A criação do inquérito civil secreto: Art. 38 da Lei 13.869/2019
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60736 |
Resumo: | O promotor de Justiça é agente de transformação da realidade social, com atribuições constitucionais obrigatórias de natureza técnico-jurídica e político-constitucional. Muitas vezes, para defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, necessita presidir procedimentos administrativos investigativos. Ao presidi-los move-se entre os sistemas político e jurídico, ao que deve utilizar a linguagem adequada ao sítio em que se fizer presente. Em atenção ao princípio da publicidade e ao direito constitucional à informação veraz, há de preservar o diálogo permanente com a sociedade, trabalhar sob luzes e controle, prestando a informação técnico-jurídica sempre que lhe for solicitado, sem, contudo, transformar investigações em palanques político-partidários ou plataforma de lançamento de valores individuais. O art. 38 da Lei de Abuso de Autoridade, para além de absolutamente ineficiente ao combate do ativismo no âmbito do Ministério Público, gera, reflexamente, procedimentos investigativos seletivamente secretos. A pretexto de proteger direitos fundamentais, peca pela intolerância e atinge duramente o regime democrático de Direito, ao que é manifestamente inconstitucional. |
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A criação do inquérito civil secreto: Art. 38 da Lei 13.869/2019Ministério Públicoantecipação de atribuição de culpaLei de Abuso de AutoridadeO promotor de Justiça é agente de transformação da realidade social, com atribuições constitucionais obrigatórias de natureza técnico-jurídica e político-constitucional. Muitas vezes, para defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, necessita presidir procedimentos administrativos investigativos. Ao presidi-los move-se entre os sistemas político e jurídico, ao que deve utilizar a linguagem adequada ao sítio em que se fizer presente. Em atenção ao princípio da publicidade e ao direito constitucional à informação veraz, há de preservar o diálogo permanente com a sociedade, trabalhar sob luzes e controle, prestando a informação técnico-jurídica sempre que lhe for solicitado, sem, contudo, transformar investigações em palanques político-partidários ou plataforma de lançamento de valores individuais. O art. 38 da Lei de Abuso de Autoridade, para além de absolutamente ineficiente ao combate do ativismo no âmbito do Ministério Público, gera, reflexamente, procedimentos investigativos seletivamente secretos. A pretexto de proteger direitos fundamentais, peca pela intolerância e atinge duramente o regime democrático de Direito, ao que é manifestamente inconstitucional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6073610.34117/bjdv9n6-92Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 20110-20125Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 20110-20125Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 20110-201252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60736/43870Pereira, Victor Hugo RenaLima, Felipe Carvalho de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T16:20:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60736Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:05.739558Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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