Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eduardo José Rezende
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Scalea, Larissa Fassa La, Carvalho, Joelson Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969
Resumo: Por conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe diversas complicações e agravantes. Por meio da realização de entrevistas, questionários e do levantamento documental, bem como da participação observante em espaços de decisão institucionais e da experiência em oferecer, monitorar e participar de aulas realizadas de forma remota, buscamos apontar as características do ensino remoto, em geral, e das particularidades do ensino não-presencial emergencial, em específico, além de apontar algumas alternativas e possibilidades. 
id VERACRUZ-0_d83abb64288776d1f4686a4e895f7a0f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53969
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)ensino remotoCOVID-19pandemiaUFSCarENPEPor conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe diversas complicações e agravantes. Por meio da realização de entrevistas, questionários e do levantamento documental, bem como da participação observante em espaços de decisão institucionais e da experiência em oferecer, monitorar e participar de aulas realizadas de forma remota, buscamos apontar as características do ensino remoto, em geral, e das particularidades do ensino não-presencial emergencial, em específico, além de apontar algumas alternativas e possibilidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5396910.34117/bjdv8n11-079Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71937-71955Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71937-71955Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71937-719552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969/40020Copyright (c) 2022 Eduardo José Rezende Pereira, Larissa Fassa La Scalea, Joelson Gonçalves de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Eduardo José RezendeScalea, Larissa Fassa LaCarvalho, Joelson Gonçalves de2022-11-30T19:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53969Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:15.332183Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
title Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
spellingShingle Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Pereira, Eduardo José Rezende
ensino remoto
COVID-19
pandemia
UFSCar
ENPE
title_short Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
title_full Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
title_fullStr Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
title_full_unstemmed Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
title_sort Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
author Pereira, Eduardo José Rezende
author_facet Pereira, Eduardo José Rezende
Scalea, Larissa Fassa La
Carvalho, Joelson Gonçalves de
author_role author
author2 Scalea, Larissa Fassa La
Carvalho, Joelson Gonçalves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eduardo José Rezende
Scalea, Larissa Fassa La
Carvalho, Joelson Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino remoto
COVID-19
pandemia
UFSCar
ENPE
topic ensino remoto
COVID-19
pandemia
UFSCar
ENPE
description Por conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe diversas complicações e agravantes. Por meio da realização de entrevistas, questionários e do levantamento documental, bem como da participação observante em espaços de decisão institucionais e da experiência em oferecer, monitorar e participar de aulas realizadas de forma remota, buscamos apontar as características do ensino remoto, em geral, e das particularidades do ensino não-presencial emergencial, em específico, além de apontar algumas alternativas e possibilidades. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969
10.34117/bjdv8n11-079
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969/40020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71937-71955
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71937-71955
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71937-71955
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645617379934208