Uma intervenção do curso de pedagogia na gestão da educação básica / A pedagogy course intervention in basic education management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Maria Onide Ballan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Adilson Fernandes da, Torres, Juliana Dela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3251
Resumo: Diante da realidade atual, em um mundo de acelerada transformação, os órgãos responsáveis ela gestão e desenvolvimento da educação, bem como as instituições formadoras de profissionais têm revisto os processos de formação. A Universidade, a Escola, os gestores e os professores são desafiados constantemente a modificar e dinamizar suas estratégias educativas, em todos os níveis e modalidades de ensino. A gestão eficaz é exigência dos mantenedores, da família e da própria sociedade. Nesse sentido, esse grupo de educadores, atuando no curso de Pedagogia e na gestão da Educação Básica na rede pública estadual,experienciou a realização de um Projeto de Capacitação voltado para a gestão escolar, por meio da prática de um planejamento coletivo em uma estreita relação com a Universidade, as Escolas e a SEED, buscando a efetiva relação entre teoria e prática. O objetivo foi trazer elementos coletados por acadêmicos em um grupo de 30 diretores de escolas públicas, de 16municípios, jurisdicionado do NRE de Apucarana-PR, relatando essa experiência, a partir da concepção de gestão da educação, discutindo em que perspectiva vem sendo trabalhada na IES e nas unidades escolares e comunidade específica. O aporte teórico e metodológico para desenvolver a pesquisa segue os princípios da gestão democrática proposta pela LDB (1996)por Luck, (2004) Nóvoa (2010) Paro (2005) entre outros. A perspectiva norteadora foi a da Pesquisa-ação, com a qual percebemos que, se os gestores tiverem conhecimento, liderança atuarem com a equipe pedagógica, poderão obter melhores resultados. Já o acadêmico vivenciou ações que o habilitaram a resolver outros problemas que surgirem, transferindo conhecimento adquirido de forma significativa para situações semelhantes, formando-se para atuar de forma mais responsável, com conhecimento e capacidade de gerir recursos e situações que surgem no cotidiano, projetando assim gestores mais preparados para as suas funções. 
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