Utilização do telessaúde para consultas médicas na atenção primária a saúde: um relato de experiência / Using telehealth for medical consultations in primary health care: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Maboni da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Natália Souza, Rezende, Valter Luiz Moreira de, Crepaldi, Gustavo Lourenço de Sousa, Alcantara, Fernanda Kelly Alves, Xavier, Isabel Macedo, Oliveira, Pabline Melo de, Júnior, Antônio Barbosa Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47082
Resumo: O principal campo de atuação do médico de família e comunidade é a Atenção Primária a Saúde (APS), na qual ocorre o primeiro contato do paciente com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a porta de entrada para o mesmo. Visando a qualificação e maior resolutividade das equipes da APS, considerando o contexto de baixa resolutividade observada, foi criado o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, destacando o serviço de teleconsultoria síncrona. Relatar a experiência do uso da teleconsultoria síncrona do TelessaúdeRS por uma médica residente em Medicina de família e Comunidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anexo Itamaraty na cidade de Anápolis-GO. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da teleconsultoria síncrona realizada entre os meses de março de 2020 a novembro de 2021. A utilização do programa foi classificada como muito satisfeita pela médica residente. Apesar dos grandes benefícios observados, há baixa adesão dos médicos atuantes na APS ao Programa. Os principais motivos encontrados para tal fato foram a falta de informação sobre o serviço e falta de treinamento para o uso do mesmo. Observa-se grandes benefícios na utilização dos serviços de telessaúde, favorecendo a capacitação dos médicos e aumentando a resolutividade da APS. No entanto, há baixa adesão dos médicos, pela falta de divulgação do canal, destacando a importância da divulgação do serviço por preceptores e/ou gestores nas UBS e aumento de relatos a respeito do tema.
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