Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35728 |
Resumo: | A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem se estabelecendo como uma das mais importantes políticas públicas da Educação Básica, estando presente em quase cem por cento dos municípios brasileiros. Com uma proposta pautada no desenvolvimento do gosto dos estudantes pela aprendizagem em matemática e na busca por jovens talentos, essa olimpíada é um campo fértil para se colocar em prática os estudos e técnicas de resolução de problemas. Sob esse aspecto, torna-se relevante procurar compreender de que forma a OBMEP pode ser trabalhada através de uma perspectiva de resolução de problemas, bem como avaliar se ela vem cumprindo o seu papel e se os pontos lá apresentados se adequam ao nível dos discentes. Este trabalho fundamenta-se principalmente nas produções de George Polya (1995) para a heurística da resolução de problemas e nos dois primeiros parâmetros da Teoria Clássica dos Testes (TCT), para o levantamento da pesquisa. A metodologia utilizada nessa artigo inclui análise de dados e conteúdo. O estudo foi feito considerando-se uma amostra de 111 estudantes do sexto e sétimo anos de uma escola pública de uma cidade interiorana do Estado do Rio Grande do Norte, e trata da análise da Primeira Fase, Nível 1, da OBMEP de 2019. Ao longo do mesmo percebeu-se a necessidade da Primeira Fase da OBMEP ser repensada, principalmente no que se refere ao seu nível de dificuldade, já que existem questões que precisam ser mais acessíveis ao nível dos discentes. |
id |
VERACRUZ-0_d34d164af3e5e55f8db9add06c2a2abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35728 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspectiveOBMEPResolução de ProblemasAprendizagem em Matemática.A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem se estabelecendo como uma das mais importantes políticas públicas da Educação Básica, estando presente em quase cem por cento dos municípios brasileiros. Com uma proposta pautada no desenvolvimento do gosto dos estudantes pela aprendizagem em matemática e na busca por jovens talentos, essa olimpíada é um campo fértil para se colocar em prática os estudos e técnicas de resolução de problemas. Sob esse aspecto, torna-se relevante procurar compreender de que forma a OBMEP pode ser trabalhada através de uma perspectiva de resolução de problemas, bem como avaliar se ela vem cumprindo o seu papel e se os pontos lá apresentados se adequam ao nível dos discentes. Este trabalho fundamenta-se principalmente nas produções de George Polya (1995) para a heurística da resolução de problemas e nos dois primeiros parâmetros da Teoria Clássica dos Testes (TCT), para o levantamento da pesquisa. A metodologia utilizada nessa artigo inclui análise de dados e conteúdo. O estudo foi feito considerando-se uma amostra de 111 estudantes do sexto e sétimo anos de uma escola pública de uma cidade interiorana do Estado do Rio Grande do Norte, e trata da análise da Primeira Fase, Nível 1, da OBMEP de 2019. Ao longo do mesmo percebeu-se a necessidade da Primeira Fase da OBMEP ser repensada, principalmente no que se refere ao seu nível de dificuldade, já que existem questões que precisam ser mais acessíveis ao nível dos discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3572810.34117/bjdv7n9-146Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88444-88457Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88444-88457Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88444-884572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35728/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Henrique das ChagasNunes, Antonio GomesSales, Adna Queiroz2022-06-02T12:31:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:35.954296Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
title |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
spellingShingle |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective Silva, Paulo Henrique das Chagas OBMEP Resolução de Problemas Aprendizagem em Matemática. |
title_short |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
title_full |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
title_fullStr |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
title_full_unstemmed |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
title_sort |
Análise e avaliação das questões do nível 1 da primeira fase da obmep sob uma perspectiva de resolução de problemas / Analysis and evaluation of level 1 questions in the first phase of obmep from a problem solving perspective |
author |
Silva, Paulo Henrique das Chagas |
author_facet |
Silva, Paulo Henrique das Chagas Nunes, Antonio Gomes Sales, Adna Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Antonio Gomes Sales, Adna Queiroz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Henrique das Chagas Nunes, Antonio Gomes Sales, Adna Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OBMEP Resolução de Problemas Aprendizagem em Matemática. |
topic |
OBMEP Resolução de Problemas Aprendizagem em Matemática. |
description |
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem se estabelecendo como uma das mais importantes políticas públicas da Educação Básica, estando presente em quase cem por cento dos municípios brasileiros. Com uma proposta pautada no desenvolvimento do gosto dos estudantes pela aprendizagem em matemática e na busca por jovens talentos, essa olimpíada é um campo fértil para se colocar em prática os estudos e técnicas de resolução de problemas. Sob esse aspecto, torna-se relevante procurar compreender de que forma a OBMEP pode ser trabalhada através de uma perspectiva de resolução de problemas, bem como avaliar se ela vem cumprindo o seu papel e se os pontos lá apresentados se adequam ao nível dos discentes. Este trabalho fundamenta-se principalmente nas produções de George Polya (1995) para a heurística da resolução de problemas e nos dois primeiros parâmetros da Teoria Clássica dos Testes (TCT), para o levantamento da pesquisa. A metodologia utilizada nessa artigo inclui análise de dados e conteúdo. O estudo foi feito considerando-se uma amostra de 111 estudantes do sexto e sétimo anos de uma escola pública de uma cidade interiorana do Estado do Rio Grande do Norte, e trata da análise da Primeira Fase, Nível 1, da OBMEP de 2019. Ao longo do mesmo percebeu-se a necessidade da Primeira Fase da OBMEP ser repensada, principalmente no que se refere ao seu nível de dificuldade, já que existem questões que precisam ser mais acessíveis ao nível dos discentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35728 10.34117/bjdv7n9-146 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35728 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35728/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88444-88457 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88444-88457 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88444-88457 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645556890730496 |