O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facca, Claudia Alquezar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Patrícia Antonio de Menezes, Gil, Hector Alexandre Chaves, Guzzo, Felipe Peres, Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes.
id VERACRUZ-0_dd4d81c697314efd8f2dd5174971113e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3380
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering disciplineMetodologia do projeto. Ensino de EngenhariaEste trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/338010.34117/bjdv5n9-169Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16085-16098Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16085-16098Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16085-160982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380/3227Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacca, Claudia AlquezarFreitas, Patrícia Antonio de MenezesGil, Hector Alexandre ChavesGuzzo, Felipe PeresBarbosa, Ana Mae Tavares Bastos2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3380Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:15.350876Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
title O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
spellingShingle O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
Facca, Claudia Alquezar
Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia
title_short O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
title_full O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
title_fullStr O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
title_full_unstemmed O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
title_sort O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
author Facca, Claudia Alquezar
author_facet Facca, Claudia Alquezar
Freitas, Patrícia Antonio de Menezes
Gil, Hector Alexandre Chaves
Guzzo, Felipe Peres
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
author_role author
author2 Freitas, Patrícia Antonio de Menezes
Gil, Hector Alexandre Chaves
Guzzo, Felipe Peres
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facca, Claudia Alquezar
Freitas, Patrícia Antonio de Menezes
Gil, Hector Alexandre Chaves
Guzzo, Felipe Peres
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia
topic Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia
description Este trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380
10.34117/bjdv5n9-169
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380/3227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16085-16098
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16085-16098
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16085-16098
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645424185049088