O uso das tecnologias como suporte visual para a aquisição linguística de crianças surdas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200850 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
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O uso das tecnologias como suporte visual para a aquisição linguística de crianças surdasAquisição linguísticaLibrasSurdosTecnologiaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaEste trabalho objetiva compreender como a tecnologia pode atuar como facilitadora na aquisição linguística das crianças surdas para que assim elas não tenham atrasos linguísticos. Sabendo que a modalidade de comunicação, ensino e aprendizagem da comunidade surda é a visual, justifica-se a importância de demonstrar o uso das tecnologias como estratégias de facilitação pedagógica. Pretende-se, então, compreender como a tecnologia pode atuar como facilitadora na aquisição linguística das crianças surdas e, para tal compreensão, deve-se passar por algumas etapas menores na construção da linha de raciocínio proposta: a investigação de como se dá o processo de aquisição linguística das crianças surdas; o entendimento acerca dos recursos visuais como artefatos da cultura e da aprendizagem dos surdos; a análise de como os recursos visuais podem contribuir para a aquisição linguística dos surdos; e, por fim, a investigação de que maneira a tecnologia pode ser uma aliada na aquisição linguística das crianças surdas por ser fonte de recursos visuais. A metodologia empregada baseia-se em uma pesquisa exploratória, explicativa e qualitativa, na modalidade bibliográfica; e, para tanto, utilizam-se como base as pesquisas de autores como Quadros (1997), Nader (2013), Quadros e Cruz (2011), Strobel (2009), Perlin (1998; 2010) e Costa (2011).This paper aims to understand how technology can act as a facilitator in the linguistic acquisition of deaf children so that they do not have language delays. Knowing that the communication, teaching and learning modality of the deaf community is visual, the importance of demonstrating the use of technologies as pedagogical facilitation strategies is justified. It is intended, then, to understand how technology can act as a facilitator in the linguistic acquisition of deaf children and, for such understanding, it should go through some minor steps in the construction of the proposed line of reasoning: the investigation of how the process takes place. language acquisition of deaf children; understanding about visual resources as artifacts of deaf culture and learning; the analysis of how visual aids can contribute to the linguistic acquisition of deaf people; and finally, the investigation of how technology can be an ally in the linguistic acquisition of deaf children as a source of visual resources. The methodology used is based on an exploratory, explanatory and qualitative research, in the bibliographic modality; and, to this end, research based on authors such as Quadros (1997), Nader (2013), Quadros and Cruz (2011), Strobel (2009), Perlin (1998; 2010) and Costa (2011) are used.Florianópolis, SCPizzio, Aline LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaRizzotto, Vanessa Paula2019-09-24T12:24:57Z2019-09-24T12:24:57Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200850porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T12:24:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200850Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-24T12:24:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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