A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21337 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel importante no crescimento económico e desenvolvimento regional com um contributo ao nível da melhoria do capital humano, inovação e transferência de conhecimento, que se repercute consequentemente na qualidade de vida da população.Este trabalho insere-se no projeto de investigação U-Value[1], que tem como objetivo estudar o impacto que as IES têm na qualidade de vida das regiões, quer ao nível qualitativo quer quantitativo, bem como a eficiência das mesmas na transformação de fundos públicos, fundos próprios e diferentes tipos de capital humano, social e organizacional em outputs com influência na qualidade de vida das populações e sustentabilidade das suas regiões.Neste artigo, suportado numa revisão de literatura, pretendemos analisar alguns indicadores em Portugal, do lado da procura com base nas despesas (inputs), ao nível dos estudantes e I&D; e do lado da oferta com base no conhecimento (outputs) relacionados com o capital humano, inovação e transferência de conhecimento, como forma de analisar as práticas e a responsabilidade das IES ao nível da inovação e transferência de conhecimento para as empresas e a sociedade. Para quantificar os indicadores a serem analisados, serão utilizadas as bases de dados públicas portuguesas.Trata-se de um levantamento de dados preliminar de suporte à investigação, pretendeu-se analisar algumas relações estabelecidas com base nos indicadores referidos. |
id |
VERACRUZ-0_e354d15b9447eb999740c082c17857eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21337 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledgeTransferência de conhecimentoInovaçãoCapital humanoEnsino Superior.As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel importante no crescimento económico e desenvolvimento regional com um contributo ao nível da melhoria do capital humano, inovação e transferência de conhecimento, que se repercute consequentemente na qualidade de vida da população.Este trabalho insere-se no projeto de investigação U-Value[1], que tem como objetivo estudar o impacto que as IES têm na qualidade de vida das regiões, quer ao nível qualitativo quer quantitativo, bem como a eficiência das mesmas na transformação de fundos públicos, fundos próprios e diferentes tipos de capital humano, social e organizacional em outputs com influência na qualidade de vida das populações e sustentabilidade das suas regiões.Neste artigo, suportado numa revisão de literatura, pretendemos analisar alguns indicadores em Portugal, do lado da procura com base nas despesas (inputs), ao nível dos estudantes e I&D; e do lado da oferta com base no conhecimento (outputs) relacionados com o capital humano, inovação e transferência de conhecimento, como forma de analisar as práticas e a responsabilidade das IES ao nível da inovação e transferência de conhecimento para as empresas e a sociedade. Para quantificar os indicadores a serem analisados, serão utilizadas as bases de dados públicas portuguesas.Trata-se de um levantamento de dados preliminar de suporte à investigação, pretendeu-se analisar algumas relações estabelecidas com base nos indicadores referidos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2133710.34117/bjdv6n12-225Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96491-96498Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96491-96498Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96491-964982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21337/1703310.34117/bjd.v6i12.21337.g17033Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana LuísaCerdeira, LuísaPatrocínio, TomásCabrito, BelmiroMucharreira, Pedro2021-06-07T20:45:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21337Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:51.534267Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
title |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
spellingShingle |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge Rodrigues, Ana Luísa Transferência de conhecimento Inovação Capital humano Ensino Superior. |
title_short |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
title_full |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
title_fullStr |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
title_full_unstemmed |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
title_sort |
A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento / The relationship between higher education institutions and society – collaboration, innovation and transfer of knowledge |
author |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_facet |
Rodrigues, Ana Luísa Cerdeira, Luísa Patrocínio, Tomás Cabrito, Belmiro Mucharreira, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Cerdeira, Luísa Patrocínio, Tomás Cabrito, Belmiro Mucharreira, Pedro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Luísa Cerdeira, Luísa Patrocínio, Tomás Cabrito, Belmiro Mucharreira, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transferência de conhecimento Inovação Capital humano Ensino Superior. |
topic |
Transferência de conhecimento Inovação Capital humano Ensino Superior. |
description |
As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel importante no crescimento económico e desenvolvimento regional com um contributo ao nível da melhoria do capital humano, inovação e transferência de conhecimento, que se repercute consequentemente na qualidade de vida da população.Este trabalho insere-se no projeto de investigação U-Value[1], que tem como objetivo estudar o impacto que as IES têm na qualidade de vida das regiões, quer ao nível qualitativo quer quantitativo, bem como a eficiência das mesmas na transformação de fundos públicos, fundos próprios e diferentes tipos de capital humano, social e organizacional em outputs com influência na qualidade de vida das populações e sustentabilidade das suas regiões.Neste artigo, suportado numa revisão de literatura, pretendemos analisar alguns indicadores em Portugal, do lado da procura com base nas despesas (inputs), ao nível dos estudantes e I&D; e do lado da oferta com base no conhecimento (outputs) relacionados com o capital humano, inovação e transferência de conhecimento, como forma de analisar as práticas e a responsabilidade das IES ao nível da inovação e transferência de conhecimento para as empresas e a sociedade. Para quantificar os indicadores a serem analisados, serão utilizadas as bases de dados públicas portuguesas.Trata-se de um levantamento de dados preliminar de suporte à investigação, pretendeu-se analisar algumas relações estabelecidas com base nos indicadores referidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21337 10.34117/bjdv6n12-225 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21337 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21337/17033 10.34117/bjd.v6i12.21337.g17033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96491-96498 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96491-96498 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96491-96498 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645497355730944 |