Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347 |
Resumo: | Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde. |
id |
VERACRUZ-0_e6fe6a89d1aca2ce88683368d7e33430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practiceseducação interprofissionalterapias complementaressistema único de saúde.Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4634710.34117/bjdv8n4-191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-255622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Pollyana SousaSilva, Eduardo Viana daEgídio, Ana Isabela AlmeidaCunha, Gabriel Siqueira daSilva, Yandra Karol daStorch, Jalusa AndréiaPilger, CalíopeMoncaio, Ana Carolina Scarpel2022-06-22T19:40:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.048054Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
spellingShingle |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices Almeida, Pollyana Sousa educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. |
title_short |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_full |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_fullStr |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_full_unstemmed |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
title_sort |
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices |
author |
Almeida, Pollyana Sousa |
author_facet |
Almeida, Pollyana Sousa Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Pollyana Sousa Silva, Eduardo Viana da Egídio, Ana Isabela Almeida Cunha, Gabriel Siqueira da Silva, Yandra Karol da Storch, Jalusa Andréia Pilger, Calíope Moncaio, Ana Carolina Scarpel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. |
topic |
educação interprofissional terapias complementares sistema único de saúde. |
description |
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347 10.34117/bjdv8n4-191 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-25562 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645591349035008 |