O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes. |
id |
VERACRUZ-0_dd4d81c697314efd8f2dd5174971113e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3380 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering disciplineMetodologia do projeto. Ensino de EngenhariaEste trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/338010.34117/bjdv5n9-169Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16085-16098Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16085-16098Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16085-160982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380/3227Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacca, Claudia AlquezarFreitas, Patrícia Antonio de MenezesGil, Hector Alexandre ChavesGuzzo, Felipe PeresBarbosa, Ana Mae Tavares Bastos2019-10-01T19:29:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3380Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:15.350876Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
title |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
spellingShingle |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline Facca, Claudia Alquezar Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia |
title_short |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
title_full |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
title_fullStr |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
title_full_unstemmed |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
title_sort |
O design thinking como metodologia de projeto aplicada ao ensino de engenharia: o projeto “openfab” na disciplina de introdução à engenharia / Thinking design as a project methodology applied to engineering education: the “openfab” project in the introduction engineering discipline |
author |
Facca, Claudia Alquezar |
author_facet |
Facca, Claudia Alquezar Freitas, Patrícia Antonio de Menezes Gil, Hector Alexandre Chaves Guzzo, Felipe Peres Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Patrícia Antonio de Menezes Gil, Hector Alexandre Chaves Guzzo, Felipe Peres Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facca, Claudia Alquezar Freitas, Patrícia Antonio de Menezes Gil, Hector Alexandre Chaves Guzzo, Felipe Peres Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia |
topic |
Metodologia do projeto. Ensino de Engenharia |
description |
Este trabalho apresenta uma análise da aplicação da metodologia do Design Thinking na disciplina de Introdução à Engenharia com o objetivo de integrar as áreas do conhecimento – Design e Engenharia – e alcançar a inovação no processo de desenvolvimento de novos projetos. O Design Thinking é uma metodologia para solucionar problemas complexos que utiliza e aplica ferramentas do Design, centralizando o processo nas pessoas e em suas necessidades, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico. Por meio da descentralização da prática do Design das mãos de profissionais especializados – no caso os Designers - é uma abordagem que permite que seus princípios sejam adotados por pessoas atuantes em diversas áreas profissionais – como a Engenharia, por exemplo. Como objeto de estudo da pesquisa foi abordado o Projeto “OpenFab”, integrado à disciplina Introdução à Engenharia, ministrada durante o 1º semestre de 2018 aos alunos da 1ª série dos cursos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. O objetivo deste estudo é observar o processo de desenvolvimento de um projeto de Engenharia utilizando uma metodologia de Design, analisando seus efeitos e impactos como estratégia de ensino na aprendizagem dos estudantes, logo no início do curso, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380 10.34117/bjdv5n9-169 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3380/3227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16085-16098 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16085-16098 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16085-16098 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424185049088 |