Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498 |
Resumo: | Este artigo investigou as dificuldades que egressos do curso de licenciatura em Matemática enfrentaram em sua prática pedagógica da sala de aula. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes egressos do curso de Matemática em suas práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. Na metodologia usamos um estudo qualitativo com pesquisa descritiva e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram questionários e entrevistas com professores de matemática da rede pública. Assim, o questionário selecionou 11 professores com a intenção de aproximação, dos quais, apenas 03 foram submetidos a uma entrevista, visando obter um maior aprofundamento das realidades e percepções dos professores sobre as dificuldades encontradas no início da carreira docente. O estudo realizado aponta que a formação inicial não é responsabilidade exclusiva da Universidade ou da escola. Implica compromisso, engajamento e participação conjunta e articulada da família, da escola, da Universidade e das políticas públicas, mediante desenvolvimento de projetos que ajudem os professores a superarem as dificuldades que emergem da prática de sala de aula. Isso certamente irá permitir uma melhor ressignificação do ensino e criação de novas ações de trabalho por meio de tarefas exploratórias que favoreçam uma aprendizagem matemática relevante culturalmente aos jovens e crianças que frequentam a escola atual. |
id |
VERACRUZ-0_dbd848826e0722e9d200b489c1a64ac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34498 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in MathematicsDificuldadesDesinteresse dos AlunosMatemáticaProfessor Iniciante.Este artigo investigou as dificuldades que egressos do curso de licenciatura em Matemática enfrentaram em sua prática pedagógica da sala de aula. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes egressos do curso de Matemática em suas práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. Na metodologia usamos um estudo qualitativo com pesquisa descritiva e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram questionários e entrevistas com professores de matemática da rede pública. Assim, o questionário selecionou 11 professores com a intenção de aproximação, dos quais, apenas 03 foram submetidos a uma entrevista, visando obter um maior aprofundamento das realidades e percepções dos professores sobre as dificuldades encontradas no início da carreira docente. O estudo realizado aponta que a formação inicial não é responsabilidade exclusiva da Universidade ou da escola. Implica compromisso, engajamento e participação conjunta e articulada da família, da escola, da Universidade e das políticas públicas, mediante desenvolvimento de projetos que ajudem os professores a superarem as dificuldades que emergem da prática de sala de aula. Isso certamente irá permitir uma melhor ressignificação do ensino e criação de novas ações de trabalho por meio de tarefas exploratórias que favoreçam uma aprendizagem matemática relevante culturalmente aos jovens e crianças que frequentam a escola atual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3449810.34117/bjdv7n8-360Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 81055-81071Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 81055-81071Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 81055-810712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Emerson Batista FerreiraJúnior, José Cirqueira MartinsFiorentini, Dario2021-09-16T20:49:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34498Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:04.770672Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
title |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
spellingShingle |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics Mota, Emerson Batista Ferreira Dificuldades Desinteresse dos Alunos Matemática Professor Iniciante. |
title_short |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
title_full |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
title_fullStr |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
title_full_unstemmed |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
title_sort |
Os desafios revelados na prática profissional de professores iniciantes em Matemática / The challenges revealed in professional practice of beginning teachers in Mathematics |
author |
Mota, Emerson Batista Ferreira |
author_facet |
Mota, Emerson Batista Ferreira Júnior, José Cirqueira Martins Fiorentini, Dario |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, José Cirqueira Martins Fiorentini, Dario |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Emerson Batista Ferreira Júnior, José Cirqueira Martins Fiorentini, Dario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades Desinteresse dos Alunos Matemática Professor Iniciante. |
topic |
Dificuldades Desinteresse dos Alunos Matemática Professor Iniciante. |
description |
Este artigo investigou as dificuldades que egressos do curso de licenciatura em Matemática enfrentaram em sua prática pedagógica da sala de aula. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes egressos do curso de Matemática em suas práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio. Na metodologia usamos um estudo qualitativo com pesquisa descritiva e os instrumentos utilizados para coletar os dados foram questionários e entrevistas com professores de matemática da rede pública. Assim, o questionário selecionou 11 professores com a intenção de aproximação, dos quais, apenas 03 foram submetidos a uma entrevista, visando obter um maior aprofundamento das realidades e percepções dos professores sobre as dificuldades encontradas no início da carreira docente. O estudo realizado aponta que a formação inicial não é responsabilidade exclusiva da Universidade ou da escola. Implica compromisso, engajamento e participação conjunta e articulada da família, da escola, da Universidade e das políticas públicas, mediante desenvolvimento de projetos que ajudem os professores a superarem as dificuldades que emergem da prática de sala de aula. Isso certamente irá permitir uma melhor ressignificação do ensino e criação de novas ações de trabalho por meio de tarefas exploratórias que favoreçam uma aprendizagem matemática relevante culturalmente aos jovens e crianças que frequentam a escola atual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498 10.34117/bjdv7n8-360 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34498/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 81055-81071 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 81055-81071 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 81055-81071 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645552461545472 |