A experiência logopática dos conceitos na complexidade narrativa da série dark / The logopathical experience of concepts in the dark series narrative complexity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Stamberg José da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13215
Resumo: Entendendo o audiovisual enquanto produção de cognição logopática, ou seja, aquela capaz de, por meio dos afetos/sensações (pathos) produzir conceitos/conhecimento (logos), pretendemos discutir a imagem como “elemento essencial de acesso ao mundo” (CABRERA, 2006, p. 16). Não se trata simplesmente de se emocionar com a narrativa audiovisual, mas de encontrar nela um potencial cognitivo capaz de auxiliar a percepção subjetiva e a apreensão de conceitos filosóficos por meio da imagem. Podemos conhecer algo sobre o mundo e sobre nós mesmos a partir da tela do cinema, afinal “apenas os homens muito ingênuos podem acreditar que a natureza humana possa ser transformada em uma natureza puramente lógica” (NIETZSCHE, 2004, p. 38). Conceitos filosóficos podem, assim, ser apreendidos a partir de uma experiência sensitiva com a narrativa audiovisual. Na compreensão de que não há por que excluir as artes, a literatura e o cinema em seus intuitos de esclarecimento conceitual, de acordo com as suas diferentes possibilidades expressivas, é que pretendemos discutir como a complexidade narrativa da série Dark (2017) pode produzir conhecimento a partir de uma experiência lógica e afetiva simultaneamente.
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