Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaremko, Tatiane Sonia Gurski Melnik
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Francieli Arlt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3764
Resumo: O objetivo principal da pesquisa é averiguar o processo pelo qual surge o conceito de infância e o contexto da Educação Infantil, ponderando quanto as práticas utilizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, no sentido de obsevar se estas seguem os objetivos propostos no Referencial Curricular Nacional e nas Diretrizes Curriculares. Nesta conjuntura, o método adotado para a realização desta pesquisa, constituiu-se a partir de estudos bibliográficos, amparado em apreciações documentais e com relatos de experiência no âmbito da Educação Infantil. A partir deste estudo, concluiu-se que esta modalidade de ensino teve seus princípios reformulados, constituindo-se em uma instituição que visa o cuidar e o educar, no entanto, os educadores desconsideram a relevância desses documentos.
id VERACRUZ-0_d268fe38e41a5572cdc0e0a412f3a7b4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3764
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educatorsEducação Infantil. Prática docente. RCNEI. Diretrizes CurricularesO objetivo principal da pesquisa é averiguar o processo pelo qual surge o conceito de infância e o contexto da Educação Infantil, ponderando quanto as práticas utilizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, no sentido de obsevar se estas seguem os objetivos propostos no Referencial Curricular Nacional e nas Diretrizes Curriculares. Nesta conjuntura, o método adotado para a realização desta pesquisa, constituiu-se a partir de estudos bibliográficos, amparado em apreciações documentais e com relatos de experiência no âmbito da Educação Infantil. A partir deste estudo, concluiu-se que esta modalidade de ensino teve seus princípios reformulados, constituindo-se em uma instituição que visa o cuidar e o educar, no entanto, os educadores desconsideram a relevância desses documentos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/376410.34117/bjdv5n10-146Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19134-19146Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19134-19146Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19134-191462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3764/3565Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaremko, Tatiane Sonia Gurski MelnikLopes, Francieli Arlt2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3764Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:28.794109Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
title Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
spellingShingle Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
Jaremko, Tatiane Sonia Gurski Melnik
Educação Infantil. Prática docente. RCNEI. Diretrizes Curriculares
title_short Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
title_full Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
title_fullStr Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
title_full_unstemmed Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
title_sort Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators
author Jaremko, Tatiane Sonia Gurski Melnik
author_facet Jaremko, Tatiane Sonia Gurski Melnik
Lopes, Francieli Arlt
author_role author
author2 Lopes, Francieli Arlt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaremko, Tatiane Sonia Gurski Melnik
Lopes, Francieli Arlt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Prática docente. RCNEI. Diretrizes Curriculares
topic Educação Infantil. Prática docente. RCNEI. Diretrizes Curriculares
description O objetivo principal da pesquisa é averiguar o processo pelo qual surge o conceito de infância e o contexto da Educação Infantil, ponderando quanto as práticas utilizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, no sentido de obsevar se estas seguem os objetivos propostos no Referencial Curricular Nacional e nas Diretrizes Curriculares. Nesta conjuntura, o método adotado para a realização desta pesquisa, constituiu-se a partir de estudos bibliográficos, amparado em apreciações documentais e com relatos de experiência no âmbito da Educação Infantil. A partir deste estudo, concluiu-se que esta modalidade de ensino teve seus princípios reformulados, constituindo-se em uma instituição que visa o cuidar e o educar, no entanto, os educadores desconsideram a relevância desses documentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3764
10.34117/bjdv5n10-146
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3764
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3764/3565
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19134-19146
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19134-19146
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19134-19146
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645426238160896