As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840 |
Resumo: | Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP).? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a aprendizagem docente de estudantes de Pedagogia de uma instituição do sudoeste goiano. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que as possibilidades do PRP estão vinculadas à viabilização da relação teoria-prática e a vivências de diversas situações de aprendizagem docente à luz da teoria estudada. Já quanto às fragilidades, o estudo aponta que houve uma má distribuição das horas de regência e que, apesar da possibilidade de melhorias nos processos formativos dos cursos de licenciatura, o PRP também se alicerça em práticas de caráter reducionista, priorizando a prática em detrimento da teoria. |
id |
VERACRUZ-0_e857a8fe05f802ba37ddd4efa408d3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48840 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy courseprograma residência pedagógicarelação teoria-práticaaprendizagem da docênciaformação inicial de professores.Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP).? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a aprendizagem docente de estudantes de Pedagogia de uma instituição do sudoeste goiano. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que as possibilidades do PRP estão vinculadas à viabilização da relação teoria-prática e a vivências de diversas situações de aprendizagem docente à luz da teoria estudada. Já quanto às fragilidades, o estudo aponta que houve uma má distribuição das horas de regência e que, apesar da possibilidade de melhorias nos processos formativos dos cursos de licenciatura, o PRP também se alicerça em práticas de caráter reducionista, priorizando a prática em detrimento da teoria.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884010.34117/bjdv8n6-022Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42811-42831Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42811-42831Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42811-428312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJames, LuzineidePaniago, Rosenilde NogueiraOliveira, Adrielly Aparecida de2022-06-30T20:04:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48840Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:28.605106Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
title |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
spellingShingle |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course James, Luzineide programa residência pedagógica relação teoria-prática aprendizagem da docência formação inicial de professores. |
title_short |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
title_full |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
title_fullStr |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
title_full_unstemmed |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
title_sort |
As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course |
author |
James, Luzineide |
author_facet |
James, Luzineide Paniago, Rosenilde Nogueira Oliveira, Adrielly Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Rosenilde Nogueira Oliveira, Adrielly Aparecida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
James, Luzineide Paniago, Rosenilde Nogueira Oliveira, Adrielly Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
programa residência pedagógica relação teoria-prática aprendizagem da docência formação inicial de professores. |
topic |
programa residência pedagógica relação teoria-prática aprendizagem da docência formação inicial de professores. |
description |
Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP).? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a aprendizagem docente de estudantes de Pedagogia de uma instituição do sudoeste goiano. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que as possibilidades do PRP estão vinculadas à viabilização da relação teoria-prática e a vivências de diversas situações de aprendizagem docente à luz da teoria estudada. Já quanto às fragilidades, o estudo aponta que houve uma má distribuição das horas de regência e que, apesar da possibilidade de melhorias nos processos formativos dos cursos de licenciatura, o PRP também se alicerça em práticas de caráter reducionista, priorizando a prática em detrimento da teoria. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840 10.34117/bjdv8n6-022 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42811-42831 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42811-42831 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42811-42831 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645600236765184 |