A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brasileiro, Tânia Suely Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n1-217
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42643
Resumo: O estudo apresenta discussões em torno do processo de ensino e aprendizagem dos profissionais de saúde especializados, fazendo as primeiras aproximações com a transformação didática no ensino em serviço. A partir de pesquisa bibliográfica, destaca a importância do papel do docente preceptor na formação destes profissionais, assinalando a necessidade de uma base epistemológica para a prática docente em serviço. Desta forma, são referenciadas a base teórica crítica, alicerçada nos ideais de educação transformadora de Paulo Freire. Isto posto, busca-se neste texto suscitar as primeiras aproximações da transformação didática e pedagógica do ensino em serviço na saúde como fundamental na relação teoria e prática para a construção de um processo de ensino e aprendizagem alinhado a um perfil profissional investigativo, que tenha uma visão crítica-reflexiva e se reconheçam como agente transformador, superando os desafios e as adversidades durante o seu percurso formativo, mesmo imerso nas contradições do ensino em serviço, provocadas pelo movimento social, cultural e político de cada tempo histórico.
id VERACRUZ-0_d9a1a76c03ca0b3ebb151b1be022393e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42643
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximationsDidáticaEnsino em serviçoDocente preceptorPedagogia histórico crítica.O estudo apresenta discussões em torno do processo de ensino e aprendizagem dos profissionais de saúde especializados, fazendo as primeiras aproximações com a transformação didática no ensino em serviço. A partir de pesquisa bibliográfica, destaca a importância do papel do docente preceptor na formação destes profissionais, assinalando a necessidade de uma base epistemológica para a prática docente em serviço. Desta forma, são referenciadas a base teórica crítica, alicerçada nos ideais de educação transformadora de Paulo Freire. Isto posto, busca-se neste texto suscitar as primeiras aproximações da transformação didática e pedagógica do ensino em serviço na saúde como fundamental na relação teoria e prática para a construção de um processo de ensino e aprendizagem alinhado a um perfil profissional investigativo, que tenha uma visão crítica-reflexiva e se reconheçam como agente transformador, superando os desafios e as adversidades durante o seu percurso formativo, mesmo imerso nas contradições do ensino em serviço, provocadas pelo movimento social, cultural e político de cada tempo histórico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4264310.34117/bjdv8n1-217Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3290-3306Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3290-3306Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3290-33062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42643/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuchi, Claudiléia Pereira GalvãoBrasileiro, Tânia Suely Azevedo2022-04-28T19:16:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42643Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:01.145467Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
title A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
spellingShingle A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
Didática
Ensino em serviço
Docente preceptor
Pedagogia histórico crítica.
Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
Didática
Ensino em serviço
Docente preceptor
Pedagogia histórico crítica.
title_short A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
title_full A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
title_fullStr A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
title_full_unstemmed A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
title_sort A transformação didática no ensino em serviço na saúde: primeiras aproximações / Didactic transformation in health service education: first approximations
author Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
author_facet Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
Brasileiro, Tânia Suely Azevedo
Brasileiro, Tânia Suely Azevedo
author_role author
author2 Brasileiro, Tânia Suely Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buchi, Claudiléia Pereira Galvão
Brasileiro, Tânia Suely Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino em serviço
Docente preceptor
Pedagogia histórico crítica.
topic Didática
Ensino em serviço
Docente preceptor
Pedagogia histórico crítica.
description O estudo apresenta discussões em torno do processo de ensino e aprendizagem dos profissionais de saúde especializados, fazendo as primeiras aproximações com a transformação didática no ensino em serviço. A partir de pesquisa bibliográfica, destaca a importância do papel do docente preceptor na formação destes profissionais, assinalando a necessidade de uma base epistemológica para a prática docente em serviço. Desta forma, são referenciadas a base teórica crítica, alicerçada nos ideais de educação transformadora de Paulo Freire. Isto posto, busca-se neste texto suscitar as primeiras aproximações da transformação didática e pedagógica do ensino em serviço na saúde como fundamental na relação teoria e prática para a construção de um processo de ensino e aprendizagem alinhado a um perfil profissional investigativo, que tenha uma visão crítica-reflexiva e se reconheçam como agente transformador, superando os desafios e as adversidades durante o seu percurso formativo, mesmo imerso nas contradições do ensino em serviço, provocadas pelo movimento social, cultural e político de cada tempo histórico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42643
10.34117/bjdv8n1-217
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42643
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42643/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3290-3306
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3290-3306
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3290-3306
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183683736469505
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n1-217