Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Pollyana Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Eduardo Viana da, Egídio, Ana Isabela Almeida, Cunha, Gabriel Siqueira da, Silva, Yandra Karol da, Storch, Jalusa Andréia, Pilger, Calíope, Moncaio, Ana Carolina Scarpel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-191
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347
Resumo: Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.
id VERACRUZ-0_e6fe6a89d1aca2ce88683368d7e33430
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practiceseducação interprofissionalterapias complementaressistema único de saúde.Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4634710.34117/bjdv8n4-191Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-255622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Pollyana SousaSilva, Eduardo Viana daEgídio, Ana Isabela AlmeidaCunha, Gabriel Siqueira daSilva, Yandra Karol daStorch, Jalusa AndréiaPilger, CalíopeMoncaio, Ana Carolina Scarpel2022-06-22T19:40:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46347Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.048054Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
spellingShingle Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Almeida, Pollyana Sousa
educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
Almeida, Pollyana Sousa
educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
title_short Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_full Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_fullStr Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_full_unstemmed Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
title_sort Repercussão do Pet-Saúde na educação interprofissional de acadêmicos sob a ótica das práticas integrativas e complementares em saúde/ Repercussion of the Pet-Health in the interprofessional education of students from the perspective of integrative and complementary health practices
author Almeida, Pollyana Sousa
author_facet Almeida, Pollyana Sousa
Almeida, Pollyana Sousa
Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
author_role author
author2 Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Pollyana Sousa
Silva, Eduardo Viana da
Egídio, Ana Isabela Almeida
Cunha, Gabriel Siqueira da
Silva, Yandra Karol da
Storch, Jalusa Andréia
Pilger, Calíope
Moncaio, Ana Carolina Scarpel
dc.subject.por.fl_str_mv educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
topic educação interprofissional
terapias complementares
sistema único de saúde.
description Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) propicia mudanças na formação em saúde, para além disso robustece áreas de atuação do próprio sistema público de saúde. Objetivo: Descrever a repercussão do primeiro ano do programa na Universidade Federal de Catalão, a partir das vivências e experiências dos estudantes com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Metodologia: Conta-se com o delineamento descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, na qual seis estudantes de quatro diferentes áreas da saúde foram entrevistados a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, a partir da sistematização de três categorias. Resultados e discussão: Considerando os desdobramentos do programa, os estudantes receberam formação nas técnicas do reiki nível I (83,33%) e reiki nível II (16,6%), auriculoterapia (58,33%) e terapia floral (25%). Sobre as potencialidades encontradas, observou-se maior aptidão dos estudantes para o trabalho interprofissional que foi facilitado pela aprendizagem colaborativa. Ao que concerne os desafios, revelou-se a baixa interação com outros grupos do programa, a escassa interação disciplinar entre os cursos da saúde e o diálogo restrito com órgãos de gestão de saúde municipal. Já as PICS foram consideradas como ferramentas que valorizam o cuidado e a promoção da saúde. Conclusão: Os estudantes entendem que o PET-Saúde é uma estratégia inovadora, promotora de repercussões reais no contexto do ensino-serviço-comunidade e que as PICS tiveram sua visibilidade aumentada na universidade, na rede de saúde e aos seus usuários, favorecendo o cuidado integral e a promoção da saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347
10.34117/bjdv8n4-191
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46347/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25548-25562
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25548-25562
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25548-25562
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219166068768768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-191