Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611 |
Resumo: | Este artigo situa-se no âmbito de um trabalho de fim de curso em Ciências da Educação e é fruto de uma investigação realizada em duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola, nomeadamente o Magistério Suka-Hata de Cabinda e Magistério ADPP de Lândana. Procurámos analisar o processo de Formação Inicial de Professores nas duas instituições de modo a responder à questão central da investigação: como se caracteriza o processo de formação inicial de professores em Angola (Cabinda)? Assumimos, metodologicamente, uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa numa estratégia de estudo de casos múltiplos e damos conta dos resultados da análise de conteúdo de oito entrevistas realizadas aos professores das duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola. Os resultados preliminares da análise de conteúdo destas entrevistas levaram-nos a inferir que os professores atribuem um significado a docência que lhes remete a figura paternalista, investigador, modelo e mediador. Os mesmos demonstraram crença de que a formação inicial de professores não deve adoptar apenas um único modelo, pois cada um deles possui aspectos positivos, sendo a aplicabilidade dos mesmo dependente do contexto. Apesar disto, os professores alegam ter escolhido a profissão docente por questões económico-financeiras. No âmbito do desenvolvimento profissional há um défice no acesso ao conteúdo, assim como na colaboração e cooperação com outras escolas de formação inicial de professores. |
id |
VERACRUZ-0_d645e549842bbc7bf3ed8a75c17c1220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51611 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speechesprocessos de formaçãoformação inicial de professorpolíticas de formaçãomagistérios primáriosEste artigo situa-se no âmbito de um trabalho de fim de curso em Ciências da Educação e é fruto de uma investigação realizada em duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola, nomeadamente o Magistério Suka-Hata de Cabinda e Magistério ADPP de Lândana. Procurámos analisar o processo de Formação Inicial de Professores nas duas instituições de modo a responder à questão central da investigação: como se caracteriza o processo de formação inicial de professores em Angola (Cabinda)? Assumimos, metodologicamente, uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa numa estratégia de estudo de casos múltiplos e damos conta dos resultados da análise de conteúdo de oito entrevistas realizadas aos professores das duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola. Os resultados preliminares da análise de conteúdo destas entrevistas levaram-nos a inferir que os professores atribuem um significado a docência que lhes remete a figura paternalista, investigador, modelo e mediador. Os mesmos demonstraram crença de que a formação inicial de professores não deve adoptar apenas um único modelo, pois cada um deles possui aspectos positivos, sendo a aplicabilidade dos mesmo dependente do contexto. Apesar disto, os professores alegam ter escolhido a profissão docente por questões económico-financeiras. No âmbito do desenvolvimento profissional há um défice no acesso ao conteúdo, assim como na colaboração e cooperação com outras escolas de formação inicial de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5161110.34117/bjdv8n8-335Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-600602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611/38701Copyright (c) 2022 João Maria Bazonga Gomes, Lando Emanuel Ludi Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, João Maria BazongaPedro, Lando Emanuel Ludi2022-08-30T16:52:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51611Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:31.698584Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
title |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
spellingShingle |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches Gomes, João Maria Bazonga processos de formação formação inicial de professor políticas de formação magistérios primários |
title_short |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
title_full |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
title_fullStr |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
title_full_unstemmed |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
title_sort |
Análise dos processos de formação de professores em início de carreira nos Magistérios Primários em Cabinda, Angola – uma análise reportada dos discursos dos formadores : Analysis of the training processes for early career teachers in Primary Ministries in Cabinda, Angola - a reported analysis of the trainers' speeches |
author |
Gomes, João Maria Bazonga |
author_facet |
Gomes, João Maria Bazonga Pedro, Lando Emanuel Ludi |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Lando Emanuel Ludi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, João Maria Bazonga Pedro, Lando Emanuel Ludi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processos de formação formação inicial de professor políticas de formação magistérios primários |
topic |
processos de formação formação inicial de professor políticas de formação magistérios primários |
description |
Este artigo situa-se no âmbito de um trabalho de fim de curso em Ciências da Educação e é fruto de uma investigação realizada em duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola, nomeadamente o Magistério Suka-Hata de Cabinda e Magistério ADPP de Lândana. Procurámos analisar o processo de Formação Inicial de Professores nas duas instituições de modo a responder à questão central da investigação: como se caracteriza o processo de formação inicial de professores em Angola (Cabinda)? Assumimos, metodologicamente, uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa numa estratégia de estudo de casos múltiplos e damos conta dos resultados da análise de conteúdo de oito entrevistas realizadas aos professores das duas Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola. Os resultados preliminares da análise de conteúdo destas entrevistas levaram-nos a inferir que os professores atribuem um significado a docência que lhes remete a figura paternalista, investigador, modelo e mediador. Os mesmos demonstraram crença de que a formação inicial de professores não deve adoptar apenas um único modelo, pois cada um deles possui aspectos positivos, sendo a aplicabilidade dos mesmo dependente do contexto. Apesar disto, os professores alegam ter escolhido a profissão docente por questões económico-financeiras. No âmbito do desenvolvimento profissional há um défice no acesso ao conteúdo, assim como na colaboração e cooperação com outras escolas de formação inicial de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611 10.34117/bjdv8n8-335 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51611/38701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 João Maria Bazonga Gomes, Lando Emanuel Ludi Pedro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 João Maria Bazonga Gomes, Lando Emanuel Ludi Pedro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 60048-60060 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645609574334464 |