O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gustavo Djalma de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tomasi, Áurea Regina Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28308
Resumo: Nascido no ano da batalha da Inglaterra contra a Invencível Armada espanhola, Thomas Hobbes (1588-1679) não conheceu sentimento mais profundo que o medo da morte violenta. Esse medo era seu inseparável companheiro e, por ele, entendia o mundo e as ações dos homens. Segundo o autor, o ser humano vive em sociedade para fugir da sua própria natureza, que é egoísta e sempre priorizará a satisfação da necessidade e vontade própria, mesmo que isso interfira na vontade ou até mesmo na vida do outro. Então, o homem estabelece contratos sociais e os cumpre, com medo das punições de não o fazer. O interesse sobre o medo se estende à contemporaneidade, havendo outras e mais recentes ideias sobre o medo e como ele pode ser interpretado, com definições diferentes e relacionando-o à ignorância e a incertezas, por exemplo. Este artigo se propõe a discutir o conceito de medo no pensamento de Hobbes e de alguns outros teóricos, em especial pesquisas e estudos sobre a violência nas escolas no século XXI. Numa perspectiva da metodologia qualitativa, foram levantados também alguns artigos científicos que de certa forma tratam do medo estabelecendo relações de violência no universo escolar. O medo, sendo mais bem compreendido, pode ser possivelmente, direcionado ou controlado para fins produtivos, como implementação de experiências e aplicações de práticas pedagógicas em ambiente escolar, podendo contribuir para o desenvolvimento local como desdobramento deste estudo.
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