A geografia nas etapas jurídicas e institucionais da educação indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Gledson Bezerra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LANDIM NETO, Francisco Otávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/177
Resumo: A educação indígena na atualidade insere-se como importante ramo de pesquisa em diferentes campos científicos, caracterizando-se como objeto de um extraordinário esforço de crítica sistemática. Multiplicam-se as leituras em busca de compreender todo o complexo envolvendo os povos tradicionais, suas culturas, modos de vida, formas de ensino, que em muitos casos já se perderam em contato com a cultura ocidental. A educação indígena traz a tona questões que perpassam a jurisdição governamental atribuindo ao Estado um papel fundante no que concerne a garantia dessa educação e a forma como ela se desenvolve. Assim, o artigo analisa a educação indígena escolar no Brasil centrando-se nos temas referentes as etapas jurídicas de implementação desta modalidade diferenciada de educação e a utilização do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas no ensino de Geografia. Fazendo uma contextualização da evolução da educação indígena brasileira e a discussão referente a importância, limites e desafios do referencial supracitado como instrumento de alicerce ao ensino de Geografia.   
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