Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583 |
Resumo: | O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM). |
id |
VERACRUZ-0_d7137ce5ef564dcd1e7694d881b7c042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3583 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teachingRealidade VirtualCardboardExpeditionsRV.O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM). Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/358310.34117/bjdv5n10-033.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17594-17599Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17594-17599Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17594-175992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583/3392Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Fabiann Matthaus DantasBarbosa, Milena Chrisley OliveiraFavoretti, VenicioFalcão, Julio FerreiraCoelho, Sandrezza LimaMonteiro, Sergio Augusto NunesArruda, Paulo Sérgio CarlosSena, Rosiel CamiloSouza, Rafael Carvalho de2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3583Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:21.649060Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
title |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
spellingShingle |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas Realidade Virtual Cardboard Expeditions RV. |
title_short |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
title_full |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
title_fullStr |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
title_full_unstemmed |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
title_sort |
Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching |
author |
Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas |
author_facet |
Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas Barbosa, Milena Chrisley Oliveira Favoretti, Venicio Falcão, Julio Ferreira Coelho, Sandrezza Lima Monteiro, Sergio Augusto Nunes Arruda, Paulo Sérgio Carlos Sena, Rosiel Camilo Souza, Rafael Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Milena Chrisley Oliveira Favoretti, Venicio Falcão, Julio Ferreira Coelho, Sandrezza Lima Monteiro, Sergio Augusto Nunes Arruda, Paulo Sérgio Carlos Sena, Rosiel Camilo Souza, Rafael Carvalho de |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Fabiann Matthaus Dantas Barbosa, Milena Chrisley Oliveira Favoretti, Venicio Falcão, Julio Ferreira Coelho, Sandrezza Lima Monteiro, Sergio Augusto Nunes Arruda, Paulo Sérgio Carlos Sena, Rosiel Camilo Souza, Rafael Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Virtual Cardboard Expeditions RV. |
topic |
Realidade Virtual Cardboard Expeditions RV. |
description |
O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583 10.34117/bjdv5n10-033. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-033. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3583/3392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17594-17599 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17594-17599 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17594-17599 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645425107795968 |