A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968 |
Resumo: | Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional. |
id |
VERACRUZ-0_d2e10d710fd78a96e1a2e5bc427a52c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41968 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administrationInovaçãoPrática EducativaTecnologias. Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4196810.34117/bjdv7n12-675Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120214-120229Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120214-120229Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120214-1202292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlivindo, Celina Maria de SouzaMelo, Auristela do NascimentoFernandes, Cellyneude de SouzaFernandes, Francisco Eden Paiva2022-04-12T00:07:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41968Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:42.527963Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
title |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
spellingShingle |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration Olivindo, Celina Maria de Souza Inovação Prática Educativa Tecnologias. |
title_short |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
title_full |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
title_fullStr |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
title_full_unstemmed |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
title_sort |
A (IM) possibilidade de inovação e uso de tecnologias no ensino superior em administração / A (IM) possibility of innovation and use of technologies in higher education in administration |
author |
Olivindo, Celina Maria de Souza |
author_facet |
Olivindo, Celina Maria de Souza Melo, Auristela do Nascimento Fernandes, Cellyneude de Souza Fernandes, Francisco Eden Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Auristela do Nascimento Fernandes, Cellyneude de Souza Fernandes, Francisco Eden Paiva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivindo, Celina Maria de Souza Melo, Auristela do Nascimento Fernandes, Cellyneude de Souza Fernandes, Francisco Eden Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Prática Educativa Tecnologias. |
topic |
Inovação Prática Educativa Tecnologias. |
description |
Inovação, tecnologias e ensino são expressões recorrentes na literatura acadêmica e profissional no estudo da administração. Discorrer sobre as práticas de ensino, a inovação e as tecnologias é um processo delicado, contínuo e instigante. Assim objetivou-se com esse estudo analisar a percepção de uma egressa do curso de administração sobre a prática educativa. A pesquisa foi realizada em uma universidade nordestina no curso de bacharelado em administração no primeiro semestre de 2018. Para realização deste estudo, foi adotada uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Utilizamos como ferramenta para coleta de dados uma entrevista estruturada com 15 perguntas classificadas em três dimensões distintas, buscando atender ao objetivo geral do trabalho. Adotamos a técnica de amostragem não probabilística, também denominada por conveniência. O que se percebe é que os recursos, acesso e possibilidades de crescimento esbarram na ausência de comprometimento dos agentes envolvidos no processo como um todo. O uso de inovação na prática docente tem pouca expressão e as tecnologias digitais, mesmo existindo e tendo fácil acesso, não são utilizadas para o ensino nem por parte dos professores nem pelos alunos. O desafio que a pesquisa evidencia é a necessidade de instigar dentro das universidades o sentimento de comprometimento mútuo, tanto por parte do professor quanto do aluno. Assim, buscando contribuir para a formação profissional dos administradores de maneira efetiva, destacamos a necessidade de inovar, bem como de reconhecer o uso das tecnologias pelo professor e aluno no contexto educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968 10.34117/bjdv7n12-675 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41968/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 120214-120229 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 120214-120229 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 120214-120229 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645575477788672 |