Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-191 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347 |
Resumo: | Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde. |
id |
VERACRUZ-0_e6fe6a89d1aca2ce88683368d7e33430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practiceseducação interprofissionalterapias complementaressistema único de saúde.Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4634710.34117/bjdv8n4-191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-255622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Pollyana SousaSilva, Eduardo Viana daEgídio, Ana Isabela AlmeidaCunha, Gabriel Siqueira daSilva, Yandra Karol daStorch, Jalusa AndréiaPilger, CalíopeMoncaio, Ana Carolina Scarpel2022-06-22T19:40:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.048054Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
spellingShingle |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices Almeida, Pollyana Sousa educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. Almeida, Pollyana Sousa educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. |
title_short |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_full |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_fullStr |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_full_unstemmed |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_sort |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
author |
Almeida, Pollyana Sousa |
author_facet |
Almeida, Pollyana Sousa Almeida, Pollyana Sousa Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Pollyana Sousa Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. |
topic |
educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. |
description |
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347 10.34117/bjdv8n4-191 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-25562 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219166068768768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-191 |