Exaustão emocional em docentes de uma instituição de ensino superior: uma análise descritiva / Emotional exhaust in teachers of a higher education institution: a descriptive analysis
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5181 |
Resumo: | O estresse ocupacional é a forma de estresse que ocorre dentro do ambiente de trabalho e pode se dar devido a variadas possibilidades, dentre elas, o excesso de atividades curriculares e a dificuldade em estabelecer horários para cumprir tarefas tanto pessoais quanto profissionais. Os professores, por estarem ligados fisicamente e emocionalmente aos alunos, além de outros fatores, estão altamente propensos a desenvolver o estresse ocupacional. Objetivo: Avaliar os níveis de exaustão de docentes de uma instituição de nível superior. Metodologia: O presente trabalho refere-se a um estudo do tipo transversal de caráter analítico descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio dos questionários Sóciodemográfico e Maslach Burnout Inventory – educators survey aplicado a docentes exclusivamente de nível superior, que não exercem outra profissão, de ambos os gêneros e que não utilizavam medicamentos ansiolíticos, antidepressivos ou fitoterápicos. Resultados: Notouse significância para a variável tempo de docência menor que dez anos para exaustão emocional 22,11 ±11,92 (P=0,00) e reduzida realização profissional 34,11 ± 4,88 (P= 0,00); maior que dez anos para reduzida realização profissional 42,50 ± 4,93 (P=0,00). Conclusão: Docentes de nível superior estão predispostos ao estresse ocupacional. |
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Exaustão emocional em docentes de uma instituição de ensino superior: uma análise descritiva / Emotional exhaust in teachers of a higher education institution: a descriptive analysisEstresse ocupacional. Docentes. Esgotamento profissional.O estresse ocupacional é a forma de estresse que ocorre dentro do ambiente de trabalho e pode se dar devido a variadas possibilidades, dentre elas, o excesso de atividades curriculares e a dificuldade em estabelecer horários para cumprir tarefas tanto pessoais quanto profissionais. Os professores, por estarem ligados fisicamente e emocionalmente aos alunos, além de outros fatores, estão altamente propensos a desenvolver o estresse ocupacional. Objetivo: Avaliar os níveis de exaustão de docentes de uma instituição de nível superior. Metodologia: O presente trabalho refere-se a um estudo do tipo transversal de caráter analítico descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio dos questionários Sóciodemográfico e Maslach Burnout Inventory – educators survey aplicado a docentes exclusivamente de nível superior, que não exercem outra profissão, de ambos os gêneros e que não utilizavam medicamentos ansiolíticos, antidepressivos ou fitoterápicos. Resultados: Notouse significância para a variável tempo de docência menor que dez anos para exaustão emocional 22,11 ±11,92 (P=0,00) e reduzida realização profissional 34,11 ± 4,88 (P= 0,00); maior que dez anos para reduzida realização profissional 42,50 ± 4,93 (P=0,00). Conclusão: Docentes de nível superior estão predispostos ao estresse ocupacional. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/518110.34117/bjdv5n12-063Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28926-28936Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28926-28936Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28926-289362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5181/4735Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Paula MeloFranco, Fabiana Santos2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5181Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.491023Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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