Arte e Violência Escolar / Art and School Violence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waltrick, Angela Aparecida Coelho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diez, Carmen Lucia Fornari, Locks, Geraldo Augusto, Graupe, Mareli Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453
Resumo: O presente trabalho pretende identificar os tipos de violência existentes no contexto escolar e propor a arte como possibilidade para amenizar tais conflitos. O texto está vinculado a dissertação: A violência no contexto das escolas públicas de Lages-SC - Estranhamentos. O locus escolhido para pesquisa são duas escolas públicas localizadas em Lages SC, sendo uma delas da Rede Estadual de Ensino e a outra do Sistema Municipal de Educação, escolhidas conforme prognóstico pré-estabelecido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, social, bibliográfica, documental, empírica, envolvendo notas do diário de campo, dez entrevistas focalizadas com profissionais ligados ao fluxograma de atendimento às violências nas escolas, questionário sócio-econômico-cultural por amostragem, aplicado de acordo com os indicadores da pesquisa documental. A metodologia está pautada em Minayo (2001), Gil (2002), Flick (2009). O referencial teórico está fundamentado em Charlot (1997), Abramovay (2001,2003,2005,2006,2016), Boneti (2007), no que se refere a caracterização das violências; Silva (2009), com respeito a Bullying e Cyberbullying; Foucault (2016) sobre as relações de poder; Deleuze (2000,2005) apresentando a proposta rizomática; Ortega e Del Rey (2002) e Maldonado (2004) sugerindo caminhos de paz. Dialogaremos com Da Mata (2010), Silva (2009), Bauman (2005), Fleuri (2006), Sennett (2006), Louro (2010). Freire (2003), Morin (2000). Faremos uso dos cadernos pedagógicos da Secretaria de Estado de Santa Catarina e as informações sobre o funcionamento da justiça restaurativa, que servirão como reflexão à respeito das políticas públicas de prevenção Estabeleceremos uma conexão com autores específicos do mundo da arte afim de propor transformações pedagógicas no espaço escolar. Após analisarmos os dados coletados, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir como ferramenta para construção de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas da sua própria história.
id VERACRUZ-0_decfa314cc852472754654616f027c18
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15453
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Arte e Violência Escolar / Art and School ViolenceVulnerabilidadePolíticas PúblicasArte como enfrentamento.O presente trabalho pretende identificar os tipos de violência existentes no contexto escolar e propor a arte como possibilidade para amenizar tais conflitos. O texto está vinculado a dissertação: A violência no contexto das escolas públicas de Lages-SC - Estranhamentos. O locus escolhido para pesquisa são duas escolas públicas localizadas em Lages SC, sendo uma delas da Rede Estadual de Ensino e a outra do Sistema Municipal de Educação, escolhidas conforme prognóstico pré-estabelecido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, social, bibliográfica, documental, empírica, envolvendo notas do diário de campo, dez entrevistas focalizadas com profissionais ligados ao fluxograma de atendimento às violências nas escolas, questionário sócio-econômico-cultural por amostragem, aplicado de acordo com os indicadores da pesquisa documental. A metodologia está pautada em Minayo (2001), Gil (2002), Flick (2009). O referencial teórico está fundamentado em Charlot (1997), Abramovay (2001,2003,2005,2006,2016), Boneti (2007), no que se refere a caracterização das violências; Silva (2009), com respeito a Bullying e Cyberbullying; Foucault (2016) sobre as relações de poder; Deleuze (2000,2005) apresentando a proposta rizomática; Ortega e Del Rey (2002) e Maldonado (2004) sugerindo caminhos de paz. Dialogaremos com Da Mata (2010), Silva (2009), Bauman (2005), Fleuri (2006), Sennett (2006), Louro (2010). Freire (2003), Morin (2000). Faremos uso dos cadernos pedagógicos da Secretaria de Estado de Santa Catarina e as informações sobre o funcionamento da justiça restaurativa, que servirão como reflexão à respeito das políticas públicas de prevenção Estabeleceremos uma conexão com autores específicos do mundo da arte afim de propor transformações pedagógicas no espaço escolar. Após analisarmos os dados coletados, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir como ferramenta para construção de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas da sua própria história.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1545310.34117/bjdv6n8-502Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61064-61076Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61064-61076Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61064-610762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453/12721Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWaltrick, Angela Aparecida CoelhoDiez, Carmen Lucia FornariLocks, Geraldo AugustoGraupe, Mareli Eliane2021-02-18T19:52:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15453Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:07.234199Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
title Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
spellingShingle Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
Waltrick, Angela Aparecida Coelho
Vulnerabilidade
Políticas Públicas
Arte como enfrentamento.
title_short Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
title_full Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
title_fullStr Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
title_full_unstemmed Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
title_sort Arte e Violência Escolar / Art and School Violence
author Waltrick, Angela Aparecida Coelho
author_facet Waltrick, Angela Aparecida Coelho
Diez, Carmen Lucia Fornari
Locks, Geraldo Augusto
Graupe, Mareli Eliane
author_role author
author2 Diez, Carmen Lucia Fornari
Locks, Geraldo Augusto
Graupe, Mareli Eliane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waltrick, Angela Aparecida Coelho
Diez, Carmen Lucia Fornari
Locks, Geraldo Augusto
Graupe, Mareli Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade
Políticas Públicas
Arte como enfrentamento.
topic Vulnerabilidade
Políticas Públicas
Arte como enfrentamento.
description O presente trabalho pretende identificar os tipos de violência existentes no contexto escolar e propor a arte como possibilidade para amenizar tais conflitos. O texto está vinculado a dissertação: A violência no contexto das escolas públicas de Lages-SC - Estranhamentos. O locus escolhido para pesquisa são duas escolas públicas localizadas em Lages SC, sendo uma delas da Rede Estadual de Ensino e a outra do Sistema Municipal de Educação, escolhidas conforme prognóstico pré-estabelecido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, social, bibliográfica, documental, empírica, envolvendo notas do diário de campo, dez entrevistas focalizadas com profissionais ligados ao fluxograma de atendimento às violências nas escolas, questionário sócio-econômico-cultural por amostragem, aplicado de acordo com os indicadores da pesquisa documental. A metodologia está pautada em Minayo (2001), Gil (2002), Flick (2009). O referencial teórico está fundamentado em Charlot (1997), Abramovay (2001,2003,2005,2006,2016), Boneti (2007), no que se refere a caracterização das violências; Silva (2009), com respeito a Bullying e Cyberbullying; Foucault (2016) sobre as relações de poder; Deleuze (2000,2005) apresentando a proposta rizomática; Ortega e Del Rey (2002) e Maldonado (2004) sugerindo caminhos de paz. Dialogaremos com Da Mata (2010), Silva (2009), Bauman (2005), Fleuri (2006), Sennett (2006), Louro (2010). Freire (2003), Morin (2000). Faremos uso dos cadernos pedagógicos da Secretaria de Estado de Santa Catarina e as informações sobre o funcionamento da justiça restaurativa, que servirão como reflexão à respeito das políticas públicas de prevenção Estabeleceremos uma conexão com autores específicos do mundo da arte afim de propor transformações pedagógicas no espaço escolar. Após analisarmos os dados coletados, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir como ferramenta para construção de cidadãos críticos, reflexivos e protagonistas da sua própria história.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453
10.34117/bjdv6n8-502
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15453/12721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61064-61076
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61064-61076
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61064-61076
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473239531520