A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: verificar as evidências científicas sobre Síndrome de Burnout (SB) nos profissionais docentes, no período de 2014 a 2018. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Nas bases de dados LILALCS e MEDLINE, incluindo artigos originais e de revisão, na língua portuguesa, publicados entre 2014 e 2018. Utilizou-se o protocolo de Ursi para a organização dos dados, e para a análise dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Buscou-se em 8 artigos, elencou-se duas categorias temáticas: A prevalência da SB em Docentes; Fatores associados ao desenvolvimento da SB nos docentes. Conclusão: A SB se apresenta em alta prevalência nos docentes, em especial os do ensino fundamental. Evidenciou-se fatores associados para o desenvolvimento da SB como: carga horária extensa de trabalho, falta de tempo para lazer e família, trabalhar sob pressão e ambiente hostil. |
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A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literatureEsgotamento ProfissionalDocentesEstresse Ocupacional.RESUMO Objetivo: verificar as evidências científicas sobre Síndrome de Burnout (SB) nos profissionais docentes, no período de 2014 a 2018. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Nas bases de dados LILALCS e MEDLINE, incluindo artigos originais e de revisão, na língua portuguesa, publicados entre 2014 e 2018. Utilizou-se o protocolo de Ursi para a organização dos dados, e para a análise dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Buscou-se em 8 artigos, elencou-se duas categorias temáticas: A prevalência da SB em Docentes; Fatores associados ao desenvolvimento da SB nos docentes. Conclusão: A SB se apresenta em alta prevalência nos docentes, em especial os do ensino fundamental. Evidenciou-se fatores associados para o desenvolvimento da SB como: carga horária extensa de trabalho, falta de tempo para lazer e família, trabalhar sob pressão e ambiente hostil. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/432110.34119/bjhrv2n6-007Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 4964-4978Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 4964-49782595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321/4061Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSardinha, Daniele MeloLopes, Wellington Dos SantosJúnior, Antônio José PardalTeles, Emanuelle Do Socorro OliveiraFerreira, Jessica Da SilvaSilva, Michelle Ingrid Assis daGarcez, Juliana Conceição DiasCunha, Luana ConceiçãoJunior, Eimar Neri de OliveiraOliveira, Virgínea Lara Mercês Lara Pessoa2019-12-27T20:24:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4321Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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