Exaustão emocional em docentes de uma instituição de ensino superior: uma análise descritiva / Emotional exhaust in teachers of a higher education institution: a descriptive analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paula Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Franco, Fabiana Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5181
Resumo: O estresse ocupacional é a forma de estresse que ocorre dentro do ambiente de trabalho e pode se dar devido a variadas possibilidades, dentre elas, o excesso de atividades curriculares e a dificuldade em estabelecer horários para cumprir tarefas tanto pessoais quanto profissionais. Os professores, por estarem ligados fisicamente e emocionalmente aos alunos, além de outros fatores, estão altamente propensos a desenvolver o estresse ocupacional. Objetivo: Avaliar os níveis de exaustão de docentes de uma instituição de nível superior. Metodologia: O presente trabalho refere-se a um estudo do tipo transversal de caráter analítico descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio dos questionários Sóciodemográfico e Maslach Burnout Inventory – educators survey aplicado a docentes exclusivamente de nível superior, que não exercem outra profissão, de ambos os gêneros e que não utilizavam medicamentos ansiolíticos, antidepressivos ou fitoterápicos. Resultados: Notouse significância para a variável tempo de docência menor que dez anos para exaustão emocional 22,11 ±11,92 (P=0,00) e reduzida realização profissional 34,11 ± 4,88 (P= 0,00); maior que dez anos para reduzida realização profissional 42,50 ± 4,93 (P=0,00). Conclusão: Docentes de nível superior estão predispostos ao estresse ocupacional.
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