Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Priscila Delourdes Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Forte, Pamela Marques, Ferreira, Ana Carolina Bocchi Gomes, Enéas, Maria Leonor Espinosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12949
Resumo: RESUMOO brincar é uma ferramenta importante para que a criança possa expressar no ambiente o seu mundo interno. É através dele que a criança manifesta seus conflitos, alegrias e habilidades. A partir do entendimento da psicodinâmica, foi analisado um conto retratando como a capacidade do brincar através da fantasia auxiliou no desenvolvimento infantil das personagens. Tendo como material de estudo a obra de C.S Lewis “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, foram utilizados aspectos significativos da crônica que ilustraram a teoria de Winnicott. Por meio da brincadeira, os irmãos descobriram o mundo encantado de Nárnia. Demonstraram suas fraquezas, qualidades e conflitos, num espaço onde poderiam desenvolver estratégias psíquicas para lidar com todos os problemas apresentados na vida real. Desta forma, cada um dos quatro irmãos lidou de maneira diferente com suas angústias. A partir disto, foi possível observar como o processo imaginativo contribuiu para que as personagens enfrentassem as dificuldades vivenciadas em seu ambiente. Sendo possível ilustrar que a fantasia auxiliou os irmãos na melhora de suas relações fraternais e no crescimento moral, contribuindo assim para a elaboração de seus conflitos e permitindo seu desenvolvimento saudável. 
id VERACRUZ-0_d4119f75b6ea58e5efa2b048153f1a6b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12949
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. LewisDesenvolvimento infantilBrincarWinnicott.RESUMOO brincar é uma ferramenta importante para que a criança possa expressar no ambiente o seu mundo interno. É através dele que a criança manifesta seus conflitos, alegrias e habilidades. A partir do entendimento da psicodinâmica, foi analisado um conto retratando como a capacidade do brincar através da fantasia auxiliou no desenvolvimento infantil das personagens. Tendo como material de estudo a obra de C.S Lewis “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, foram utilizados aspectos significativos da crônica que ilustraram a teoria de Winnicott. Por meio da brincadeira, os irmãos descobriram o mundo encantado de Nárnia. Demonstraram suas fraquezas, qualidades e conflitos, num espaço onde poderiam desenvolver estratégias psíquicas para lidar com todos os problemas apresentados na vida real. Desta forma, cada um dos quatro irmãos lidou de maneira diferente com suas angústias. A partir disto, foi possível observar como o processo imaginativo contribuiu para que as personagens enfrentassem as dificuldades vivenciadas em seu ambiente. Sendo possível ilustrar que a fantasia auxiliou os irmãos na melhora de suas relações fraternais e no crescimento moral, contribuindo assim para a elaboração de seus conflitos e permitindo seu desenvolvimento saudável. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1294910.34117/bjdv6n7-221Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45163-45181Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45163-45181Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45163-451812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12949/10975Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Priscila Delourdes AraújoForte, Pamela MarquesFerreira, Ana Carolina Bocchi GomesEnéas, Maria Leonor Espinosa2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12949Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:52.831614Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
title Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
spellingShingle Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
Martins, Priscila Delourdes Araújo
Desenvolvimento infantil
Brincar
Winnicott.
title_short Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
title_full Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
title_fullStr Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
title_full_unstemmed Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
title_sort Adentrando em mares narnianos: Reflexão psicodinâmica do brincar sobre a crônica de C.S. Lewis / Entering the seas of narnian: Psychodynamic reflection of playing in the chronicle of C.S. Lewis
author Martins, Priscila Delourdes Araújo
author_facet Martins, Priscila Delourdes Araújo
Forte, Pamela Marques
Ferreira, Ana Carolina Bocchi Gomes
Enéas, Maria Leonor Espinosa
author_role author
author2 Forte, Pamela Marques
Ferreira, Ana Carolina Bocchi Gomes
Enéas, Maria Leonor Espinosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Priscila Delourdes Araújo
Forte, Pamela Marques
Ferreira, Ana Carolina Bocchi Gomes
Enéas, Maria Leonor Espinosa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Brincar
Winnicott.
topic Desenvolvimento infantil
Brincar
Winnicott.
description RESUMOO brincar é uma ferramenta importante para que a criança possa expressar no ambiente o seu mundo interno. É através dele que a criança manifesta seus conflitos, alegrias e habilidades. A partir do entendimento da psicodinâmica, foi analisado um conto retratando como a capacidade do brincar através da fantasia auxiliou no desenvolvimento infantil das personagens. Tendo como material de estudo a obra de C.S Lewis “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, foram utilizados aspectos significativos da crônica que ilustraram a teoria de Winnicott. Por meio da brincadeira, os irmãos descobriram o mundo encantado de Nárnia. Demonstraram suas fraquezas, qualidades e conflitos, num espaço onde poderiam desenvolver estratégias psíquicas para lidar com todos os problemas apresentados na vida real. Desta forma, cada um dos quatro irmãos lidou de maneira diferente com suas angústias. A partir disto, foi possível observar como o processo imaginativo contribuiu para que as personagens enfrentassem as dificuldades vivenciadas em seu ambiente. Sendo possível ilustrar que a fantasia auxiliou os irmãos na melhora de suas relações fraternais e no crescimento moral, contribuindo assim para a elaboração de seus conflitos e permitindo seu desenvolvimento saudável. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12949
10.34117/bjdv6n7-221
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12949
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12949/10975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45163-45181
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45163-45181
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45163-45181
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645463201513472