Expressões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar: revisitando conceitos e práticas sociais / Expressions of gender and sexuality in school life: revisiting social concepts and practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Amanda Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chotolli, Wesley Piante, Matos, Juliana Marques Castilho de, Correr, Rinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23204
Resumo: Considerando os espaços escolares como práticas sociais importantes no cenário de socialização e construção das identidades, e reconhecendo que as instituições de ensino formal reproduzem ações e comportamentos sociais classificados por meio de binarismos de gênero e práticas heteronormativas, é preciso refletir sobre o processo de construção dos sujeitos durante a infância e sua interligação com a instituição escolar. Nesse sentido, a escola é um espaço de educação formal atingido pela repetição e consagração dos valores hegemônicos, na oposição entre masculino e feminino. Para tanto, procede-se o uso da pesquisa bibliográfica a partir de autoras e autores apontadores desses aspectos, discorrendo principalmente sobre as conceitualizações possíveis dos termos gênero e sexualidade e suas expressões nos atos corriqueiros da prática educativa formal. Sabe-se que gênero e sexualidade são experiências constitutivas da humanidade e estas não devem ser naturalizadas, cristalizadas e associadas às diferenças corporais, estando associadas e sofrendo a influência das agências de socialização. Desse modo, observa-se que essa construção é permeada através de marcadores simbólicos, exemplificados no uso das cores, de materiais e de apropriação dos espaços coletivos, o que permite concluir a necessidade de pensar a educação sexual e as diferenças em tais instituições em uma perspectiva democrática e de acesso universal, independentemente das classificações normativas hegemônicas. Objetiva-se discutir a reprodução constante de atos performativos e a forma como estão presentes na construção da infância e no ambiente escolar a partir do uso das cores, teorizando o momento da infância e as ações realizadas nos ambientes formativos, bem como seus impactos para com os sujeitos em desenvolvimento, resultando em uma proposta de urgente superação de uma educação reprodutivista e não emancipatória, que dialoga com a segregação e com a produção de violências para os sujeitos não identificados através do masculino – feminino e da heterossexualidade.
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