Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsuzaki, Juliana Wild do Vale
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 com crianças de uma classe do primeiro ano e buscou investigar suas experiências ao iniciarem o Ensino Fundamental aos 6anos de idade, sendo que a pesquisadora era a professora desse grupo. Insere-se no campo da construção de uma metodologia de pesquisa com crianças que concebe a infância como categoria da História e as crianças como sujeitos sociais. O material coletado consta de um Diário de Bordo e da transcrição de uma Entrevista coletiva. A análise dos dados apoia-se em categorias relacionadas aos traços da cultura escolar. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seus papéis de alunos, e evidenciam a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras.
id VERACRUZ-0_e4b330b920dcde8979be8b256a2df762
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/306
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolarIn the first grade at the age of six: the experiences of children/students and the teacher/researcher in the school environmentCriança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental.Child; Student; School Culture; Elementary School.O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 com crianças de uma classe do primeiro ano e buscou investigar suas experiências ao iniciarem o Ensino Fundamental aos 6anos de idade, sendo que a pesquisadora era a professora desse grupo. Insere-se no campo da construção de uma metodologia de pesquisa com crianças que concebe a infância como categoria da História e as crianças como sujeitos sociais. O material coletado consta de um Diário de Bordo e da transcrição de uma Entrevista coletiva. A análise dos dados apoia-se em categorias relacionadas aos traços da cultura escolar. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seus papéis de alunos, e evidenciam a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras.This paper presents the results of a research conducted in 2008 with children of the first grade, and sought to investigate their experiences when they started elementary school at the age of six. The researcher was the teacher of that group. It is part of the building of a research methodology with children, which understands childhood as a category of History, and children as social subjects. The material gathered consists of a Logbook and the transcript of a collective interview. Data analysis is based on categories related to the traits of the school culture, and the results reveal interesting aspects about the transition experienced by the children in their student roles, and show their need for larger playing spaces.Vera CruzMatsuzaki, Juliana Wild do Vale2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30610.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art306Veras; v. 7, n. 1 (2017); 27-622236-572910.14212/veras.vol7.n1.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:20:40ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
In the first grade at the age of six: the experiences of children/students and the teacher/researcher in the school environment
title Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
spellingShingle Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
Matsuzaki, Juliana Wild do Vale
Criança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental.
Child; Student; School Culture; Elementary School.
title_short Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
title_full Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
title_fullStr Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
title_full_unstemmed Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
title_sort Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
author Matsuzaki, Juliana Wild do Vale
author_facet Matsuzaki, Juliana Wild do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Matsuzaki, Juliana Wild do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Criança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental.
Child; Student; School Culture; Elementary School.
topic Criança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental.
Child; Student; School Culture; Elementary School.
description O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 com crianças de uma classe do primeiro ano e buscou investigar suas experiências ao iniciarem o Ensino Fundamental aos 6anos de idade, sendo que a pesquisadora era a professora desse grupo. Insere-se no campo da construção de uma metodologia de pesquisa com crianças que concebe a infância como categoria da História e as crianças como sujeitos sociais. O material coletado consta de um Diário de Bordo e da transcrição de uma Entrevista coletiva. A análise dos dados apoia-se em categorias relacionadas aos traços da cultura escolar. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seus papéis de alunos, e evidenciam a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306
10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art306
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 7, n. 1 (2017); 27-62
2236-5729
10.14212/veras.vol7.n1.ano2017
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792084389889