Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452 |
Resumo: | A inserção do Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas para modelar soluções e resolver problemas de forma estratégica nas mais diversas áreas do conhecimento, vem ganhando um novo enfoque no contexto educacional, são diversas as iniciativas no intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou realizar um mapeamento sistemático de literatura tendo como objetivo identificar, avaliar e interpretar pesquisas relevantes que abordam a avaliação de habilidades do pensamento computacional no Ensino Básico de Educação presentes nos repositórios dos principais eventos e revistas nacionais na área de Informática na Educação, publicados entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca desta área em ascensão, bem como as ferramentas e teorias que as apoiam, além das instrumentos avaliativos e habilidades desenvolvidas, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros. |
id |
VERACRUZ-0_e68d199428d215fe9ff9f0bb04ec814c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9452 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic reviewPensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades.A inserção do Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas para modelar soluções e resolver problemas de forma estratégica nas mais diversas áreas do conhecimento, vem ganhando um novo enfoque no contexto educacional, são diversas as iniciativas no intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou realizar um mapeamento sistemático de literatura tendo como objetivo identificar, avaliar e interpretar pesquisas relevantes que abordam a avaliação de habilidades do pensamento computacional no Ensino Básico de Educação presentes nos repositórios dos principais eventos e revistas nacionais na área de Informática na Educação, publicados entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca desta área em ascensão, bem como as ferramentas e teorias que as apoiam, além das instrumentos avaliativos e habilidades desenvolvidas, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/945210.34117/bjdv6n5-009Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 22916-22935Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 22916-22935Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 22916-229352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452/7971Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ravenna LinsAmador, Vinícius CostaFarias, Cecir Barbosa de Almeidada Silva, Jairo Rodriguesde Souza, Gabriel MendesLopez, Maria José RochaLima, Marcielly MendesArcoverde, Sandy Alice de Siqueira2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9452Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:16.449754Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
title |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
spellingShingle |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review Rodrigues, Ravenna Lins Pensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades. |
title_short |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
title_full |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
title_fullStr |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
title_full_unstemmed |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
title_sort |
Abordagens avaliativas relacionadas a habilidades do pensamento computacional: uma revisão sistemática / Evaluative approaches related to computational thinking skills: a systematic review |
author |
Rodrigues, Ravenna Lins |
author_facet |
Rodrigues, Ravenna Lins Amador, Vinícius Costa Farias, Cecir Barbosa de Almeida da Silva, Jairo Rodrigues de Souza, Gabriel Mendes Lopez, Maria José Rocha Lima, Marcielly Mendes Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Amador, Vinícius Costa Farias, Cecir Barbosa de Almeida da Silva, Jairo Rodrigues de Souza, Gabriel Mendes Lopez, Maria José Rocha Lima, Marcielly Mendes Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ravenna Lins Amador, Vinícius Costa Farias, Cecir Barbosa de Almeida da Silva, Jairo Rodrigues de Souza, Gabriel Mendes Lopez, Maria José Rocha Lima, Marcielly Mendes Arcoverde, Sandy Alice de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades. |
topic |
Pensamento Computacional. Ensino Básico. Avaliação de Habilidades. |
description |
A inserção do Pensamento Computacional (PC), que é a aplicação de técnicas para modelar soluções e resolver problemas de forma estratégica nas mais diversas áreas do conhecimento, vem ganhando um novo enfoque no contexto educacional, são diversas as iniciativas no intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou realizar um mapeamento sistemático de literatura tendo como objetivo identificar, avaliar e interpretar pesquisas relevantes que abordam a avaliação de habilidades do pensamento computacional no Ensino Básico de Educação presentes nos repositórios dos principais eventos e revistas nacionais na área de Informática na Educação, publicados entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos mostram as ações mais usuais acerca desta área em ascensão, bem como as ferramentas e teorias que as apoiam, além das instrumentos avaliativos e habilidades desenvolvidas, visando favorecer trabalhos em desenvolvimento e futuros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452 10.34117/bjdv6n5-009 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9452/7971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 22916-22935 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 22916-22935 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 22916-22935 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645449104457728 |