O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10212 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade evidenciar a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para crianças surdas na Aquisição da Linguagem. A língua de sinais possibilita à criança surda maior rapidez e naturalidade na exposição de seus desejos, sentimentos e necessidades. O contato com a língua nos primeiros anos de vida é essencial, pois é nesse contato com outros surdos fluentes em libras que a criança surda construirá sua identidade. A maioria das crianças surdas são filhos de pais ouvintes, para estas crianças o primeiro contato com a Língua de Sinais só acontece no ambiente escolar. Para que essa criança venha se apropriar dessa língua é importante à participação da família, de professores e de profissionais intérpretes e instrutores de Libras capacitados em salas bilíngues, na sala regular e nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Desse modo, o estudo em tela está pautado numa perspectiva de Educação Bilíngue para surdos, subsidiado em estudiosos da área como: Ferreira Brito (1995); Pinker (1994); Quadros (1994; 2004), dentre outros. |
id |
VERACRUZ-0_e84fb6da71fc4bd66f1f04db5d08a53d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10212 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf childrenLibras. Crianças surdas. Aquisição da linguagem.O presente artigo tem por finalidade evidenciar a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para crianças surdas na Aquisição da Linguagem. A língua de sinais possibilita à criança surda maior rapidez e naturalidade na exposição de seus desejos, sentimentos e necessidades. O contato com a língua nos primeiros anos de vida é essencial, pois é nesse contato com outros surdos fluentes em libras que a criança surda construirá sua identidade. A maioria das crianças surdas são filhos de pais ouvintes, para estas crianças o primeiro contato com a Língua de Sinais só acontece no ambiente escolar. Para que essa criança venha se apropriar dessa língua é importante à participação da família, de professores e de profissionais intérpretes e instrutores de Libras capacitados em salas bilíngues, na sala regular e nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Desse modo, o estudo em tela está pautado numa perspectiva de Educação Bilíngue para surdos, subsidiado em estudiosos da área como: Ferreira Brito (1995); Pinker (1994); Quadros (1994; 2004), dentre outros. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1021210.34117/bjdv6n5-336Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28487-28498Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28487-28498Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28487-284982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10212/8533Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Lyedja Syméa FerreiraSena, Fábia Sousa deMelo, Manoel Tavares2020-06-09T13:25:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10212Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:37.457292Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
title |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
spellingShingle |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children Barros, Lyedja Syméa Ferreira Libras. Crianças surdas. Aquisição da linguagem. |
title_short |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
title_full |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
title_fullStr |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
title_full_unstemmed |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
title_sort |
O ensino de libras para crianças surdas / Teaching pounds to deaf children |
author |
Barros, Lyedja Syméa Ferreira |
author_facet |
Barros, Lyedja Syméa Ferreira Sena, Fábia Sousa de Melo, Manoel Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Fábia Sousa de Melo, Manoel Tavares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Lyedja Syméa Ferreira Sena, Fábia Sousa de Melo, Manoel Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras. Crianças surdas. Aquisição da linguagem. |
topic |
Libras. Crianças surdas. Aquisição da linguagem. |
description |
O presente artigo tem por finalidade evidenciar a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para crianças surdas na Aquisição da Linguagem. A língua de sinais possibilita à criança surda maior rapidez e naturalidade na exposição de seus desejos, sentimentos e necessidades. O contato com a língua nos primeiros anos de vida é essencial, pois é nesse contato com outros surdos fluentes em libras que a criança surda construirá sua identidade. A maioria das crianças surdas são filhos de pais ouvintes, para estas crianças o primeiro contato com a Língua de Sinais só acontece no ambiente escolar. Para que essa criança venha se apropriar dessa língua é importante à participação da família, de professores e de profissionais intérpretes e instrutores de Libras capacitados em salas bilíngues, na sala regular e nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Desse modo, o estudo em tela está pautado numa perspectiva de Educação Bilíngue para surdos, subsidiado em estudiosos da área como: Ferreira Brito (1995); Pinker (1994); Quadros (1994; 2004), dentre outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10212 10.34117/bjdv6n5-336 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10212 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10212/8533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28487-28498 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28487-28498 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28487-28498 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645452438929408 |