Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Emerson Batista Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Júnior, José Cirqueira Martins, Fiorentini, Dario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498
Resumo: Este artigo investigou as dificuldades que egressos do curso de licenciatura em Matemática enfrentaram em sua prática pedagógica da sala de aula. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes egressos do curso de Matemática em suas práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. Na metodologia usamos um estudo qualitativo com pesquisa descritiva e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram questionários e entrevistas com professores de matemática da rede pública. Assim, o questionário selecionou 11 professores com a intenção de aproximação, dos quais, apenas 03 foram submetidos a uma entrevista, visando obter um maior aprofundamento das realidades e percepções dos professores sobre as dificuldades encontradas no início da carreira docente. O estudo realizado aponta que a formação inicial não é responsabilidade exclusiva da Universidade ou da escola. Implica compromisso, engajamento e participação conjunta e articulada da família, da escola, da Universidade e das políticas públicas, mediante desenvolvimento de projetos que ajudem os professores a superarem as dificuldades que emergem da prática de sala de aula. Isso certamente irá permitir uma melhor ressignificação do ensino e criação de novas ações de trabalho por meio de tarefas exploratórias que favoreçam uma aprendizagem matemática relevante culturalmente aos jovens e crianças que frequentam a escola atual.
id VERACRUZ-0_dbd848826e0722e9d200b489c1a64ac3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34498
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in MathematicsDificuldadesDesinteresse dos AlunosMatemáticaProfessor Iniciante.Este artigo investigou as dificuldades que egressos do curso de licenciatura em Matemática enfrentaram em sua prática pedagógica da sala de aula. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes egressos do curso de Matemática em suas práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. Na metodologia usamos um estudo qualitativo com pesquisa descritiva e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram questionários e entrevistas com professores de matemática da rede pública. Assim, o questionário selecionou 11 professores com a intenção de aproximação, dos quais, apenas 03 foram submetidos a uma entrevista, visando obter um maior aprofundamento das realidades e percepções dos professores sobre as dificuldades encontradas no início da carreira docente. O estudo realizado aponta que a formação inicial não é responsabilidade exclusiva da Universidade ou da escola. Implica compromisso, engajamento e participação conjunta e articulada da família, da escola, da Universidade e das políticas públicas, mediante desenvolvimento de projetos que ajudem os professores a superarem as dificuldades que emergem da prática de sala de aula. Isso certamente irá permitir uma melhor ressignificação do ensino e criação de novas ações de trabalho por meio de tarefas exploratórias que favoreçam uma aprendizagem matemática relevante culturalmente aos jovens e crianças que frequentam a escola atual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3449810.34117/bjdv7n8-360Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 81055-81071Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 81055-81071Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 81055-810712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Emerson Batista FerreiraJúnior, José Cirqueira MartinsFiorentini, Dario2021-09-16T20:49:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34498Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:04.770672Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
title Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
spellingShingle Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
Mota, Emerson Batista Ferreira
Dificuldades
Desinteresse dos Alunos
Matemática
Professor Iniciante.
title_short Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
title_full Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
title_fullStr Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
title_full_unstemmed Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
title_sort Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
author Mota, Emerson Batista Ferreira
author_facet Mota, Emerson Batista Ferreira
Júnior, José Cirqueira Martins
Fiorentini, Dario
author_role author
author2 Júnior, José Cirqueira Martins
Fiorentini, Dario
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Emerson Batista Ferreira
Júnior, José Cirqueira Martins
Fiorentini, Dario
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades
Desinteresse dos Alunos
Matemática
Professor Iniciante.
topic Dificuldades
Desinteresse dos Alunos
Matemática
Professor Iniciante.
description Este artigo investigou as dificuldades que egressos do curso de licenciatura em Matemática enfrentaram em sua prática pedagógica da sala de aula. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes egressos do curso de Matemática em suas práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. Na metodologia usamos um estudo qualitativo com pesquisa descritiva e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram questionários e entrevistas com professores de matemática da rede pública. Assim, o questionário selecionou 11 professores com a intenção de aproximação, dos quais, apenas 03 foram submetidos a uma entrevista, visando obter um maior aprofundamento das realidades e percepções dos professores sobre as dificuldades encontradas no início da carreira docente. O estudo realizado aponta que a formação inicial não é responsabilidade exclusiva da Universidade ou da escola. Implica compromisso, engajamento e participação conjunta e articulada da família, da escola, da Universidade e das políticas públicas, mediante desenvolvimento de projetos que ajudem os professores a superarem as dificuldades que emergem da prática de sala de aula. Isso certamente irá permitir uma melhor ressignificação do ensino e criação de novas ações de trabalho por meio de tarefas exploratórias que favoreçam uma aprendizagem matemática relevante culturalmente aos jovens e crianças que frequentam a escola atual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498
10.34117/bjdv7n8-360
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 81055-81071
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 81055-81071
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 81055-81071
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645552461545472