A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746 |
Resumo: | O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na possibilidade de uma a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica, frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical. |
id |
VERACRUZ-0_dab1d476547e82ed2c12794e41d7415a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35746 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching MathematicsSímbolos MusicaisPartituraEnsinoMatemática.O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na possibilidade de uma a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica, frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3574610.34117/bjdv7n9-158Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88619-88638Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88619-88638Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88619-886382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Marinaldo CarvalhoLobato Júnior, José Maria dos SantosChaves Neto, Antonio Maia de JesusMendes, Rodinely Serrãode Souza, Tatiane CardosoPantoja, Leonardo Carlos Rodriguesde Souza, Elissanta PinheiroCosta, José Francisco da Silva2022-06-02T12:31:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35746Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:36.675799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
title |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
spellingShingle |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics Lobato, Marinaldo Carvalho Símbolos Musicais Partitura Ensino Matemática. |
title_short |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
title_full |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
title_fullStr |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
title_full_unstemmed |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
title_sort |
A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics |
author |
Lobato, Marinaldo Carvalho |
author_facet |
Lobato, Marinaldo Carvalho Lobato Júnior, José Maria dos Santos Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus Mendes, Rodinely Serrão de Souza, Tatiane Cardoso Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues de Souza, Elissanta Pinheiro Costa, José Francisco da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lobato Júnior, José Maria dos Santos Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus Mendes, Rodinely Serrão de Souza, Tatiane Cardoso Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues de Souza, Elissanta Pinheiro Costa, José Francisco da Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Marinaldo Carvalho Lobato Júnior, José Maria dos Santos Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus Mendes, Rodinely Serrão de Souza, Tatiane Cardoso Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues de Souza, Elissanta Pinheiro Costa, José Francisco da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Símbolos Musicais Partitura Ensino Matemática. |
topic |
Símbolos Musicais Partitura Ensino Matemática. |
description |
O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na possibilidade de uma a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica, frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746 10.34117/bjdv7n9-158 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88619-88638 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88619-88638 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88619-88638 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645556914847744 |