Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 com crianças de uma classe do primeiro ano e buscou investigar suas experiências ao iniciarem o Ensino Fundamental aos 6anos de idade, sendo que a pesquisadora era a professora desse grupo. Insere-se no campo da construção de uma metodologia de pesquisa com crianças que concebe a infância como categoria da História e as crianças como sujeitos sociais. O material coletado consta de um Diário de Bordo e da transcrição de uma Entrevista coletiva. A análise dos dados apoia-se em categorias relacionadas aos traços da cultura escolar. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seus papéis de alunos, e evidenciam a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras. |
id |
VERACRUZ-0_e4b330b920dcde8979be8b256a2df762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/306 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolarIn the first grade at the age of six: the experiences of children/students and the teacher/researcher in the school environmentCriança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental.Child; Student; School Culture; Elementary School.O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 com crianças de uma classe do primeiro ano e buscou investigar suas experiências ao iniciarem o Ensino Fundamental aos 6anos de idade, sendo que a pesquisadora era a professora desse grupo. Insere-se no campo da construção de uma metodologia de pesquisa com crianças que concebe a infância como categoria da História e as crianças como sujeitos sociais. O material coletado consta de um Diário de Bordo e da transcrição de uma Entrevista coletiva. A análise dos dados apoia-se em categorias relacionadas aos traços da cultura escolar. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seus papéis de alunos, e evidenciam a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras.This paper presents the results of a research conducted in 2008 with children of the first grade, and sought to investigate their experiences when they started elementary school at the age of six. The researcher was the teacher of that group. It is part of the building of a research methodology with children, which understands childhood as a category of History, and children as social subjects. The material gathered consists of a Logbook and the transcript of a collective interview. Data analysis is based on categories related to the traits of the school culture, and the results reveal interesting aspects about the transition experienced by the children in their student roles, and show their need for larger playing spaces.Vera CruzMatsuzaki, Juliana Wild do Vale2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/30610.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art306Veras; v. 7, n. 1 (2017); 27-622236-572910.14212/veras.vol7.n1.ano2017reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306/pdfDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:20:40ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar In the first grade at the age of six: the experiences of children/students and the teacher/researcher in the school environment |
title |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar |
spellingShingle |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar Matsuzaki, Juliana Wild do Vale Criança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental. Child; Student; School Culture; Elementary School. |
title_short |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar |
title_full |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar |
title_fullStr |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar |
title_sort |
Na primeira série1 aos 6 anos: as experiências das crianças/alunos e da professora/pesquisadora no ambiente escolar |
author |
Matsuzaki, Juliana Wild do Vale |
author_facet |
Matsuzaki, Juliana Wild do Vale |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matsuzaki, Juliana Wild do Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental. Child; Student; School Culture; Elementary School. |
topic |
Criança; Aluno; Cultura Escolar; Ensino Fundamental. Child; Student; School Culture; Elementary School. |
description |
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2008 com crianças de uma classe do primeiro ano e buscou investigar suas experiências ao iniciarem o Ensino Fundamental aos 6anos de idade, sendo que a pesquisadora era a professora desse grupo. Insere-se no campo da construção de uma metodologia de pesquisa com crianças que concebe a infância como categoria da História e as crianças como sujeitos sociais. O material coletado consta de um Diário de Bordo e da transcrição de uma Entrevista coletiva. A análise dos dados apoia-se em categorias relacionadas aos traços da cultura escolar. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seus papéis de alunos, e evidenciam a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306 10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art306 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/306/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 7, n. 1 (2017); 27-62 2236-5729 10.14212/veras.vol7.n1.ano2017 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792084389889 |