Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanonato, Estéphany Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Aline Bogoni, Risson, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n1-393
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230
Resumo: Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.
id VERACRUZ-0_da0c777ff2136ff07f431911136c4cb4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23230
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school studentsdependência não químicainternetestudantes de Ensino Médiofatores psicossociais.Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2323010.34117/bjdv7n1-393Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5776-5797Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5776-5797Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5776-57972525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230/18664Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanonato, Estéphany RodriguesCosta, Aline BogoniRisson, Ana Paula2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:51.466128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
spellingShingle Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
Zanonato, Estéphany Rodrigues
dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
Zanonato, Estéphany Rodrigues
dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
title_short Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_full Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_fullStr Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_full_unstemmed Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
title_sort Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio / Psychosocial factors related to internet dependence: quanti-qualitative study with high school students
author Zanonato, Estéphany Rodrigues
author_facet Zanonato, Estéphany Rodrigues
Zanonato, Estéphany Rodrigues
Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
author_role author
author2 Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanonato, Estéphany Rodrigues
Costa, Aline Bogoni
Risson, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
topic dependência não química
internet
estudantes de Ensino Médio
fatores psicossociais.
description Este estudo objetivou identificar o grau de dependência de internet e os fatores psicossociais relacionados a este fenômeno, em estudantes com idades entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas de um município da região Oeste do Estado de Santa Catarina. O método adotado neste estudo foi o quantitativo-qualitativo. Na primeira etapa, 171 estudantes responderam a um questionário elaborado pelas autoras e contendo o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Identificou-se que 9,4% dos estudantes apresentavam grau moderado de dependência de internet. Na segunda etapa, foram realizados grupos focais com oito estudantes que apresentaram os maiores índices de dependência na primeira etapa, identificando-se seis fatores psicossociais relacionados ao comportamento dependente deste público. Evidenciou-se que o uso da internet serve como estratégia de libertação das normas sociais e de expressão de pensamentos, sentimentos e emoções, principalmente devido à falta de habilidades sociais ou inibição social destes jovens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230
10.34117/bjdv7n1-393
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23230/18664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5776-5797
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5776-5797
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5776-5797
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183608459198464
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n1-393