Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Júlia Magalhães
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Brito, Edla Helena Salles, de Oliveira, Juliana Marinho Ramos, de Albuquerque, Danielle Frota, Teixeira, Renata Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n5-023
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504
Resumo: A presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados.
id VERACRUZ-0_dba15101bd687dc29ecc8034562490e5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9504
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical disciplineOdontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. AprendizagemA presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/950410.34117/bjdv6n5-023Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23103-23109Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23103-23109Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23103-231092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504/8001Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaldanha, Júlia Magalhãesde Brito, Edla Helena Sallesde Oliveira, Juliana Marinho Ramosde Albuquerque, Danielle FrotaTeixeira, Renata Cordeiro2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9504Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:17.415789Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
title Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
spellingShingle Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
Saldanha, Júlia Magalhães
Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem
Saldanha, Júlia Magalhães
Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem
title_short Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
title_full Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
title_fullStr Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
title_full_unstemmed Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
title_sort Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
author Saldanha, Júlia Magalhães
author_facet Saldanha, Júlia Magalhães
Saldanha, Júlia Magalhães
de Brito, Edla Helena Salles
de Oliveira, Juliana Marinho Ramos
de Albuquerque, Danielle Frota
Teixeira, Renata Cordeiro
de Brito, Edla Helena Salles
de Oliveira, Juliana Marinho Ramos
de Albuquerque, Danielle Frota
Teixeira, Renata Cordeiro
author_role author
author2 de Brito, Edla Helena Salles
de Oliveira, Juliana Marinho Ramos
de Albuquerque, Danielle Frota
Teixeira, Renata Cordeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Júlia Magalhães
de Brito, Edla Helena Salles
de Oliveira, Juliana Marinho Ramos
de Albuquerque, Danielle Frota
Teixeira, Renata Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem
topic Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem
description A presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504
10.34117/bjdv6n5-023
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504/8001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23103-23109
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23103-23109
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23103-23109
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183720251031552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n5-023