Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro, Miriam Calíope Dantas, Rolim, Karla Maria Carneiro, Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha, Firmes, Maria da Penha Rodrigues, de Castro, Cintia Soares Cruz, Sampaio, Carolina Sharlene Miranda, de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n4-282
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041
Resumo: Objetivo: Descrever a experiência de professores da pós-graduação quanto a aplicação do painel integrado; a fim de averiguar o conhecimento dos alunos sobre as consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Justifica-se a utilização da estratégia devido ser esta, um recurso didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência e o material de pesquisa foi produzido a partir da participação de doze alunos matriculados no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza na disciplina Enfermagem na Atenção Primária. A coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2017 por meio do desenvolvimento da técnica de painel integrado e da aplicação de um formulário para avaliação do conhecimento referente aos critérios das consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Resultados: Evidenciou-se que a técnica gerou ricas discussões do tema escolhido, elaborou novos conteúdos e inovações para as consultas de Enfermagem e ainda ampliou o conhecimento prévio dos alunos e com as leituras e discussões em grupos dos protocolos e cadernos do Ministério da Saúde. Conclusão: O uso do painel integrado como material didático-pedagógico otimiza o processo de ensino e aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e criativas, e o conhecimento é construído pelo aluno. A prática docente, experimentando novas tendências e metodologias, torna a aprendizagem mais significativa. O uso do painel integrado permite a elucidação do conteúdo tornando os mestrandos sujeitos pensantes e a aula mais interessante, prazerosa e atrativa.
id VERACRUZ-0_d634be2ef150ab9ac72486acac5360b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9041
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning processEducação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem.Objetivo: Descrever a experiência de professores da pós-graduação quanto a aplicação do painel integrado; a fim de averiguar o conhecimento dos alunos sobre as consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Justifica-se a utilização da estratégia devido ser esta, um recurso didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência e o material de pesquisa foi produzido a partir da participação de doze alunos matriculados no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza na disciplina Enfermagem na Atenção Primária. A coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2017 por meio do desenvolvimento da técnica de painel integrado e da aplicação de um formulário para avaliação do conhecimento referente aos critérios das consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Resultados: Evidenciou-se que a técnica gerou ricas discussões do tema escolhido, elaborou novos conteúdos e inovações para as consultas de Enfermagem e ainda ampliou o conhecimento prévio dos alunos e com as leituras e discussões em grupos dos protocolos e cadernos do Ministério da Saúde. Conclusão: O uso do painel integrado como material didático-pedagógico otimiza o processo de ensino e aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e criativas, e o conhecimento é construído pelo aluno. A prática docente, experimentando novas tendências e metodologias, torna a aprendizagem mais significativa. O uso do painel integrado permite a elucidação do conteúdo tornando os mestrandos sujeitos pensantes e a aula mais interessante, prazerosa e atrativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/904110.34117/bjdv6n4-282Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20462-20474Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20462-20474Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20462-204742525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041/7697Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiógenes, Léa Maria Moura BarrosoPinheiro, Miriam Calíope DantasRolim, Karla Maria CarneiroAlbuquerque, Firmina Hermelinda SaldanhaFirmes, Maria da Penha Rodriguesde Castro, Cintia Soares CruzSampaio, Carolina Sharlene Mirandade Oliveira, Brenner Kássio Ferreira2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9041Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:06.413182Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
title Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
spellingShingle Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem.
Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem.
title_short Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
title_full Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
title_fullStr Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
title_full_unstemmed Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
title_sort Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
author Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
author_facet Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
Pinheiro, Miriam Calíope Dantas
Rolim, Karla Maria Carneiro
Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha
Firmes, Maria da Penha Rodrigues
de Castro, Cintia Soares Cruz
Sampaio, Carolina Sharlene Miranda
de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira
Pinheiro, Miriam Calíope Dantas
Rolim, Karla Maria Carneiro
Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha
Firmes, Maria da Penha Rodrigues
de Castro, Cintia Soares Cruz
Sampaio, Carolina Sharlene Miranda
de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira
author_role author
author2 Pinheiro, Miriam Calíope Dantas
Rolim, Karla Maria Carneiro
Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha
Firmes, Maria da Penha Rodrigues
de Castro, Cintia Soares Cruz
Sampaio, Carolina Sharlene Miranda
de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diógenes, Léa Maria Moura Barroso
Pinheiro, Miriam Calíope Dantas
Rolim, Karla Maria Carneiro
Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha
Firmes, Maria da Penha Rodrigues
de Castro, Cintia Soares Cruz
Sampaio, Carolina Sharlene Miranda
de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem.
topic Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem.
description Objetivo: Descrever a experiência de professores da pós-graduação quanto a aplicação do painel integrado; a fim de averiguar o conhecimento dos alunos sobre as consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Justifica-se a utilização da estratégia devido ser esta, um recurso didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência e o material de pesquisa foi produzido a partir da participação de doze alunos matriculados no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza na disciplina Enfermagem na Atenção Primária. A coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2017 por meio do desenvolvimento da técnica de painel integrado e da aplicação de um formulário para avaliação do conhecimento referente aos critérios das consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Resultados: Evidenciou-se que a técnica gerou ricas discussões do tema escolhido, elaborou novos conteúdos e inovações para as consultas de Enfermagem e ainda ampliou o conhecimento prévio dos alunos e com as leituras e discussões em grupos dos protocolos e cadernos do Ministério da Saúde. Conclusão: O uso do painel integrado como material didático-pedagógico otimiza o processo de ensino e aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e criativas, e o conhecimento é construído pelo aluno. A prática docente, experimentando novas tendências e metodologias, torna a aprendizagem mais significativa. O uso do painel integrado permite a elucidação do conteúdo tornando os mestrandos sujeitos pensantes e a aula mais interessante, prazerosa e atrativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041
10.34117/bjdv6n4-282
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041/7697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20462-20474
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20462-20474
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20462-20474
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183719946944512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n4-282