Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Milena Chrisley Oliveira, Favoretti, Venicio, Falcão, Julio Ferreira, Coelho, Sandrezza Lima, Monteiro, Sergio Augusto Nunes, Arruda, Paulo Sérgio Carlos, Sena, Rosiel Camilo, Souza, Rafael Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583
Resumo: O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM).  
id VERACRUZ-0_d7137ce5ef564dcd1e7694d881b7c042
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3583
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teachingRealidade VirtualCardboardExpeditionsRV.O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM).  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/358310.34117/bjdv5n10-033.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17594-17599Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17594-17599Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17594-175992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583/3392Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Fabiann Matthaus DantasBarbosa, Milena Chrisley OliveiraFavoretti, VenicioFalcão, Julio FerreiraCoelho, Sandrezza LimaMonteiro, Sergio Augusto NunesArruda, Paulo Sérgio CarlosSena, Rosiel CamiloSouza, Rafael Carvalho de2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3583Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:21.649060Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
title Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
spellingShingle Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas
Realidade Virtual
Cardboard
Expeditions
RV.
title_short Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
title_full Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
title_fullStr Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
title_full_unstemmed Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
title_sort Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
author Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas
author_facet Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas
Barbosa, Milena Chrisley Oliveira
Favoretti, Venicio
Falcão, Julio Ferreira
Coelho, Sandrezza Lima
Monteiro, Sergio Augusto Nunes
Arruda, Paulo Sérgio Carlos
Sena, Rosiel Camilo
Souza, Rafael Carvalho de
author_role author
author2 Barbosa, Milena Chrisley Oliveira
Favoretti, Venicio
Falcão, Julio Ferreira
Coelho, Sandrezza Lima
Monteiro, Sergio Augusto Nunes
Arruda, Paulo Sérgio Carlos
Sena, Rosiel Camilo
Souza, Rafael Carvalho de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas
Barbosa, Milena Chrisley Oliveira
Favoretti, Venicio
Falcão, Julio Ferreira
Coelho, Sandrezza Lima
Monteiro, Sergio Augusto Nunes
Arruda, Paulo Sérgio Carlos
Sena, Rosiel Camilo
Souza, Rafael Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
Cardboard
Expeditions
RV.
topic Realidade Virtual
Cardboard
Expeditions
RV.
description O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM).  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583
10.34117/bjdv5n10-033.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-033.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583/3392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17594-17599
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17594-17599
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17594-17599
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645425107795968