Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n4-282 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a experiência de professores da pós-graduação quanto a aplicação do painel integrado; a fim de averiguar o conhecimento dos alunos sobre as consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Justifica-se a utilização da estratégia devido ser esta, um recurso didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência e o material de pesquisa foi produzido a partir da participação de doze alunos matriculados no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza na disciplina Enfermagem na Atenção Primária. A coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2017 por meio do desenvolvimento da técnica de painel integrado e da aplicação de um formulário para avaliação do conhecimento referente aos critérios das consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Resultados: Evidenciou-se que a técnica gerou ricas discussões do tema escolhido, elaborou novos conteúdos e inovações para as consultas de Enfermagem e ainda ampliou o conhecimento prévio dos alunos e com as leituras e discussões em grupos dos protocolos e cadernos do Ministério da Saúde. Conclusão: O uso do painel integrado como material didático-pedagógico otimiza o processo de ensino e aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e criativas, e o conhecimento é construído pelo aluno. A prática docente, experimentando novas tendências e metodologias, torna a aprendizagem mais significativa. O uso do painel integrado permite a elucidação do conteúdo tornando os mestrandos sujeitos pensantes e a aula mais interessante, prazerosa e atrativa. |
id |
VERACRUZ-0_d634be2ef150ab9ac72486acac5360b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9041 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning processEducação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem.Objetivo: Descrever a experiência de professores da pós-graduação quanto a aplicação do painel integrado; a fim de averiguar o conhecimento dos alunos sobre as consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Justifica-se a utilização da estratégia devido ser esta, um recurso didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência e o material de pesquisa foi produzido a partir da participação de doze alunos matriculados no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza na disciplina Enfermagem na Atenção Primária. A coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2017 por meio do desenvolvimento da técnica de painel integrado e da aplicação de um formulário para avaliação do conhecimento referente aos critérios das consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Resultados: Evidenciou-se que a técnica gerou ricas discussões do tema escolhido, elaborou novos conteúdos e inovações para as consultas de Enfermagem e ainda ampliou o conhecimento prévio dos alunos e com as leituras e discussões em grupos dos protocolos e cadernos do Ministério da Saúde. Conclusão: O uso do painel integrado como material didático-pedagógico otimiza o processo de ensino e aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e criativas, e o conhecimento é construído pelo aluno. A prática docente, experimentando novas tendências e metodologias, torna a aprendizagem mais significativa. O uso do painel integrado permite a elucidação do conteúdo tornando os mestrandos sujeitos pensantes e a aula mais interessante, prazerosa e atrativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/904110.34117/bjdv6n4-282Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20462-20474Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20462-20474Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20462-204742525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041/7697Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiógenes, Léa Maria Moura BarrosoPinheiro, Miriam Calíope DantasRolim, Karla Maria CarneiroAlbuquerque, Firmina Hermelinda SaldanhaFirmes, Maria da Penha Rodriguesde Castro, Cintia Soares CruzSampaio, Carolina Sharlene Mirandade Oliveira, Brenner Kássio Ferreira2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9041Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:06.413182Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
title |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
spellingShingle |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process Diógenes, Léa Maria Moura Barroso Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem. Diógenes, Léa Maria Moura Barroso Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem. |
title_short |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
title_full |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
title_fullStr |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
title_full_unstemmed |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
title_sort |
Painel integrado: Recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem / Integrated panel: Teaching-pedagogical resource in the teaching-learning process |
author |
Diógenes, Léa Maria Moura Barroso |
author_facet |
Diógenes, Léa Maria Moura Barroso Diógenes, Léa Maria Moura Barroso Pinheiro, Miriam Calíope Dantas Rolim, Karla Maria Carneiro Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha Firmes, Maria da Penha Rodrigues de Castro, Cintia Soares Cruz Sampaio, Carolina Sharlene Miranda de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira Pinheiro, Miriam Calíope Dantas Rolim, Karla Maria Carneiro Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha Firmes, Maria da Penha Rodrigues de Castro, Cintia Soares Cruz Sampaio, Carolina Sharlene Miranda de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Miriam Calíope Dantas Rolim, Karla Maria Carneiro Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha Firmes, Maria da Penha Rodrigues de Castro, Cintia Soares Cruz Sampaio, Carolina Sharlene Miranda de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diógenes, Léa Maria Moura Barroso Pinheiro, Miriam Calíope Dantas Rolim, Karla Maria Carneiro Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha Firmes, Maria da Penha Rodrigues de Castro, Cintia Soares Cruz Sampaio, Carolina Sharlene Miranda de Oliveira, Brenner Kássio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem. |
topic |
Educação em Enfermagem. Apoio Didático. Consulta de Enfermagem. |
description |
Objetivo: Descrever a experiência de professores da pós-graduação quanto a aplicação do painel integrado; a fim de averiguar o conhecimento dos alunos sobre as consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Justifica-se a utilização da estratégia devido ser esta, um recurso didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: Relato de experiência e o material de pesquisa foi produzido a partir da participação de doze alunos matriculados no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza na disciplina Enfermagem na Atenção Primária. A coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2017 por meio do desenvolvimento da técnica de painel integrado e da aplicação de um formulário para avaliação do conhecimento referente aos critérios das consultas de Enfermagem à saúde da criança e adolescente, à saúde da mulher e à saúde do adulto e idoso. Resultados: Evidenciou-se que a técnica gerou ricas discussões do tema escolhido, elaborou novos conteúdos e inovações para as consultas de Enfermagem e ainda ampliou o conhecimento prévio dos alunos e com as leituras e discussões em grupos dos protocolos e cadernos do Ministério da Saúde. Conclusão: O uso do painel integrado como material didático-pedagógico otimiza o processo de ensino e aprendizagem, as aulas são mais dinâmicas e criativas, e o conhecimento é construído pelo aluno. A prática docente, experimentando novas tendências e metodologias, torna a aprendizagem mais significativa. O uso do painel integrado permite a elucidação do conteúdo tornando os mestrandos sujeitos pensantes e a aula mais interessante, prazerosa e atrativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041 10.34117/bjdv6n4-282 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9041/7697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20462-20474 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20462-20474 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20462-20474 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183719946944512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-282 |