A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivindo, Celina Maria de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Auristela do Nascimento, Fernandes, Cellyneude de Souza, Fernandes, Francisco Eden Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968
Resumo:  Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional.
id VERACRUZ-0_d2e10d710fd78a96e1a2e5bc427a52c6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41968
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administrationInovaçãoPrática EducativaTecnologias. Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4196810.34117/bjdv7n12-675Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120214-120229Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120214-120229Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120214-1202292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlivindo, Celina Maria de SouzaMelo, Auristela do NascimentoFernandes, Cellyneude de SouzaFernandes, Francisco Eden Paiva2022-04-12T00:07:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41968Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:42.527963Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
title A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
spellingShingle A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
Olivindo, Celina Maria de Souza
Inovação
Prática Educativa
Tecnologias.
title_short A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
title_full A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
title_fullStr A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
title_full_unstemmed A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
title_sort A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
author Olivindo, Celina Maria de Souza
author_facet Olivindo, Celina Maria de Souza
Melo, Auristela do Nascimento
Fernandes, Cellyneude de Souza
Fernandes, Francisco Eden Paiva
author_role author
author2 Melo, Auristela do Nascimento
Fernandes, Cellyneude de Souza
Fernandes, Francisco Eden Paiva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivindo, Celina Maria de Souza
Melo, Auristela do Nascimento
Fernandes, Cellyneude de Souza
Fernandes, Francisco Eden Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Prática Educativa
Tecnologias.
topic Inovação
Prática Educativa
Tecnologias.
description  Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968
10.34117/bjdv7n12-675
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120214-120229
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120214-120229
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120214-120229
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645575477788672