Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Maria Bazonga
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pedro, Lando Emanuel Ludi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611
Resumo: Este artigo situa-se no âmbito de um trabalho de fim de curso em Ciências da Educação e é fruto de uma investigação realizada em duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola, nomeadamente o Magistério Suka-Hata de Cabinda e Magistério ADPP de Lândana. Procurámos analisar o processo de Formação Inicial de Professores nas duas instituições de modo a responder à questão central da investigação: como se caracteriza o processo de formação inicial de professores em Angola (Cabinda)? Assumimos, metodologicamente, uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa numa estratégia de estudo de casos múltiplos e damos conta dos resultados da análise de conteúdo de oito entrevistas realizadas aos professores das duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola. Os resultados preliminares da análise de conteúdo destas entrevistas levaram-nos a inferir que os professores atribuem um significado a docência que lhes remete a figura paternalista, investigador, modelo e mediador. Os mesmos demonstraram crença de que a formação inicial de professores não deve adoptar apenas um único modelo, pois cada um deles possui aspectos positivos, sendo a aplicabilidade dos mesmo dependente do contexto. Apesar disto, os professores alegam ter escolhido a profissão docente por questões económico-financeiras. No âmbito do desenvolvimento profissional há um défice no acesso ao conteúdo, assim como na colaboração e cooperação com outras escolas de formação inicial de professores.
id VERACRUZ-0_d645e549842bbc7bf3ed8a75c17c1220
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51611
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speechesprocessos de formaçãoformação inicial de professorpolíticas de formaçãomagistérios primáriosEste artigo situa-se no âmbito de um trabalho de fim de curso em Ciências da Educação e é fruto de uma investigação realizada em duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola, nomeadamente o Magistério Suka-Hata de Cabinda e Magistério ADPP de Lândana. Procurámos analisar o processo de Formação Inicial de Professores nas duas instituições de modo a responder à questão central da investigação: como se caracteriza o processo de formação inicial de professores em Angola (Cabinda)? Assumimos, metodologicamente, uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa numa estratégia de estudo de casos múltiplos e damos conta dos resultados da análise de conteúdo de oito entrevistas realizadas aos professores das duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola. Os resultados preliminares da análise de conteúdo destas entrevistas levaram-nos a inferir que os professores atribuem um significado a docência que lhes remete a figura paternalista, investigador, modelo e mediador. Os mesmos demonstraram crença de que a formação inicial de professores não deve adoptar apenas um único modelo, pois cada um deles possui aspectos positivos, sendo a aplicabilidade dos mesmo dependente do contexto. Apesar disto, os professores alegam ter escolhido a profissão docente por questões económico-financeiras. No âmbito do desenvolvimento profissional há um défice no acesso ao conteúdo, assim como na colaboração e cooperação com outras escolas de formação inicial de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5161110.34117/bjdv8n8-335Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-600602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611/38701Copyright (c) 2022 João Maria Bazonga Gomes, Lando Emanuel Ludi Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, João Maria BazongaPedro, Lando Emanuel Ludi2022-08-30T16:52:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51611Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:31.698584Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
title Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
spellingShingle Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
Gomes, João Maria Bazonga
processos de formação
formação inicial de professor
políticas de formação
magistérios primários
title_short Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
title_full Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
title_fullStr Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
title_full_unstemmed Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
title_sort Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
author Gomes, João Maria Bazonga
author_facet Gomes, João Maria Bazonga
Pedro, Lando Emanuel Ludi
author_role author
author2 Pedro, Lando Emanuel Ludi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Maria Bazonga
Pedro, Lando Emanuel Ludi
dc.subject.por.fl_str_mv processos de formação
formação inicial de professor
políticas de formação
magistérios primários
topic processos de formação
formação inicial de professor
políticas de formação
magistérios primários
description Este artigo situa-se no âmbito de um trabalho de fim de curso em Ciências da Educação e é fruto de uma investigação realizada em duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola, nomeadamente o Magistério Suka-Hata de Cabinda e Magistério ADPP de Lândana. Procurámos analisar o processo de Formação Inicial de Professores nas duas instituições de modo a responder à questão central da investigação: como se caracteriza o processo de formação inicial de professores em Angola (Cabinda)? Assumimos, metodologicamente, uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa numa estratégia de estudo de casos múltiplos e damos conta dos resultados da análise de conteúdo de oito entrevistas realizadas aos professores das duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola. Os resultados preliminares da análise de conteúdo destas entrevistas levaram-nos a inferir que os professores atribuem um significado a docência que lhes remete a figura paternalista, investigador, modelo e mediador. Os mesmos demonstraram crença de que a formação inicial de professores não deve adoptar apenas um único modelo, pois cada um deles possui aspectos positivos, sendo a aplicabilidade dos mesmo dependente do contexto. Apesar disto, os professores alegam ter escolhido a profissão docente por questões económico-financeiras. No âmbito do desenvolvimento profissional há um défice no acesso ao conteúdo, assim como na colaboração e cooperação com outras escolas de formação inicial de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611
10.34117/bjdv8n8-335
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611/38701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 João Maria Bazonga Gomes, Lando Emanuel Ludi Pedro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 João Maria Bazonga Gomes, Lando Emanuel Ludi Pedro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645609574334464