos, cujas dificuldades de acessibilidade costumam ser semelhantes às das pessoas com deficiência. Todavia, há poucas investigações científicas que abordam a perspectiva da influência da acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, motivo pelo qual o objetivo geral deste artigo é: avaliar a acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, tendo como objetivos específicos descrever a legislação sobre acessibilidade; demonstrar as principais características de competitividade do destino turístico de acordo com a literatura e analisar a influência da acessibilidade na escolha do destino turístico pela pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. A acessibilidade é considerada como uma característica da qualidade de um produto turístico cada vez mais valorizada pelos clientes. Para o Ministério do Turismo, competitividade do destino turístico é “a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. O método utilizado foi o indutivo, uma pesquisa de ordem pura, exploratória, descritiva e explicativa, com fonte bibliográfica, documental e de campo, utilizou o questionário, comum universo de 473 pessoas do Facebook, Instagram, LinkedIn, sendo 110 pessoas na amostra, a abordagem foi quantitativa. A principal dimensão de análise utilizada foi a influência da acessibilidade na escolha do destino turística pelo turista PcDMr, compreendida nas variáveis pesquisa prévia sobre a acessibilidade do destino; nível de importância da acessibilidade para a escolha do destino turístico e comportamento do consumidor com PcDMr diante da ausência de acessibilidade do destino turístico. Estudos demonstram a dimensão econômica da acessibilidade no turismo, não apenas em virtude da aplicabilidade da lei ou da sua função social, mas por já haver o reconhecimento de que a acessibilidade é um forte “indicador de qualidade, marca e vantagem competitiva”. A nova visão a respeito do conceito de deficiência, em que se entende ser necessário a adaptação do ambiente às necessidades da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, aliada a importância da acessibilidade indicada na pesquisa realizada resulta no entendimento de que a acessibilidade pode ser considerada como um diferencial na escolha do destino turístico. |
id |
VERACRUZ-0_d210f6560f8a50200777375029dfe4f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19197 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differentialTurismoacessibilidadecompetitividadedestino turístico.O turismo acessível é considerado por diversos autores como um promissor nicho de mercado. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuam algum tipo de deficiência. Alia-se ao número de pessoas com deficiência, o fato do potencial crescimento de idosos, cujas dificuldades de acessibilidade costumam ser semelhantes às das pessoas com deficiência. Todavia, há poucas investigações científicas que abordam a perspectiva da influência da acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, motivo pelo qual o objetivo geral deste artigo é: avaliar a acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, tendo como objetivos específicos descrever a legislação sobre acessibilidade; demonstrar as principais características de competitividade do destino turístico de acordo com a literatura e analisar a influência da acessibilidade na escolha do destino turístico pela pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. A acessibilidade é considerada como uma característica da qualidade de um produto turístico cada vez mais valorizada pelos clientes. Para o Ministério do Turismo, competitividade do destino turístico é “a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. O método utilizado foi o indutivo, uma pesquisa de ordem pura, exploratória, descritiva e explicativa, com fonte bibliográfica, documental e de campo, utilizou o questionário, comum universo de 473 pessoas do Facebook, Instagram, LinkedIn, sendo 110 pessoas na amostra, a abordagem foi quantitativa. A principal dimensão de análise utilizada foi a influência da acessibilidade na escolha do destino turística pelo turista PcDMr, compreendida nas variáveis pesquisa prévia sobre a acessibilidade do destino; nível de importância da acessibilidade para a escolha do destino turístico e comportamento do consumidor com PcDMr diante da ausência de acessibilidade do destino turístico. Estudos demonstram a dimensão econômica da acessibilidade no turismo, não apenas em virtude da aplicabilidade da lei ou da sua função social, mas por já haver o reconhecimento de que a acessibilidade é um forte “indicador de qualidade, marca e vantagem competitiva”. A nova visão a respeito do conceito de deficiência, em que se entende ser necessário a adaptação do ambiente às necessidades da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, aliada a importância da acessibilidade indicada na pesquisa realizada resulta no entendimento de que a acessibilidade pode ser considerada como um diferencial na escolha do destino turístico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1919710.34117/bjdv6n10-730Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83989-84007Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83989-84007Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83989-840072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19197/15407Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerst, Marklea da CunhaCoutinho, Helen Rita MenezesChaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues2021-02-04T12:50:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19197Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:54.553162Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
title |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
spellingShingle |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential Ferst, Marklea da Cunha Turismo acessibilidade competitividade destino turístico. |
title_short |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
title_full |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
title_fullStr |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
title_full_unstemmed |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
title_sort |
Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential |
author |
Ferst, Marklea da Cunha |
author_facet |
Ferst, Marklea da Cunha Coutinho, Helen Rita Menezes Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Helen Rita Menezes Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferst, Marklea da Cunha Coutinho, Helen Rita Menezes Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo acessibilidade competitividade destino turístico. |
topic |
Turismo acessibilidade competitividade destino turístico. |
description |
O turismo acessível é considerado por diversos autores como um promissor nicho de mercado. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuam algum tipo de deficiência. Alia-se ao número de pessoas com deficiência, o fato do potencial crescimento de idosos, cujas dificuldades de acessibilidade costumam ser semelhantes às das pessoas com deficiência. Todavia, há poucas investigações científicas que abordam a perspectiva da influência da acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, motivo pelo qual o objetivo geral deste artigo é: avaliar a acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, tendo como objetivos específicos descrever a legislação sobre acessibilidade; demonstrar as principais características de competitividade do destino turístico de acordo com a literatura e analisar a influência da acessibilidade na escolha do destino turístico pela pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. A acessibilidade é considerada como uma característica da qualidade de um produto turístico cada vez mais valorizada pelos clientes. Para o Ministério do Turismo, competitividade do destino turístico é “a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. O método utilizado foi o indutivo, uma pesquisa de ordem pura, exploratória, descritiva e explicativa, com fonte bibliográfica, documental e de campo, utilizou o questionário, comum universo de 473 pessoas do Facebook, Instagram, LinkedIn, sendo 110 pessoas na amostra, a abordagem foi quantitativa. A principal dimensão de análise utilizada foi a influência da acessibilidade na escolha do destino turística pelo turista PcDMr, compreendida nas variáveis pesquisa prévia sobre a acessibilidade do destino; nível de importância da acessibilidade para a escolha do destino turístico e comportamento do consumidor com PcDMr diante da ausência de acessibilidade do destino turístico. Estudos demonstram a dimensão econômica da acessibilidade no turismo, não apenas em virtude da aplicabilidade da lei ou da sua função social, mas por já haver o reconhecimento de que a acessibilidade é um forte “indicador de qualidade, marca e vantagem competitiva”. A nova visão a respeito do conceito de deficiência, em que se entende ser necessário a adaptação do ambiente às necessidades da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, aliada a importância da acessibilidade indicada na pesquisa realizada resulta no entendimento de que a acessibilidade pode ser considerada como um diferencial na escolha do destino turístico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19197 10.34117/bjdv6n10-730 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19197 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19197/15407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83989-84007 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83989-84007 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83989-84007 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645488030744576 |