A disciplina de leitura musical à primeira vista em cursos de gradução em música do sul do Brasil : um estudo com base na teoria social cognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57013 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo |
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Gonçalves, Alexandre, 1980-Araújo, Rosane Cardoso deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2018-08-20T20:09:44Z2018-08-20T20:09:44Z2018https://hdl.handle.net/1884/57013Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 05/07/2018Inclui referências: p.144-154Resumo: O escopo para o presente trabalho foi investigar o processo ensino/aprendizagem da Leitura Musical à Primeira Vista (LMPV) em cursos de Música de Universidades Brasileiras da região sul, à luz dos estudos das crenças de autoeficácia e da autorregulação da aprendizagem. O referencial teórico do trabalho foi fundamentado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, para analisar, especificamente, as crenças de autoeficácia e a autorregulação dos participantes. A metodologia utilizada foi o Survey e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários autoadministrados, publicados na internet para professores, alunos e músicos proficientes em LMPV. Por meio dos questionários buscou-se coletar dados sobre aquisição de leitura musical, crenças de autoeficácia, motivação e autorregulação da população participante da pesquisa. Fizeram parte da pesquisa 2 professores, 37 alunos, e 7 músicos proficientes em LMPV. As instituições investigadas foram as duas únicas que ofereciam a LMPV como disciplina específica no currículo (uma do Paraná e outra de Santa Catarina). A metodologia se dividiu em 5 etapas: na primeira foi realizado um levantamento de Universidades Brasileiras que oferecem Cursos de Graduação em Música, especificando quais ofereciam a disciplina de LMPV; as segunda e terceira etapas incluíram a adaptação e elaboração da escala para investigar o grau das crenças de autoeficácia em LMPV dos professores, alunos e músicos proficientes utilizando um estudo-piloto que foi avaliado quanto à confiabilidade do instrumento de medição por meio do teste Alpha de Cronbach; a quarta etapa consistiu na elaboração do layout do questionário e na logística de aplicação via internet; por fim, a quinta etapa foi a análise dos dados realizada por meio da estatística descritiva e da Análise de Variância (ANOVA). Os resultados apontaram que os professores e músicos proficientes atribuíram altos e médios índices para todas as dimensões de crenças de autoeficácia para as atividades de LMPV. Os alunos apresentaram menores índices de crenças de autoeficácia para LMPV nas dimensões ritmos sincopados ou complexos, polifonia, e ler à primeira vista em uma prova. A abordagem dos processos de ensino e aprendizagem da LMPV à luz da teoria sociocognitiva permitiu constatar como os níveis de crenças de autoeficácia dessa habilidade nos alunos estão relacionados com as interações entre os sujeitos e o ambiente, influenciando o comportamento destes sobre o planejamento, agenciamento, monitoramento e avaliação do desempenho nas atividades de LMPV. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir com a área de Educação Musical, especialmente no contexto do ensino superior de música, trazendo uma perspectiva educacional mais ampla no ensino da Leitura Musical à Primeira Vista para a área de Práticas Interpretativas Palavras-chave: Leitura Musical à Primeira Vista. Crenças de autoeficácia. Motivação. Autorregulação.Abstract: The scope of the present work was to investigate the teaching / learning process of Sight-Reading in higher music education of universities of Southern Brazil, trough of the studies of self-efficacy and self-regulation of learning. The theoretical framework was based on Albert Bandura's Social Cognitive Theory, specifically investigating the beliefs of self-efficacy and self-regulation of the participants. The methodology used was a Survey and the instruments of data collection were self-administered questionnaires, published on the Internet for teachers, students and musicians proficient in sight-reading. Through these questionnaires it was possible to collect data on sight-reading acquisition, self-efficacy beliefs, motivation and self-regulation of the participants in the research. Two teachers, 37 students, and 7 sight-reading experts were part of the research. The investigated universities were the only that offered the Sight-Reading as a specific discipline in the curriculum (one from Paraná and another from Santa Catarina). The methodology was divided in 5 stages: first, it was realized an inquiry of Brazilian Universities with undergraduate courses in Music, specifying which offered the sight-reading discipline; the second and third steps included the adaptation and elaboration of the scale to investigate the degree of self-efficacy beliefs in sight-reading of teachers, students and experts using a pilot study that was evaluated as to the reliability of the measurement instrument through the Cronbach's Alpha test; the fourth stage consisted in the elaboration of the questionnaire's layout and in the logistics of its application on the internet; finally, the fifth step contained the data analysis completed through the use of descriptive statistics and Analysis of Variance (ANOVA). The results showed that teachers and musicians attributed high and medium indicators to all dimensions of self-efficacy beliefs for sight-reading activities. The students presented lower self-efficacy beliefs in syncopated or complex rhythms, polyphony, and sight-reading in a test. The approach of the teaching and learning processes of sight-reading, considering the Social Cognitive Theory, allowed to verify how the levels of beliefs of selfefficacy of this ability in the students are related to the interactions between the subjects and the ambient, influencing their behavior on the planning, monitoring and evaluation in sightreading activities. The goal through this research is to contribute to the area of Music Education, especially in the context of Higher Music Education courses, with a broader educational perspective in sight-reading teaching in Performance Practices. Key-words: Sight-reading. Self-efficacy beliefs. Motivation. Self-Regulation176 p. : il. (algumas color.), tabs.application/pdfMúsica - Estudo e ensinoMúsicaPartituras - Leitura e execuçãoA disciplina de leitura musical à primeira vista em cursos de gradução em música do sul do Brasil : um estudo com base na teoria social cognitiva sobre processos de ensino/aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ALEXANDRE GONCALVES.pdfapplication/pdf2985449https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57013/1/R%20-%20T%20-%20ALEXANDRE%20GONCALVES.pdf92cf06186579d78f6c5b39c95dfb616fMD51open access1884/570132018-08-20 17:09:44.957open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57013Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-20T20:09:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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