Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens. |
id |
VERACRUZ-0_da0c777ff2136ff07f431911136c4cb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23230 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school studentsdependência não químicainternetestudantes de Ensino Médiofatores psicossociais.Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2323010.34117/bjdv7n1-393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5776-5797Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5776-5797Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5776-57972525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230/18664Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanonato, Estéphany RodriguesCosta, Aline BogoniRisson, Ana Paula2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:51.466128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
title |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
spellingShingle |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students Zanonato, Estéphany Rodrigues dependência não química internet estudantes de Ensino Médio fatores psicossociais. |
title_short |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
title_full |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
title_fullStr |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
title_full_unstemmed |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
title_sort |
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students |
author |
Zanonato, Estéphany Rodrigues |
author_facet |
Zanonato, Estéphany Rodrigues Costa, Aline Bogoni Risson, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Aline Bogoni Risson, Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanonato, Estéphany Rodrigues Costa, Aline Bogoni Risson, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dependência não química internet estudantes de Ensino Médio fatores psicossociais. |
topic |
dependência não química internet estudantes de Ensino Médio fatores psicossociais. |
description |
Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230 10.34117/bjdv7n1-393 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230/18664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5776-5797 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5776-5797 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5776-5797 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645505874362368 |