Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n2-239 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158 |
Resumo: | Este estudo objetiva relatar a experiência obtida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Estratégia Saúde da Família-Piratininga (ESF-Piratininga) do município de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que consiste em observar a realidade, definir de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Foi vivenciada a rotina de visitas da ESF-Piratininga durante 4 dias. Os alunos observavam, ora os ACS, ora a médica responsável pela unidade, durante os procedimentos regulares, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade com a prática visualizada e pensando em uma possível intervenção que ajudaria no dia a dia com os trabalhos da equipe. Foi observado que a introdução alimentar a lactentes era uma problemática pertinente a ser abordada como projeto de intervenção, foi concretizada então a realização de uma oficina de papinhas, produção de folder e material audiovisual. Nesse processo, a visão inter e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica médica generalista, expondo os alunos a inúmeras situações necessárias e benéficas para todos os agentes envolvidos. Observou-se a importância da inserção precoce dos acadêmicos de medicina na prática da atenção à saúde da comunidade, já que houve o reconhecimento do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e aguçou a busca do saber científico e acadêmico balizado não só em dados epidemiológicos e clínicos, como também em valores humanos e sociais. |
id |
VERACRUZ-0_d557366ff47064adb7f8cef76557a73a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44158 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health StrategyESFSaúde da Comunidadeintrodução alimentarlactentesaprendizagem baseada em problemaseducação médica.Este estudo objetiva relatar a experiência obtida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Estratégia Saúde da Família-Piratininga (ESF-Piratininga) do município de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que consiste em observar a realidade, definir de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Foi vivenciada a rotina de visitas da ESF-Piratininga durante 4 dias. Os alunos observavam, ora os ACS, ora a médica responsável pela unidade, durante os procedimentos regulares, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade com a prática visualizada e pensando em uma possível intervenção que ajudaria no dia a dia com os trabalhos da equipe. Foi observado que a introdução alimentar a lactentes era uma problemática pertinente a ser abordada como projeto de intervenção, foi concretizada então a realização de uma oficina de papinhas, produção de folder e material audiovisual. Nesse processo, a visão inter e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica médica generalista, expondo os alunos a inúmeras situações necessárias e benéficas para todos os agentes envolvidos. Observou-se a importância da inserção precoce dos acadêmicos de medicina na prática da atenção à saúde da comunidade, já que houve o reconhecimento do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e aguçou a busca do saber científico e acadêmico balizado não só em dados epidemiológicos e clínicos, como também em valores humanos e sociais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4415810.34117/bjdv8n2-239Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12043-12051Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12043-12051Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12043-120512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVergara, Marília de SouzaRodrigues, Fernanda SilvaBrito, Gabriel Teixeirada Silva, Caroline Cristina GomesEleutério, Ana Elizabeth Siqueirae Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães2022-03-02T14:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44158Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:36.574606Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
title |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
spellingShingle |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy Vergara, Marília de Souza ESF Saúde da Comunidade introdução alimentar lactentes aprendizagem baseada em problemas educação médica. Vergara, Marília de Souza ESF Saúde da Comunidade introdução alimentar lactentes aprendizagem baseada em problemas educação médica. |
title_short |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
title_full |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
title_fullStr |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
title_full_unstemmed |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
title_sort |
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy |
author |
Vergara, Marília de Souza |
author_facet |
Vergara, Marília de Souza Vergara, Marília de Souza Rodrigues, Fernanda Silva Brito, Gabriel Teixeira da Silva, Caroline Cristina Gomes Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães Rodrigues, Fernanda Silva Brito, Gabriel Teixeira da Silva, Caroline Cristina Gomes Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Fernanda Silva Brito, Gabriel Teixeira da Silva, Caroline Cristina Gomes Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergara, Marília de Souza Rodrigues, Fernanda Silva Brito, Gabriel Teixeira da Silva, Caroline Cristina Gomes Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESF Saúde da Comunidade introdução alimentar lactentes aprendizagem baseada em problemas educação médica. |
topic |
ESF Saúde da Comunidade introdução alimentar lactentes aprendizagem baseada em problemas educação médica. |
description |
Este estudo objetiva relatar a experiência obtida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Estratégia Saúde da Família-Piratininga (ESF-Piratininga) do município de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que consiste em observar a realidade, definir de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Foi vivenciada a rotina de visitas da ESF-Piratininga durante 4 dias. Os alunos observavam, ora os ACS, ora a médica responsável pela unidade, durante os procedimentos regulares, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade com a prática visualizada e pensando em uma possível intervenção que ajudaria no dia a dia com os trabalhos da equipe. Foi observado que a introdução alimentar a lactentes era uma problemática pertinente a ser abordada como projeto de intervenção, foi concretizada então a realização de uma oficina de papinhas, produção de folder e material audiovisual. Nesse processo, a visão inter e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica médica generalista, expondo os alunos a inúmeras situações necessárias e benéficas para todos os agentes envolvidos. Observou-se a importância da inserção precoce dos acadêmicos de medicina na prática da atenção à saúde da comunidade, já que houve o reconhecimento do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e aguçou a busca do saber científico e acadêmico balizado não só em dados epidemiológicos e clínicos, como também em valores humanos e sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158 10.34117/bjdv8n2-239 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12043-12051 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12043-12051 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12043-12051 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183689791995904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-239 |