O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Lyedja Syméa Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sena, Fábia Sousa de, Melo, Manoel Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10212
Resumo: O presente artigo tem por finalidade evidenciar a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para crianças surdas na Aquisição da Linguagem. A língua de sinais possibilita à criança surda maior rapidez e naturalidade na exposição de seus desejos, sentimentos e necessidades. O contato com a língua nos primeiros anos de vida é essencial, pois é nesse contato com outros surdos fluentes em libras que a criança surda construirá sua identidade. A maioria das crianças surdas são filhos de pais ouvintes, para estas crianças o primeiro contato com a Língua de Sinais só acontece no ambiente escolar. Para que essa criança venha se apropriar dessa língua é importante à participação da família, de professores e de profissionais intérpretes e instrutores de Libras capacitados em salas bilíngues, na sala regular e nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Desse modo, o estudo em tela está pautado numa perspectiva de Educação Bilíngue para surdos, subsidiado em estudiosos da área como: Ferreira Brito (1995); Pinker (1994); Quadros (1994; 2004), dentre outros.  
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