A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Daniele Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Wellington Dos Santos, Júnior, Antônio José Pardal, Teles, Emanuelle Do Socorro Oliveira, Ferreira, Jessica Da Silva, Silva, Michelle Ingrid Assis da, Garcez, Juliana Conceição Dias, Cunha, Luana Conceição, Junior, Eimar Neri de Oliveira, Oliveira, Virgínea Lara Mercês Lara Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321
Resumo: RESUMO Objetivo: verificar as evidências científicas sobre Síndrome de Burnout (SB) nos profissionais docentes, no período de 2014 a 2018. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Nas bases de dados LILALCS e MEDLINE, incluindo artigos originais e de revisão, na língua portuguesa, publicados entre 2014 e 2018. Utilizou-se o protocolo de Ursi para a organização dos dados, e para a análise dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Buscou-se em 8 artigos, elencou-se duas categorias temáticas: A prevalência da SB em Docentes; Fatores associados ao desenvolvimento da SB nos docentes. Conclusão: A SB se apresenta em alta prevalência nos docentes, em especial os do ensino fundamental. Evidenciou-se fatores associados para o desenvolvimento da SB como: carga horária extensa de trabalho, falta de tempo para lazer e família, trabalhar sob pressão e ambiente hostil.  
id BJRH-0_c309e5f8cfb2ec847d5d5fc5418d79dc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4321
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literatureEsgotamento ProfissionalDocentesEstresse Ocupacional.RESUMO Objetivo: verificar as evidências científicas sobre Síndrome de Burnout (SB) nos profissionais docentes, no período de 2014 a 2018. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Nas bases de dados LILALCS e MEDLINE, incluindo artigos originais e de revisão, na língua portuguesa, publicados entre 2014 e 2018. Utilizou-se o protocolo de Ursi para a organização dos dados, e para a análise dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Buscou-se em 8 artigos, elencou-se duas categorias temáticas: A prevalência da SB em Docentes; Fatores associados ao desenvolvimento da SB nos docentes. Conclusão: A SB se apresenta em alta prevalência nos docentes, em especial os do ensino fundamental. Evidenciou-se fatores associados para o desenvolvimento da SB como: carga horária extensa de trabalho, falta de tempo para lazer e família, trabalhar sob pressão e ambiente hostil.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/432110.34119/bjhrv2n6-007Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 4964-4978Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 4964-49782595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321/4061Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSardinha, Daniele MeloLopes, Wellington Dos SantosJúnior, Antônio José PardalTeles, Emanuelle Do Socorro OliveiraFerreira, Jessica Da SilvaSilva, Michelle Ingrid Assis daGarcez, Juliana Conceição DiasCunha, Luana ConceiçãoJunior, Eimar Neri de OliveiraOliveira, Virgínea Lara Mercês Lara Pessoa2019-12-27T20:24:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4321Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
title A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
spellingShingle A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
Sardinha, Daniele Melo
Esgotamento Profissional
Docentes
Estresse Ocupacional.
title_short A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
title_full A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
title_fullStr A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
title_full_unstemmed A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
title_sort A síndrome de burnout em profissionais docentes: uma revisão integrativa da literatura / Burnout syndrome in teaching professionals: an integrative review of the literature
author Sardinha, Daniele Melo
author_facet Sardinha, Daniele Melo
Lopes, Wellington Dos Santos
Júnior, Antônio José Pardal
Teles, Emanuelle Do Socorro Oliveira
Ferreira, Jessica Da Silva
Silva, Michelle Ingrid Assis da
Garcez, Juliana Conceição Dias
Cunha, Luana Conceição
Junior, Eimar Neri de Oliveira
Oliveira, Virgínea Lara Mercês Lara Pessoa
author_role author
author2 Lopes, Wellington Dos Santos
Júnior, Antônio José Pardal
Teles, Emanuelle Do Socorro Oliveira
Ferreira, Jessica Da Silva
Silva, Michelle Ingrid Assis da
Garcez, Juliana Conceição Dias
Cunha, Luana Conceição
Junior, Eimar Neri de Oliveira
Oliveira, Virgínea Lara Mercês Lara Pessoa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha, Daniele Melo
Lopes, Wellington Dos Santos
Júnior, Antônio José Pardal
Teles, Emanuelle Do Socorro Oliveira
Ferreira, Jessica Da Silva
Silva, Michelle Ingrid Assis da
Garcez, Juliana Conceição Dias
Cunha, Luana Conceição
Junior, Eimar Neri de Oliveira
Oliveira, Virgínea Lara Mercês Lara Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento Profissional
Docentes
Estresse Ocupacional.
topic Esgotamento Profissional
Docentes
Estresse Ocupacional.
description RESUMO Objetivo: verificar as evidências científicas sobre Síndrome de Burnout (SB) nos profissionais docentes, no período de 2014 a 2018. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Nas bases de dados LILALCS e MEDLINE, incluindo artigos originais e de revisão, na língua portuguesa, publicados entre 2014 e 2018. Utilizou-se o protocolo de Ursi para a organização dos dados, e para a análise dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Buscou-se em 8 artigos, elencou-se duas categorias temáticas: A prevalência da SB em Docentes; Fatores associados ao desenvolvimento da SB nos docentes. Conclusão: A SB se apresenta em alta prevalência nos docentes, em especial os do ensino fundamental. Evidenciou-se fatores associados para o desenvolvimento da SB como: carga horária extensa de trabalho, falta de tempo para lazer e família, trabalhar sob pressão e ambiente hostil.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321
10.34119/bjhrv2n6-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv2n6-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4321/4061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 4964-4978
Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 4964-4978
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240049100652544