Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergara, Marília de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Fernanda Silva, Brito, Gabriel Teixeira, da Silva, Caroline Cristina Gomes, Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira, e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n2-239
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158
Resumo: Este estudo objetiva relatar a experiência obtida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Estratégia Saúde da Família-Piratininga (ESF-Piratininga) do município de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que consiste em observar a realidade, definir de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Foi vivenciada a rotina de visitas da ESF-Piratininga durante 4 dias. Os alunos observavam, ora os ACS, ora a médica responsável pela unidade, durante os procedimentos regulares, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade com a prática visualizada e pensando em uma possível intervenção que ajudaria no dia a dia com os trabalhos da equipe. Foi observado que a introdução alimentar a lactentes era uma problemática pertinente a ser abordada como projeto de intervenção, foi concretizada então a realização de uma oficina de papinhas, produção de folder e material audiovisual. Nesse processo, a visão inter e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica médica generalista, expondo os alunos a inúmeras situações necessárias e benéficas para todos os agentes envolvidos. Observou-se a importância da inserção precoce dos acadêmicos de medicina na prática da atenção à saúde da comunidade, já que houve o reconhecimento do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e aguçou a busca do saber científico e acadêmico balizado não só em dados epidemiológicos e clínicos, como também em valores humanos e sociais.
id VERACRUZ-0_d557366ff47064adb7f8cef76557a73a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44158
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health StrategyESFSaúde da Comunidadeintrodução alimentarlactentesaprendizagem baseada em problemaseducação médica.Este estudo objetiva relatar a experiência obtida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Estratégia Saúde da Família-Piratininga (ESF-Piratininga) do município de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que consiste em observar a realidade, definir de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Foi vivenciada a rotina de visitas da ESF-Piratininga durante 4 dias. Os alunos observavam, ora os ACS, ora a médica responsável pela unidade, durante os procedimentos regulares, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade com a prática visualizada e pensando em uma possível intervenção que ajudaria no dia a dia com os trabalhos da equipe. Foi observado que a introdução alimentar a lactentes era uma problemática pertinente a ser abordada como projeto de intervenção, foi concretizada então a realização de uma oficina de papinhas, produção de folder e material audiovisual. Nesse processo, a visão inter e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica médica generalista, expondo os alunos a inúmeras situações necessárias e benéficas para todos os agentes envolvidos. Observou-se a importância da inserção precoce dos acadêmicos de medicina na prática da atenção à saúde da comunidade, já que houve o reconhecimento do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e aguçou a busca do saber científico e acadêmico balizado não só em dados epidemiológicos e clínicos, como também em valores humanos e sociais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4415810.34117/bjdv8n2-239Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12043-12051Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12043-12051Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12043-120512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVergara, Marília de SouzaRodrigues, Fernanda SilvaBrito, Gabriel Teixeirada Silva, Caroline Cristina GomesEleutério, Ana Elizabeth Siqueirae Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães2022-03-02T14:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44158Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:36.574606Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
title Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
spellingShingle Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
Vergara, Marília de Souza
ESF
Saúde da Comunidade
introdução alimentar
lactentes
aprendizagem baseada em problemas
educação médica.
Vergara, Marília de Souza
ESF
Saúde da Comunidade
introdução alimentar
lactentes
aprendizagem baseada em problemas
educação médica.
title_short Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
title_full Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
title_fullStr Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
title_full_unstemmed Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
title_sort Introdução à alimentação complementar em lactentes na Estratégia Saúde da Família Piratininga / Introduction to complementary feeding in infants at Piratininga Family Health Strategy
author Vergara, Marília de Souza
author_facet Vergara, Marília de Souza
Vergara, Marília de Souza
Rodrigues, Fernanda Silva
Brito, Gabriel Teixeira
da Silva, Caroline Cristina Gomes
Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira
e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães
Rodrigues, Fernanda Silva
Brito, Gabriel Teixeira
da Silva, Caroline Cristina Gomes
Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira
e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães
author_role author
author2 Rodrigues, Fernanda Silva
Brito, Gabriel Teixeira
da Silva, Caroline Cristina Gomes
Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira
e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergara, Marília de Souza
Rodrigues, Fernanda Silva
Brito, Gabriel Teixeira
da Silva, Caroline Cristina Gomes
Eleutério, Ana Elizabeth Siqueira
e Queiroz, Ana Paula Dossi de Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv ESF
Saúde da Comunidade
introdução alimentar
lactentes
aprendizagem baseada em problemas
educação médica.
topic ESF
Saúde da Comunidade
introdução alimentar
lactentes
aprendizagem baseada em problemas
educação médica.
description Este estudo objetiva relatar a experiência obtida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Estratégia Saúde da Família-Piratininga (ESF-Piratininga) do município de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que consiste em observar a realidade, definir de pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade. Foi vivenciada a rotina de visitas da ESF-Piratininga durante 4 dias. Os alunos observavam, ora os ACS, ora a médica responsável pela unidade, durante os procedimentos regulares, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade com a prática visualizada e pensando em uma possível intervenção que ajudaria no dia a dia com os trabalhos da equipe. Foi observado que a introdução alimentar a lactentes era uma problemática pertinente a ser abordada como projeto de intervenção, foi concretizada então a realização de uma oficina de papinhas, produção de folder e material audiovisual. Nesse processo, a visão inter e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica médica generalista, expondo os alunos a inúmeras situações necessárias e benéficas para todos os agentes envolvidos. Observou-se a importância da inserção precoce dos acadêmicos de medicina na prática da atenção à saúde da comunidade, já que houve o reconhecimento do protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e aguçou a busca do saber científico e acadêmico balizado não só em dados epidemiológicos e clínicos, como também em valores humanos e sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158
10.34117/bjdv8n2-239
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44158/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12043-12051
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12043-12051
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12043-12051
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183689791995904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n2-239