Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969 |
Resumo: | Por conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe diversas complicações e agravantes. Por meio da realização de entrevistas, questionários e do levantamento documental, bem como da participação observante em espaços de decisão institucionais e da experiência em oferecer, monitorar e participar de aulas realizadas de forma remota, buscamos apontar as características do ensino remoto, em geral, e das particularidades do ensino não-presencial emergencial, em específico, além de apontar algumas alternativas e possibilidades. |
id |
VERACRUZ-0_d83abb64288776d1f4686a4e895f7a0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53969 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)ensino remotoCOVID-19pandemiaUFSCarENPEPor conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe diversas complicações e agravantes. Por meio da realização de entrevistas, questionários e do levantamento documental, bem como da participação observante em espaços de decisão institucionais e da experiência em oferecer, monitorar e participar de aulas realizadas de forma remota, buscamos apontar as características do ensino remoto, em geral, e das particularidades do ensino não-presencial emergencial, em específico, além de apontar algumas alternativas e possibilidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5396910.34117/bjdv8n11-079Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71937-71955Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71937-71955Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71937-719552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969/40020Copyright (c) 2022 Eduardo José Rezende Pereira, Larissa Fassa La Scalea, Joelson Gonçalves de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Eduardo José RezendeScalea, Larissa Fassa LaCarvalho, Joelson Gonçalves de2022-11-30T19:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53969Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:15.332183Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
title |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
spellingShingle |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Pereira, Eduardo José Rezende ensino remoto COVID-19 pandemia UFSCar ENPE |
title_short |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
title_full |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
title_fullStr |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
title_sort |
Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Remote education in pandemic times: considerations about the emergency Off-site teaching at the Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
author |
Pereira, Eduardo José Rezende |
author_facet |
Pereira, Eduardo José Rezende Scalea, Larissa Fassa La Carvalho, Joelson Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Scalea, Larissa Fassa La Carvalho, Joelson Gonçalves de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eduardo José Rezende Scalea, Larissa Fassa La Carvalho, Joelson Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino remoto COVID-19 pandemia UFSCar ENPE |
topic |
ensino remoto COVID-19 pandemia UFSCar ENPE |
description |
Por conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe diversas complicações e agravantes. Por meio da realização de entrevistas, questionários e do levantamento documental, bem como da participação observante em espaços de decisão institucionais e da experiência em oferecer, monitorar e participar de aulas realizadas de forma remota, buscamos apontar as características do ensino remoto, em geral, e das particularidades do ensino não-presencial emergencial, em específico, além de apontar algumas alternativas e possibilidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969 10.34117/bjdv8n11-079 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53969/40020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 71937-71955 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 71937-71955 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 71937-71955 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645617379934208 |