Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453 |
Resumo: | O presente trabalho pretende identificar os tipos de violência existentes no contexto escolar e propor a arte como possibilidade para amenizar tais conflitos. O texto está vinculado a dissertação: A violência no contexto das escolas públicas de Lages-SC - Estranhamentos. O locus escolhido para pesquisa são duas escolas públicas localizadas em Lages SC, sendo uma delas da Rede Estadual de Ensino e a outra do Sistema Municipal de Educação, escolhidas conforme prognóstico pré-estabelecido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, social, bibliográfica, documental, empírica, envolvendo notas do diário de campo, dez entrevistas focalizadas com profissionais ligados ao fluxograma de atendimento às violências nas escolas, questionário sócio-econômico-cultural por amostragem, aplicado de acordo com os indicadores da pesquisa documental. A metodologia está pautada em Minayo (2001), Gil (2002), Flick (2009). O referencial teórico está fundamentado em Charlot (1997), Abramovay (2001,2003,2005,2006,2016), Boneti (2007), no que se refere a caracterização das violências; Silva (2009), com respeito a Bullying e Cyberbullying; Foucault (2016) sobre as relações de poder; Deleuze (2000,2005) apresentando a proposta rizomática; Ortega e Del Rey (2002) e Maldonado (2004) sugerindo caminhos de paz. Dialogaremos com Da Mata (2010), Silva (2009), Bauman (2005), Fleuri (2006), Sennett (2006), Louro (2010). Freire (2003), Morin (2000). Faremos uso dos cadernos pedagógicos da Secretaria de Estado de Santa Catarina e as informações sobre o funcionamento da justiça restaurativa, que servirão como reflexão à respeito das políticas públicas de prevenção Estabeleceremos uma conexão com autores específicos do mundo da arte afim de propor transformações pedagógicas no espaço escolar. Após analisarmos os dados coletados, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir como ferramenta para construção de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas da sua própria história. |
id |
VERACRUZ-0_decfa314cc852472754654616f027c18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15453 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte e Violência Escolar / Art and School ViolenceVulnerabilidadePolíticas PúblicasArte como enfrentamento.O presente trabalho pretende identificar os tipos de violência existentes no contexto escolar e propor a arte como possibilidade para amenizar tais conflitos. O texto está vinculado a dissertação: A violência no contexto das escolas públicas de Lages-SC - Estranhamentos. O locus escolhido para pesquisa são duas escolas públicas localizadas em Lages SC, sendo uma delas da Rede Estadual de Ensino e a outra do Sistema Municipal de Educação, escolhidas conforme prognóstico pré-estabelecido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, social, bibliográfica, documental, empírica, envolvendo notas do diário de campo, dez entrevistas focalizadas com profissionais ligados ao fluxograma de atendimento às violências nas escolas, questionário sócio-econômico-cultural por amostragem, aplicado de acordo com os indicadores da pesquisa documental. A metodologia está pautada em Minayo (2001), Gil (2002), Flick (2009). O referencial teórico está fundamentado em Charlot (1997), Abramovay (2001,2003,2005,2006,2016), Boneti (2007), no que se refere a caracterização das violências; Silva (2009), com respeito a Bullying e Cyberbullying; Foucault (2016) sobre as relações de poder; Deleuze (2000,2005) apresentando a proposta rizomática; Ortega e Del Rey (2002) e Maldonado (2004) sugerindo caminhos de paz. Dialogaremos com Da Mata (2010), Silva (2009), Bauman (2005), Fleuri (2006), Sennett (2006), Louro (2010). Freire (2003), Morin (2000). Faremos uso dos cadernos pedagógicos da Secretaria de Estado de Santa Catarina e as informações sobre o funcionamento da justiça restaurativa, que servirão como reflexão à respeito das políticas públicas de prevenção Estabeleceremos uma conexão com autores específicos do mundo da arte afim de propor transformações pedagógicas no espaço escolar. Após analisarmos os dados coletados, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir como ferramenta para construção de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas da sua própria história.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1545310.34117/bjdv6n8-502Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61064-61076Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61064-61076Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61064-610762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453/12721Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWaltrick, Angela Aparecida CoelhoDiez, Carmen Lucia FornariLocks, Geraldo AugustoGraupe, Mareli Eliane2021-02-18T19:52:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15453Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:07.234199Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
title |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
spellingShingle |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence Waltrick, Angela Aparecida Coelho Vulnerabilidade Políticas Públicas Arte como enfrentamento. |
title_short |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
title_full |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
title_fullStr |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
title_full_unstemmed |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
title_sort |
Arte e Violência Escolar / Art and School Violence |
author |
Waltrick, Angela Aparecida Coelho |
author_facet |
Waltrick, Angela Aparecida Coelho Diez, Carmen Lucia Fornari Locks, Geraldo Augusto Graupe, Mareli Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Diez, Carmen Lucia Fornari Locks, Geraldo Augusto Graupe, Mareli Eliane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waltrick, Angela Aparecida Coelho Diez, Carmen Lucia Fornari Locks, Geraldo Augusto Graupe, Mareli Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vulnerabilidade Políticas Públicas Arte como enfrentamento. |
topic |
Vulnerabilidade Políticas Públicas Arte como enfrentamento. |
description |
O presente trabalho pretende identificar os tipos de violência existentes no contexto escolar e propor a arte como possibilidade para amenizar tais conflitos. O texto está vinculado a dissertação: A violência no contexto das escolas públicas de Lages-SC - Estranhamentos. O locus escolhido para pesquisa são duas escolas públicas localizadas em Lages SC, sendo uma delas da Rede Estadual de Ensino e a outra do Sistema Municipal de Educação, escolhidas conforme prognóstico pré-estabelecido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, social, bibliográfica, documental, empírica, envolvendo notas do diário de campo, dez entrevistas focalizadas com profissionais ligados ao fluxograma de atendimento às violências nas escolas, questionário sócio-econômico-cultural por amostragem, aplicado de acordo com os indicadores da pesquisa documental. A metodologia está pautada em Minayo (2001), Gil (2002), Flick (2009). O referencial teórico está fundamentado em Charlot (1997), Abramovay (2001,2003,2005,2006,2016), Boneti (2007), no que se refere a caracterização das violências; Silva (2009), com respeito a Bullying e Cyberbullying; Foucault (2016) sobre as relações de poder; Deleuze (2000,2005) apresentando a proposta rizomática; Ortega e Del Rey (2002) e Maldonado (2004) sugerindo caminhos de paz. Dialogaremos com Da Mata (2010), Silva (2009), Bauman (2005), Fleuri (2006), Sennett (2006), Louro (2010). Freire (2003), Morin (2000). Faremos uso dos cadernos pedagógicos da Secretaria de Estado de Santa Catarina e as informações sobre o funcionamento da justiça restaurativa, que servirão como reflexão à respeito das políticas públicas de prevenção Estabeleceremos uma conexão com autores específicos do mundo da arte afim de propor transformações pedagógicas no espaço escolar. Após analisarmos os dados coletados, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir como ferramenta para construção de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas da sua própria história. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453 10.34117/bjdv6n8-502 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453/12721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61064-61076 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61064-61076 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61064-61076 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645473239531520 |