Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ravenna Lins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amador, Vinícius Costa, Farias, Cecir Barbosa de Almeida, da Silva, Jairo Rodrigues, de Souza, Gabriel Mendes, Lopez, Maria José Rocha, Lima, Marcielly Mendes, Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452
Resumo: A inserção do Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas para modelar soluções e resolver problemas de forma estratégica nas mais diversas áreas do conhecimento, vem ganhando um novo enfoque no contexto educacional, são diversas as iniciativas no intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou realizar um mapeamento sistemático de literatura tendo como objetivo identificar, avaliar e interpretar pesquisas relevantes que abordam a avaliação de habilidades do pensamento computacional no Ensino Básico de Educação presentes nos repositórios dos principais eventos e revistas nacionais na área de Informática na Educação, publicados entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca desta área em ascensão, bem como as ferramentas e teorias que as apoiam, além das instrumentos avaliativos e habilidades desenvolvidas, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros.
id VERACRUZ-0_e68d199428d215fe9ff9f0bb04ec814c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9452
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic reviewPensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades.A inserção do Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas para modelar soluções e resolver problemas de forma estratégica nas mais diversas áreas do conhecimento, vem ganhando um novo enfoque no contexto educacional, são diversas as iniciativas no intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou realizar um mapeamento sistemático de literatura tendo como objetivo identificar, avaliar e interpretar pesquisas relevantes que abordam a avaliação de habilidades do pensamento computacional no Ensino Básico de Educação presentes nos repositórios dos principais eventos e revistas nacionais na área de Informática na Educação, publicados entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca desta área em ascensão, bem como as ferramentas e teorias que as apoiam, além das instrumentos avaliativos e habilidades desenvolvidas, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/945210.34117/bjdv6n5-009Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 22916-22935Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 22916-22935Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 22916-229352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452/7971Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ravenna LinsAmador, Vinícius CostaFarias, Cecir Barbosa de Almeidada Silva, Jairo Rodriguesde Souza, Gabriel MendesLopez, Maria José RochaLima, Marcielly MendesArcoverde, Sandy Alice de Siqueira2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9452Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:16.449754Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
title Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
spellingShingle Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
Rodrigues, Ravenna Lins
Pensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades.
title_short Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
title_full Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
title_fullStr Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
title_full_unstemmed Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
title_sort Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
author Rodrigues, Ravenna Lins
author_facet Rodrigues, Ravenna Lins
Amador, Vinícius Costa
Farias, Cecir Barbosa de Almeida
da Silva, Jairo Rodrigues
de Souza, Gabriel Mendes
Lopez, Maria José Rocha
Lima, Marcielly Mendes
Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira
author_role author
author2 Amador, Vinícius Costa
Farias, Cecir Barbosa de Almeida
da Silva, Jairo Rodrigues
de Souza, Gabriel Mendes
Lopez, Maria José Rocha
Lima, Marcielly Mendes
Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ravenna Lins
Amador, Vinícius Costa
Farias, Cecir Barbosa de Almeida
da Silva, Jairo Rodrigues
de Souza, Gabriel Mendes
Lopez, Maria José Rocha
Lima, Marcielly Mendes
Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades.
topic Pensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades.
description A inserção do Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas para modelar soluções e resolver problemas de forma estratégica nas mais diversas áreas do conhecimento, vem ganhando um novo enfoque no contexto educacional, são diversas as iniciativas no intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou realizar um mapeamento sistemático de literatura tendo como objetivo identificar, avaliar e interpretar pesquisas relevantes que abordam a avaliação de habilidades do pensamento computacional no Ensino Básico de Educação presentes nos repositórios dos principais eventos e revistas nacionais na área de Informática na Educação, publicados entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca desta área em ascensão, bem como as ferramentas e teorias que as apoiam, além das instrumentos avaliativos e habilidades desenvolvidas, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452
10.34117/bjdv6n5-009
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452/7971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 22916-22935
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 22916-22935
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 22916-22935
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645449104457728