Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é a otimização do currículo do curso de Engenharia de Produção. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para orientar os cursos de vários países em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o currículo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construção do modelo atual é resultado de representações de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexão, o conceito de correlação nominal foi adicionado à teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um gráfico. Os autores desenvolveram um método de medir os objetivos do curso de Engenharia de Produção com o conhecimento ou as habilidades através da teoria dos gráficos. A integração com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integração do conteúdo de um curso de graduação é extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessário para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou áreas de conhecimento são isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistêmico. A originalidade deste trabalho é uma apresentação do conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integração da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestão de novas áreas, seguindo a necessidade atual. |
id |
VERACRUZ-0_d3b3b6a689fb407f5057d6fbaea5ae55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5692 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability IntegrationEngenharia de ProduçãoTeoria dos grafosinterconexão entre conhecimento e eixosmensuração da sistemática do conhecimentonovo eixo de sustentabilidadeO objetivo deste artigo é a otimização do currículo do curso de Engenharia de Produção. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para orientar os cursos de vários países em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o currículo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construção do modelo atual é resultado de representações de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexão, o conceito de correlação nominal foi adicionado à teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um gráfico. Os autores desenvolveram um método de medir os objetivos do curso de Engenharia de Produção com o conhecimento ou as habilidades através da teoria dos gráficos. A integração com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integração do conteúdo de um curso de graduação é extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessário para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou áreas de conhecimento são isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistêmico. A originalidade deste trabalho é uma apresentação do conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integração da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestão de novas áreas, seguindo a necessidade atual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/569210.34117/bjdv5n12-328Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32647-32673Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32647-32673Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32647-326732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692/5137Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWalker, Rubens Aguiarde Stefano, ErciliaGonçalves Quelhas, Osvaldo LuisNeves Lima, Fátima Reginade Paulo, Fernanda Santanados Santos, Marcos2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5692Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:27.467017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
title |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
spellingShingle |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration Walker, Rubens Aguiar Engenharia de Produção Teoria dos grafos interconexão entre conhecimento e eixos mensuração da sistemática do conhecimento novo eixo de sustentabilidade |
title_short |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
title_full |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
title_fullStr |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
title_full_unstemmed |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
title_sort |
Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration |
author |
Walker, Rubens Aguiar |
author_facet |
Walker, Rubens Aguiar de Stefano, Ercilia Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis Neves Lima, Fátima Regina de Paulo, Fernanda Santana dos Santos, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
de Stefano, Ercilia Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis Neves Lima, Fátima Regina de Paulo, Fernanda Santana dos Santos, Marcos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walker, Rubens Aguiar de Stefano, Ercilia Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis Neves Lima, Fátima Regina de Paulo, Fernanda Santana dos Santos, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de Produção Teoria dos grafos interconexão entre conhecimento e eixos mensuração da sistemática do conhecimento novo eixo de sustentabilidade |
topic |
Engenharia de Produção Teoria dos grafos interconexão entre conhecimento e eixos mensuração da sistemática do conhecimento novo eixo de sustentabilidade |
description |
O objetivo deste artigo é a otimização do currículo do curso de Engenharia de Produção. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para orientar os cursos de vários países em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o currículo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construção do modelo atual é resultado de representações de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexão, o conceito de correlação nominal foi adicionado à teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um gráfico. Os autores desenvolveram um método de medir os objetivos do curso de Engenharia de Produção com o conhecimento ou as habilidades através da teoria dos gráficos. A integração com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integração do conteúdo de um curso de graduação é extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessário para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou áreas de conhecimento são isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistêmico. A originalidade deste trabalho é uma apresentação do conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integração da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestão de novas áreas, seguindo a necessidade atual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692 10.34117/bjdv5n12-328 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692/5137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32647-32673 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32647-32673 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32647-32673 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645434427539456 |