Destino turístico e acessibilidade como diferencial de competitividade/Tourism destination and accessibility as a competitiveness differential

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferst, Marklea da Cunha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho, Helen Rita Menezes, Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19197
Resumo: O turismo acessível é considerado por diversos autores como um promissor nicho de mercado. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuam algum tipo de deficiência. Alia-se ao número de pessoas com deficiência, o fato do potencial crescimento de idosos, cujas dificuldades de acessibilidade costumam ser semelhantes às das pessoas com deficiência. Todavia, há poucas investigações científicas que abordam a perspectiva da influência da acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, motivo pelo qual o objetivo geral deste artigo é: avaliar a acessibilidade como diferencial de competitividade do destino turístico, tendo como objetivos específicos descrever a legislação sobre acessibilidade; demonstrar as principais características de competitividade do destino turístico de acordo com a literatura e analisar a influência da acessibilidade na escolha do destino turístico pela pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. A acessibilidade é considerada como uma característica da qualidade de um produto turístico cada vez mais valorizada pelos clientes. Para o Ministério do Turismo, competitividade do destino turístico é “a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. O método utilizado foi o indutivo, uma pesquisa de ordem pura, exploratória, descritiva e explicativa, com fonte bibliográfica, documental e de campo, utilizou o questionário, comum universo de 473 pessoas do Facebook, Instagram, LinkedIn, sendo 110 pessoas na amostra, a abordagem foi quantitativa. A principal dimensão de análise utilizada foi a influência da acessibilidade na escolha do destino turística pelo turista PcDMr, compreendida nas variáveis pesquisa prévia sobre a acessibilidade do destino; nível de importância da acessibilidade para a escolha do destino turístico e comportamento do consumidor com PcDMr diante da ausência de acessibilidade do destino turístico. Estudos demonstram a dimensão econômica da acessibilidade no turismo, não apenas em virtude da aplicabilidade da lei ou da sua função social, mas por já haver o reconhecimento de que a acessibilidade é um forte “indicador de qualidade, marca e vantagem competitiva”. A nova visão a respeito do conceito de deficiência, em que se entende ser necessário a adaptação do ambiente às necessidades da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, aliada a importância da acessibilidade indicada na pesquisa realizada resulta no entendimento de que a acessibilidade pode ser considerada como um diferencial na escolha do destino turístico.
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