Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473 |
Resumo: | Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais. |
id |
BASR-0_6e54c4c991dc17ce3c3cb298b004f7e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/473 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering coursepblintrodução à engenhariaprimeiro anohabilidades formativas.Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/47310.34115/basr.v2i3.473Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 1015-1027Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 1015-10272595-36212595-362110.34115/basr.v2i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473/409Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Patricia Antonio de MenezesGil, Hector Alexandre ChavesMattasoglio Neto, OctavioCekinski, EfraimRibeiro, Luciano GonçalvesMasaoka, Tatiana Guinoza Matuda2018-09-20T23:33:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/473Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-20T23:33:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
title |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
spellingShingle |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course Freitas, Patricia Antonio de Menezes pbl introdução à engenharia primeiro ano habilidades formativas. |
title_short |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
title_full |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
title_fullStr |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
title_full_unstemmed |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
title_sort |
Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course |
author |
Freitas, Patricia Antonio de Menezes |
author_facet |
Freitas, Patricia Antonio de Menezes Gil, Hector Alexandre Chaves Mattasoglio Neto, Octavio Cekinski, Efraim Ribeiro, Luciano Gonçalves Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Hector Alexandre Chaves Mattasoglio Neto, Octavio Cekinski, Efraim Ribeiro, Luciano Gonçalves Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Patricia Antonio de Menezes Gil, Hector Alexandre Chaves Mattasoglio Neto, Octavio Cekinski, Efraim Ribeiro, Luciano Gonçalves Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pbl introdução à engenharia primeiro ano habilidades formativas. |
topic |
pbl introdução à engenharia primeiro ano habilidades formativas. |
description |
Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473 10.34115/basr.v2i3.473 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i3.473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473/409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 1015-1027 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 1015-1027 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i3 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004502618112 |