Competências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica de instituições públicas federais brasileiras de fomento à pesquisa / Technical skills for professional scientific and technological cooperation projects of brazilian federal public institutions to encourage research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iliada Muniz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Jose Jeronimo de Menezes, Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4875
Resumo: A preocupação das instituições públicas brasileiras com as competências técnicas de seus profissionais que atuam em projetos de cooperação científica e tecnológica é decorrente da exigência da sociedade por mais eficiência e eficácia, provocando mudanças na conduta dos servidores públicos e nas práticas de gestão das empresas para atingir as metas institucionais e os interesses dos cidadãos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo propor competências técnicas para profissionais de projetos de cooperação científica e tecnológica que atuam na área internacional em instituições públicas brasileiras de fomento à pesquisa, com vistas a contribuir para o eficaz cumprimento de sua missão institucional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi embasada em referencial teórico sobre competências, gestão por competências e competências técnicas. Foi utilizado o método de estudo de casos múltiplos, aplicado ao CNPq e à CAPES. Os dados coletados por análise documental e entrevistas semiestruturadas passaram por análise de conteúdo e verificados por triangulação de dados. Os resultados da pesquisa indicam um conjunto de competências técnicas que pode ser expandido para os demais servidores públicos que atuam em processos de cooperação. Esse conjunto de competências técnicas recomendado para os profissionais que atuam em colaboração tem aderência aos demais servidores públicos atuantes em processos de cooperação. A pesquisa propõe 14 competências técnicas: Análise Crítica; Comunicação; Conhecimento Técnico; Feedback; Foco; Gestão do Tempo; Inteligência Cultural; Mediação de Conflitos; Networking; Pensamento Estratégico; Pensamento Sistêmico; Relacionamento Interpessoal; Solução de Problemas e Tomada de Decisão; e Trabalho em Equipe.
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