Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanonato, Estéphany Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Aline Bogoni, Risson, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230
Resumo: Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.
id VERACRUZ-0_da0c777ff2136ff07f431911136c4cb4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23230
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school studentsdependência não químicainternetestudantes de Ensino Médiofatores psicossociais.Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2323010.34117/bjdv7n1-393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5776-5797Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5776-5797Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5776-57972525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230/18664Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanonato, Estéphany RodriguesCosta, Aline BogoniRisson, Ana Paula2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:51.466128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
spellingShingle Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
Zanonato, Estéphany Rodrigues
dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
title_short Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_full Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_fullStr Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_full_unstemmed Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_sort Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
author Zanonato, Estéphany Rodrigues
author_facet Zanonato, Estéphany Rodrigues
Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
author_role author
author2 Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanonato, Estéphany Rodrigues
Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
topic dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
description Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230
10.34117/bjdv7n1-393
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230/18664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5776-5797
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5776-5797
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5776-5797
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645505874362368