Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n1-124 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437 |
Resumo: | O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. |
id |
VERACRUZ-0_da607702f18939e28784f649cf8207b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42437 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some researchEnsino de Equações Diferenciais OrdináriasLevantamento BibliográficoEducação Matemática no Ensino Superior.O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4243710.34117/bjdv8n1-124Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1938-1949Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1938-1949Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1938-19492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437/44986Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Sebastião AparecidoReis, Frederico da SilvaLaudares, João Bosco2023-08-28T18:16:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42437Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:56.101120Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
title |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
spellingShingle |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research de Araújo, Sebastião Aparecido Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias Levantamento Bibliográfico Educação Matemática no Ensino Superior. de Araújo, Sebastião Aparecido Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias Levantamento Bibliográfico Educação Matemática no Ensino Superior. |
title_short |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
title_full |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
title_fullStr |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
title_sort |
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research |
author |
de Araújo, Sebastião Aparecido |
author_facet |
de Araújo, Sebastião Aparecido de Araújo, Sebastião Aparecido Reis, Frederico da Silva Laudares, João Bosco Reis, Frederico da Silva Laudares, João Bosco |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Frederico da Silva Laudares, João Bosco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Sebastião Aparecido Reis, Frederico da Silva Laudares, João Bosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias Levantamento Bibliográfico Educação Matemática no Ensino Superior. |
topic |
Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias Levantamento Bibliográfico Educação Matemática no Ensino Superior. |
description |
O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437 10.34117/bjdv8n1-124 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437/44986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1938-1949 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1938-1949 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1938-1949 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822224808717320192 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-124 |