Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23204 |
Resumo: | Considerando os espaços escolares como práticas sociais importantes no cenário de socialização e construção das identidades, e reconhecendo que as instituições de ensino formal reproduzem ações e comportamentos sociais classificados por meio de binarismos de gênero e práticas heteronormativas, é preciso refletir sobre o processo de construção dos sujeitos durante a infância e sua interligação com a instituição escolar. Nesse sentido, a escola é um espaço de educação formal atingido pela repetição e consagração dos valores hegemônicos, na oposição entre masculino e feminino. Para tanto, procede-se o uso da pesquisa bibliográfica a partir de autoras e autores apontadores desses aspectos, discorrendo principalmente sobre as conceitualizações possíveis dos termos gênero e sexualidade e suas expressões nos atos corriqueiros da prática educativa formal. Sabe-se que gênero e sexualidade são experiências constitutivas da humanidade e estas não devem ser naturalizadas, cristalizadas e associadas às diferenças corporais, estando associadas e sofrendo a influência das agências de socialização. Desse modo, observa-se que essa construção é permeada através de marcadores simbólicos, exemplificados no uso das cores, de materiais e de apropriação dos espaços coletivos, o que permite concluir a necessidade de pensar a educação sexual e as diferenças em tais instituições em uma perspectiva democrática e de acesso universal, independentemente das classificações normativas hegemônicas. Objetiva-se discutir a reprodução constante de atos performativos e a forma como estão presentes na construção da infância e no ambiente escolar a partir do uso das cores, teorizando o momento da infância e as ações realizadas nos ambientes formativos, bem como seus impactos para com os sujeitos em desenvolvimento, resultando em uma proposta de urgente superação de uma educação reprodutivista e não emancipatória, que dialoga com a segregação e com a produção de violências para os sujeitos não identificados através do masculino – feminino e da heterossexualidade. |
id |
VERACRUZ-0_df52e37cf06b3bececf4b0e203919613 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23204 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practicesGêneroSexualidadeCotidiano Escolar.Considerando os espaços escolares como práticas sociais importantes no cenário de socialização e construção das identidades, e reconhecendo que as instituições de ensino formal reproduzem ações e comportamentos sociais classificados por meio de binarismos de gênero e práticas heteronormativas, é preciso refletir sobre o processo de construção dos sujeitos durante a infância e sua interligação com a instituição escolar. Nesse sentido, a escola é um espaço de educação formal atingido pela repetição e consagração dos valores hegemônicos, na oposição entre masculino e feminino. Para tanto, procede-se o uso da pesquisa bibliográfica a partir de autoras e autores apontadores desses aspectos, discorrendo principalmente sobre as conceitualizações possíveis dos termos gênero e sexualidade e suas expressões nos atos corriqueiros da prática educativa formal. Sabe-se que gênero e sexualidade são experiências constitutivas da humanidade e estas não devem ser naturalizadas, cristalizadas e associadas às diferenças corporais, estando associadas e sofrendo a influência das agências de socialização. Desse modo, observa-se que essa construção é permeada através de marcadores simbólicos, exemplificados no uso das cores, de materiais e de apropriação dos espaços coletivos, o que permite concluir a necessidade de pensar a educação sexual e as diferenças em tais instituições em uma perspectiva democrática e de acesso universal, independentemente das classificações normativas hegemônicas. Objetiva-se discutir a reprodução constante de atos performativos e a forma como estão presentes na construção da infância e no ambiente escolar a partir do uso das cores, teorizando o momento da infância e as ações realizadas nos ambientes formativos, bem como seus impactos para com os sujeitos em desenvolvimento, resultando em uma proposta de urgente superação de uma educação reprodutivista e não emancipatória, que dialoga com a segregação e com a produção de violências para os sujeitos não identificados através do masculino – feminino e da heterossexualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2320410.34117/bjdv7n1-376Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5527-5544Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5527-5544Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5527-55442525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23204/18635Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Amanda Cristina de OliveiraChotolli, Wesley PianteMatos, Juliana Marques Castilho deCorrer, Rinaldo2021-09-21T10:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23204Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:50.513971Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
title |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
spellingShingle |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices Teixeira, Amanda Cristina de Oliveira Gênero Sexualidade Cotidiano Escolar. |
title_short |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
title_full |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
title_fullStr |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
title_full_unstemmed |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
title_sort |
Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices |
author |
Teixeira, Amanda Cristina de Oliveira |
author_facet |
Teixeira, Amanda Cristina de Oliveira Chotolli, Wesley Piante Matos, Juliana Marques Castilho de Correr, Rinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Chotolli, Wesley Piante Matos, Juliana Marques Castilho de Correr, Rinaldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Amanda Cristina de Oliveira Chotolli, Wesley Piante Matos, Juliana Marques Castilho de Correr, Rinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Sexualidade Cotidiano Escolar. |
topic |
Gênero Sexualidade Cotidiano Escolar. |
description |
Considerando os espaços escolares como práticas sociais importantes no cenário de socialização e construção das identidades, e reconhecendo que as instituições de ensino formal reproduzem ações e comportamentos sociais classificados por meio de binarismos de gênero e práticas heteronormativas, é preciso refletir sobre o processo de construção dos sujeitos durante a infância e sua interligação com a instituição escolar. Nesse sentido, a escola é um espaço de educação formal atingido pela repetição e consagração dos valores hegemônicos, na oposição entre masculino e feminino. Para tanto, procede-se o uso da pesquisa bibliográfica a partir de autoras e autores apontadores desses aspectos, discorrendo principalmente sobre as conceitualizações possíveis dos termos gênero e sexualidade e suas expressões nos atos corriqueiros da prática educativa formal. Sabe-se que gênero e sexualidade são experiências constitutivas da humanidade e estas não devem ser naturalizadas, cristalizadas e associadas às diferenças corporais, estando associadas e sofrendo a influência das agências de socialização. Desse modo, observa-se que essa construção é permeada através de marcadores simbólicos, exemplificados no uso das cores, de materiais e de apropriação dos espaços coletivos, o que permite concluir a necessidade de pensar a educação sexual e as diferenças em tais instituições em uma perspectiva democrática e de acesso universal, independentemente das classificações normativas hegemônicas. Objetiva-se discutir a reprodução constante de atos performativos e a forma como estão presentes na construção da infância e no ambiente escolar a partir do uso das cores, teorizando o momento da infância e as ações realizadas nos ambientes formativos, bem como seus impactos para com os sujeitos em desenvolvimento, resultando em uma proposta de urgente superação de uma educação reprodutivista e não emancipatória, que dialoga com a segregação e com a produção de violências para os sujeitos não identificados através do masculino – feminino e da heterossexualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23204 10.34117/bjdv7n1-376 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23204 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23204/18635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5527-5544 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5527-5544 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5527-5544 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645505836613632 |