Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n5-023 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504 |
Resumo: | A presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados. |
id |
VERACRUZ-0_dba15101bd687dc29ecc8034562490e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9504 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical disciplineOdontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. AprendizagemA presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/950410.34117/bjdv6n5-023Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23103-23109Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23103-23109Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23103-231092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504/8001Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaldanha, Júlia Magalhãesde Brito, Edla Helena Sallesde Oliveira, Juliana Marinho Ramosde Albuquerque, Danielle FrotaTeixeira, Renata Cordeiro2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9504Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:17.415789Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
title |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
spellingShingle |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline Saldanha, Júlia Magalhães Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem Saldanha, Júlia Magalhães Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem |
title_short |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
title_full |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
title_fullStr |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
title_full_unstemmed |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
title_sort |
Avaliação do nível de conhecimento de conteúdos da disciplina de propedêutica clínica / Evaluation of the level of knowledge of content in the clinical propedeutical discipline |
author |
Saldanha, Júlia Magalhães |
author_facet |
Saldanha, Júlia Magalhães Saldanha, Júlia Magalhães de Brito, Edla Helena Salles de Oliveira, Juliana Marinho Ramos de Albuquerque, Danielle Frota Teixeira, Renata Cordeiro de Brito, Edla Helena Salles de Oliveira, Juliana Marinho Ramos de Albuquerque, Danielle Frota Teixeira, Renata Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
de Brito, Edla Helena Salles de Oliveira, Juliana Marinho Ramos de Albuquerque, Danielle Frota Teixeira, Renata Cordeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Júlia Magalhães de Brito, Edla Helena Salles de Oliveira, Juliana Marinho Ramos de Albuquerque, Danielle Frota Teixeira, Renata Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem |
topic |
Odontologia. Radiologia. Monitoria. Ensino. Aprendizagem |
description |
A presente pesquisa, que foi realizada pelas alunas da monitoria da disciplina de Propedêutica Clínica 1, do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi realizada uma pesquisa com questionário de 15 questões aplicado em três dos dez semestres do curso para avaliar o nível de conhecimento dos alunos, sendo abordado os assuntos mais relevantes do conteúdo da disciplina de Propedêutica Clinica 1. O pesquisador tem interesse de avaliar se houve evolução no conhecimento radiológico ou se este apresentou uma estabilidade a partir do 4o semestre, no qual a disciplina é ministrada. O maior índice de acerto foi no 6o semestre, seguido pelo nono semestre e pelo quarto. Observou-se que o conteúdo foi perdido ao logo do curso, mesmo essa disciplina estando presente nas atividades clinicas. Isso reporta a necessidade de revisitar o conteúdo nos semestres mais avançados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504 10.34117/bjdv6n5-023 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9504/8001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23103-23109 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23103-23109 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23103-23109 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183720251031552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-023 |