Consultório no ar: como a audiência se apropria dos conteúdos dos programas de saúde no rádio/ On-Air office: how the audience appropriates the content of health programs on the radio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Elane Gomes Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trombini, Valdinei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n4-598
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28844
Resumo: Ao longo da história, os meios de comunicação de massa vêm, de diversos modos,  sendo utilizados na propagação de informações sobre cuidados com a saúde. Partindo dessa premissa, o objetivo desse estudo é identificar e analisar as formas de apropriação dos  conteúdos de saúde no rádio, por parte dos ouvintes, para compreender os sentidos que a audiência dá a estes conteúdos, a fim de contribuir com os estudos do rádio como meio de disseminação de informações sobre saúde. O estudo de natureza qualitativa faz uma análise de recepção,  tendo como objeto o programa Mais Saúde da Rádio América de São Paulo, pertencente ao Sistema  Canção Nova de Comunicação. O corpus se constitui em 27 interações dos ouvintes no blog da emissora, no período de 2008 a 2017. A partir dos dados coletados, foi feita uma análise categorial das respostas do público, baseada no esquema de Flores(1994).  O resultado aponta o impacto que o rádio tem  no cotidiano dos ouvintes, quando trata de temas ligados à saúde, assumindo, em alguns casos, o papel próximo ao de um consultório.
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Comunicação e saúde
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