Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem da Física é objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos por ser considerada uma componente curricular complexa, que exige certa capacidade de abstração de fórmulas e conceitos. Com o intuito de facilitar esse processo, a aplicação da plataforma de prototipagem Arduino vem sendo implantada como uma ferramenta de ensino. Devido ao grande número de abordagens existentes, o mapeamento de aplicação dessa tecnologia em sala de aula, como também a seleção de quais áreas da Física esta aplicação é pertinente se tornam atividades demoradas. Dada essa problemática, neste trabalho é apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando um levantamento bibliográfico que determine estudos semelhantes, quantificando e definindo uma análise da aplicação da plataforma Arduino no ensino da Física nos níveis fundamental, médio e superior. Dessa forma, foi definido um protocolo de pesquisa com as etapas necessárias para a aplicação da extração de dados dos estudos levantados e com a classificação de categorias para os trabalhos analisados. Como resultado da RSL, os conteúdos do ensino de Ondulatória foram mais abordados, entretanto, percebe-se ausência de trabalhos nas áreas de Óptica e Física Moderna, sendo que apenas 4% e 6%, respectivamente, dos trabalhos se concentra nessas áreas. Desta forma, os resultados obtidos ao final deste estudo sugerem quais áreas foram poucas abordadas, servindo de orientação a próximos trabalhos futuros. |
id |
VERACRUZ-0_e6368c2d4ad1f884276bbf785b85d5e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32319 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature reviewRevisão Sistemática da LiteraturaArduinoEnsino da Física.O processo de ensino-aprendizagem da Física é objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos por ser considerada uma componente curricular complexa, que exige certa capacidade de abstração de fórmulas e conceitos. Com o intuito de facilitar esse processo, a aplicação da plataforma de prototipagem Arduino vem sendo implantada como uma ferramenta de ensino. Devido ao grande número de abordagens existentes, o mapeamento de aplicação dessa tecnologia em sala de aula, como também a seleção de quais áreas da Física esta aplicação é pertinente se tornam atividades demoradas. Dada essa problemática, neste trabalho é apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando um levantamento bibliográfico que determine estudos semelhantes, quantificando e definindo uma análise da aplicação da plataforma Arduino no ensino da Física nos níveis fundamental, médio e superior. Dessa forma, foi definido um protocolo de pesquisa com as etapas necessárias para a aplicação da extração de dados dos estudos levantados e com a classificação de categorias para os trabalhos analisados. Como resultado da RSL, os conteúdos do ensino de Ondulatória foram mais abordados, entretanto, percebe-se ausência de trabalhos nas áreas de Óptica e Física Moderna, sendo que apenas 4% e 6%, respectivamente, dos trabalhos se concentra nessas áreas. Desta forma, os resultados obtidos ao final deste estudo sugerem quais áreas foram poucas abordadas, servindo de orientação a próximos trabalhos futuros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3231910.34117/bjdv7n7-039Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65714-65737Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65714-65737Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65714-657372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Sebastião Costa MaiaSilva, Verônica Maria LimaSilva, José Wagner CavalcantiSousa, Reudismam Rolimde2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32319Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:04.253415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
title |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
spellingShingle |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review Neto, Sebastião Costa Maia Revisão Sistemática da Literatura Arduino Ensino da Física. |
title_short |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
title_full |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
title_fullStr |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
title_full_unstemmed |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
title_sort |
Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review |
author |
Neto, Sebastião Costa Maia |
author_facet |
Neto, Sebastião Costa Maia Silva, Verônica Maria Lima Silva, José Wagner Cavalcanti Sousa, Reudismam Rolimde |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Verônica Maria Lima Silva, José Wagner Cavalcanti Sousa, Reudismam Rolimde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Sebastião Costa Maia Silva, Verônica Maria Lima Silva, José Wagner Cavalcanti Sousa, Reudismam Rolimde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão Sistemática da Literatura Arduino Ensino da Física. |
topic |
Revisão Sistemática da Literatura Arduino Ensino da Física. |
description |
O processo de ensino-aprendizagem da Física é objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos por ser considerada uma componente curricular complexa, que exige certa capacidade de abstração de fórmulas e conceitos. Com o intuito de facilitar esse processo, a aplicação da plataforma de prototipagem Arduino vem sendo implantada como uma ferramenta de ensino. Devido ao grande número de abordagens existentes, o mapeamento de aplicação dessa tecnologia em sala de aula, como também a seleção de quais áreas da Física esta aplicação é pertinente se tornam atividades demoradas. Dada essa problemática, neste trabalho é apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando um levantamento bibliográfico que determine estudos semelhantes, quantificando e definindo uma análise da aplicação da plataforma Arduino no ensino da Física nos níveis fundamental, médio e superior. Dessa forma, foi definido um protocolo de pesquisa com as etapas necessárias para a aplicação da extração de dados dos estudos levantados e com a classificação de categorias para os trabalhos analisados. Como resultado da RSL, os conteúdos do ensino de Ondulatória foram mais abordados, entretanto, percebe-se ausência de trabalhos nas áreas de Óptica e Física Moderna, sendo que apenas 4% e 6%, respectivamente, dos trabalhos se concentra nessas áreas. Desta forma, os resultados obtidos ao final deste estudo sugerem quais áreas foram poucas abordadas, servindo de orientação a próximos trabalhos futuros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319 10.34117/bjdv7n7-039 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65714-65737 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65714-65737 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65714-65737 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645543248756736 |