Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Pollyana Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Eduardo Viana da, Egídio, Ana Isabela Almeida, Cunha, Gabriel Siqueira da, Silva, Yandra Karol da, Storch, Jalusa Andréia, Pilger, Calíope, Moncaio, Ana Carolina Scarpel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347
Resumo: Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.
id VERACRUZ-0_e6fe6a89d1aca2ce88683368d7e33430
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practiceseducação interprofissionalterapias complementaressistema único de saúde.Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4634710.34117/bjdv8n4-191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-255622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Pollyana SousaSilva, Eduardo Viana daEgídio, Ana Isabela AlmeidaCunha, Gabriel Siqueira daSilva, Yandra Karol daStorch, Jalusa AndréiaPilger, CalíopeMoncaio, Ana Carolina Scarpel2022-06-22T19:40:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.048054Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
spellingShingle Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Almeida, Pollyana Sousa
educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
title_short Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_full Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_fullStr Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_full_unstemmed Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_sort Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
author Almeida, Pollyana Sousa
author_facet Almeida, Pollyana Sousa
Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
author_role author
author2 Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Pollyana Sousa
Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
dc.subject.por.fl_str_mv educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
topic educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
description Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347
10.34117/bjdv8n4-191
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-25562
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645591349035008