Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walker, Rubens Aguiar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Stefano, Ercilia, Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis, Neves Lima, Fátima Regina, de Paulo, Fernanda Santana, dos Santos, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692
Resumo: O objetivo deste artigo é a otimização do currículo do curso de Engenharia de Produção. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para orientar os cursos de vários países em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o currículo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construção do modelo atual é resultado de representações de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexão, o conceito de correlação nominal foi adicionado à teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um gráfico. Os autores desenvolveram um método de medir os objetivos do curso de Engenharia de Produção com o conhecimento ou as habilidades através da teoria dos gráficos. A integração com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integração do conteúdo de um curso de graduação é extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessário para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou áreas de conhecimento são isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistêmico. A originalidade deste trabalho é uma apresentação do conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integração da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestão de novas áreas, seguindo a necessidade atual.
id VERACRUZ-0_d3b3b6a689fb407f5057d6fbaea5ae55
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5692
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability IntegrationEngenharia de ProduçãoTeoria dos grafosinterconexão entre conhecimento e eixosmensuração da sistemática do conhecimentonovo eixo de sustentabilidadeO objetivo deste artigo é a otimização do currículo do curso de Engenharia de Produção. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para orientar os cursos de vários países em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o currículo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construção do modelo atual é resultado de representações de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexão, o conceito de correlação nominal foi adicionado à teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um gráfico. Os autores desenvolveram um método de medir os objetivos do curso de Engenharia de Produção com o conhecimento ou as habilidades através da teoria dos gráficos. A integração com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integração do conteúdo de um curso de graduação é extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessário para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou áreas de conhecimento são isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistêmico. A originalidade deste trabalho é uma apresentação do conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integração da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestão de novas áreas, seguindo a necessidade atual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/569210.34117/bjdv5n12-328Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32647-32673Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32647-32673Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32647-326732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692/5137Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWalker, Rubens Aguiarde Stefano, ErciliaGonçalves Quelhas, Osvaldo LuisNeves Lima, Fátima Reginade Paulo, Fernanda Santanados Santos, Marcos2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5692Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:27.467017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
title Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
spellingShingle Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
Walker, Rubens Aguiar
Engenharia de Produção
Teoria dos grafos
interconexão entre conhecimento e eixos
mensuração da sistemática do conhecimento
novo eixo de sustentabilidade
title_short Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
title_full Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
title_fullStr Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
title_full_unstemmed Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
title_sort Otimização da matriz curricular para os cursos de Engenharia de Produção no Brasil: Uma aplicação da teoria dos Grafos para a integração da sustentabilidade / Curriculum Optimization for Production Engineering Courses in Brazil: An Application of Graph Theory for Sustainability Integration
author Walker, Rubens Aguiar
author_facet Walker, Rubens Aguiar
de Stefano, Ercilia
Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis
Neves Lima, Fátima Regina
de Paulo, Fernanda Santana
dos Santos, Marcos
author_role author
author2 de Stefano, Ercilia
Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis
Neves Lima, Fátima Regina
de Paulo, Fernanda Santana
dos Santos, Marcos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Walker, Rubens Aguiar
de Stefano, Ercilia
Gonçalves Quelhas, Osvaldo Luis
Neves Lima, Fátima Regina
de Paulo, Fernanda Santana
dos Santos, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção
Teoria dos grafos
interconexão entre conhecimento e eixos
mensuração da sistemática do conhecimento
novo eixo de sustentabilidade
topic Engenharia de Produção
Teoria dos grafos
interconexão entre conhecimento e eixos
mensuração da sistemática do conhecimento
novo eixo de sustentabilidade
description O objetivo deste artigo é a otimização do currículo do curso de Engenharia de Produção. Para discutir o modelo atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para orientar os cursos de vários países em diferentes continentes. Siga um alinhamento com os eixos de conhecimento propostos para o currículo do Brasil. Este caso foi modelado a partir da teoria dos grafos. A construção do modelo atual é resultado de representações de objetivos com o eixo do conhecimento. Para medir a interconexão, o conceito de correlação nominal foi adicionado à teoria dos grafos. Para medir a porcentagem do link em um gráfico. Os autores desenvolveram um método de medir os objetivos do curso de Engenharia de Produção com o conhecimento ou as habilidades através da teoria dos gráficos. A integração com novos objetivos, como a sustentabilidade, reflete a necessidade real. A integração do conteúdo de um curso de graduação é extremamente importante para desenvolver o conhecimento necessário para um profissional. Neste artigo, demonstraremos que muitos objetivos ou áreas de conhecimento são isolados. Em vez de integrar no conhecimento sistêmico. A originalidade deste trabalho é uma apresentação do conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada. Medindo essa integração da teoria dos grafos. Como resultado, apresentamos uma sugestão de novas áreas, seguindo a necessidade atual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692
10.34117/bjdv5n12-328
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5692/5137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32647-32673
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32647-32673
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32647-32673
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645434427539456