A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Marinaldo Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lobato Júnior, José Maria dos Santos, Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus, Mendes, Rodinely Serrão, de Souza, Tatiane Cardoso, Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues, de Souza, Elissanta Pinheiro, Costa, José Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746
Resumo: O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado  um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na  possibilidade de uma  a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica,  frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical.
id VERACRUZ-0_dab1d476547e82ed2c12794e41d7415a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35746
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching MathematicsSímbolos MusicaisPartituraEnsinoMatemática.O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado  um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na  possibilidade de uma  a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica,  frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3574610.34117/bjdv7n9-158Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88619-88638Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88619-88638Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88619-886382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Marinaldo CarvalhoLobato Júnior, José Maria dos SantosChaves Neto, Antonio Maia de JesusMendes, Rodinely Serrãode Souza, Tatiane CardosoPantoja, Leonardo Carlos Rodriguesde Souza, Elissanta PinheiroCosta, José Francisco da Silva2022-06-02T12:31:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35746Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:36.675799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
title A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
spellingShingle A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
Lobato, Marinaldo Carvalho
Símbolos Musicais
Partitura
Ensino
Matemática.
title_short A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
title_full A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
title_fullStr A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
title_full_unstemmed A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
title_sort A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics
author Lobato, Marinaldo Carvalho
author_facet Lobato, Marinaldo Carvalho
Lobato Júnior, José Maria dos Santos
Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus
Mendes, Rodinely Serrão
de Souza, Tatiane Cardoso
Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues
de Souza, Elissanta Pinheiro
Costa, José Francisco da Silva
author_role author
author2 Lobato Júnior, José Maria dos Santos
Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus
Mendes, Rodinely Serrão
de Souza, Tatiane Cardoso
Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues
de Souza, Elissanta Pinheiro
Costa, José Francisco da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Marinaldo Carvalho
Lobato Júnior, José Maria dos Santos
Chaves Neto, Antonio Maia de Jesus
Mendes, Rodinely Serrão
de Souza, Tatiane Cardoso
Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues
de Souza, Elissanta Pinheiro
Costa, José Francisco da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Símbolos Musicais
Partitura
Ensino
Matemática.
topic Símbolos Musicais
Partitura
Ensino
Matemática.
description O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado  um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na  possibilidade de uma  a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica,  frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746
10.34117/bjdv7n9-158
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35746/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88619-88638
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88619-88638
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88619-88638
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645556914847744