Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Sebastião Costa Maia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Verônica Maria Lima, Silva, José Wagner Cavalcanti, Sousa, Reudismam Rolimde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem da Física é objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos por ser considerada uma componente curricular complexa, que exige certa capacidade de abstração de fórmulas e conceitos. Com o intuito de facilitar esse processo, a aplicação da plataforma de prototipagem Arduino vem sendo implantada como uma ferramenta de ensino. Devido ao grande número de abordagens existentes, o mapeamento de aplicação dessa tecnologia em sala de aula, como também a seleção de quais áreas da Física esta aplicação é pertinente se tornam atividades demoradas. Dada essa problemática, neste trabalho é apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando um levantamento bibliográfico que determine estudos semelhantes, quantificando e definindo uma análise da aplicação da plataforma Arduino no ensino da Física nos níveis fundamental, médio e superior. Dessa forma, foi definido um protocolo de pesquisa com as etapas necessárias para a aplicação da extração de dados dos estudos levantados e com a classificação de categorias para os trabalhos analisados. Como resultado da RSL, os conteúdos do ensino de Ondulatória foram mais abordados, entretanto, percebe-se ausência de trabalhos nas áreas de Óptica e Física Moderna, sendo que apenas 4% e 6%, respectivamente, dos trabalhos se concentra nessas áreas. Desta forma, os resultados obtidos ao final deste estudo sugerem quais áreas foram poucas abordadas, servindo de orientação a próximos trabalhos futuros.
id VERACRUZ-0_e6368c2d4ad1f884276bbf785b85d5e2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32319
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature reviewRevisão Sistemática da LiteraturaArduinoEnsino da Física.O processo de ensino-aprendizagem da Física é objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos por ser considerada uma componente curricular complexa, que exige certa capacidade de abstração de fórmulas e conceitos. Com o intuito de facilitar esse processo, a aplicação da plataforma de prototipagem Arduino vem sendo implantada como uma ferramenta de ensino. Devido ao grande número de abordagens existentes, o mapeamento de aplicação dessa tecnologia em sala de aula, como também a seleção de quais áreas da Física esta aplicação é pertinente se tornam atividades demoradas. Dada essa problemática, neste trabalho é apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando um levantamento bibliográfico que determine estudos semelhantes, quantificando e definindo uma análise da aplicação da plataforma Arduino no ensino da Física nos níveis fundamental, médio e superior. Dessa forma, foi definido um protocolo de pesquisa com as etapas necessárias para a aplicação da extração de dados dos estudos levantados e com a classificação de categorias para os trabalhos analisados. Como resultado da RSL, os conteúdos do ensino de Ondulatória foram mais abordados, entretanto, percebe-se ausência de trabalhos nas áreas de Óptica e Física Moderna, sendo que apenas 4% e 6%, respectivamente, dos trabalhos se concentra nessas áreas. Desta forma, os resultados obtidos ao final deste estudo sugerem quais áreas foram poucas abordadas, servindo de orientação a próximos trabalhos futuros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3231910.34117/bjdv7n7-039Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65714-65737Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65714-65737Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65714-657372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Sebastião Costa MaiaSilva, Verônica Maria LimaSilva, José Wagner CavalcantiSousa, Reudismam Rolimde2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32319Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:04.253415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
title Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
spellingShingle Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
Neto, Sebastião Costa Maia
Revisão Sistemática da Literatura
Arduino
Ensino da Física.
title_short Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
title_full Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
title_fullStr Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
title_full_unstemmed Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
title_sort Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura/ Arduino prototype platform in physics teaching: a systematic literature review
author Neto, Sebastião Costa Maia
author_facet Neto, Sebastião Costa Maia
Silva, Verônica Maria Lima
Silva, José Wagner Cavalcanti
Sousa, Reudismam Rolimde
author_role author
author2 Silva, Verônica Maria Lima
Silva, José Wagner Cavalcanti
Sousa, Reudismam Rolimde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Sebastião Costa Maia
Silva, Verônica Maria Lima
Silva, José Wagner Cavalcanti
Sousa, Reudismam Rolimde
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão Sistemática da Literatura
Arduino
Ensino da Física.
topic Revisão Sistemática da Literatura
Arduino
Ensino da Física.
description O processo de ensino-aprendizagem da Física é objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos por ser considerada uma componente curricular complexa, que exige certa capacidade de abstração de fórmulas e conceitos. Com o intuito de facilitar esse processo, a aplicação da plataforma de prototipagem Arduino vem sendo implantada como uma ferramenta de ensino. Devido ao grande número de abordagens existentes, o mapeamento de aplicação dessa tecnologia em sala de aula, como também a seleção de quais áreas da Física esta aplicação é pertinente se tornam atividades demoradas. Dada essa problemática, neste trabalho é apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visando um levantamento bibliográfico que determine estudos semelhantes, quantificando e definindo uma análise da aplicação da plataforma Arduino no ensino da Física nos níveis fundamental, médio e superior. Dessa forma, foi definido um protocolo de pesquisa com as etapas necessárias para a aplicação da extração de dados dos estudos levantados e com a classificação de categorias para os trabalhos analisados. Como resultado da RSL, os conteúdos do ensino de Ondulatória foram mais abordados, entretanto, percebe-se ausência de trabalhos nas áreas de Óptica e Física Moderna, sendo que apenas 4% e 6%, respectivamente, dos trabalhos se concentra nessas áreas. Desta forma, os resultados obtidos ao final deste estudo sugerem quais áreas foram poucas abordadas, servindo de orientação a próximos trabalhos futuros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319
10.34117/bjdv7n7-039
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32319/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65714-65737
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65714-65737
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65714-65737
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645543248756736