Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Sebastião Aparecido
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Reis, Frederico da Silva, Laudares, João Bosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n1-124
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437
Resumo: O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. 
id VERACRUZ-0_da607702f18939e28784f649cf8207b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42437
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some researchEnsino de Equações Diferenciais OrdináriasLevantamento BibliográficoEducação Matemática no Ensino Superior.O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4243710.34117/bjdv8n1-124Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1938-1949Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1938-1949Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1938-19492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437/44986Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Sebastião AparecidoReis, Frederico da SilvaLaudares, João Bosco2023-08-28T18:16:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42437Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:56.101120Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
title Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
spellingShingle Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
de Araújo, Sebastião Aparecido
Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias
Levantamento Bibliográfico
Educação Matemática no Ensino Superior.
de Araújo, Sebastião Aparecido
Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias
Levantamento Bibliográfico
Educação Matemática no Ensino Superior.
title_short Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
title_full Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
title_fullStr Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
title_full_unstemmed Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
title_sort Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas / Considerations on teaching ordinary differential equations from some research
author de Araújo, Sebastião Aparecido
author_facet de Araújo, Sebastião Aparecido
de Araújo, Sebastião Aparecido
Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
author_role author
author2 Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Sebastião Aparecido
Reis, Frederico da Silva
Laudares, João Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias
Levantamento Bibliográfico
Educação Matemática no Ensino Superior.
topic Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias
Levantamento Bibliográfico
Educação Matemática no Ensino Superior.
description O presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437
10.34117/bjdv8n1-124
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-124
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42437/44986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 1938-1949
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 1938-1949
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 1938-1949
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822224808717320192
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n1-124