As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: James, Luzineide
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paniago, Rosenilde Nogueira, Oliveira, Adrielly Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840
Resumo: Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP).? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a aprendizagem docente de estudantes de Pedagogia de uma instituição do sudoeste goiano. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que as possibilidades do PRP estão vinculadas à viabilização da relação teoria-prática e a vivências de diversas situações de aprendizagem docente à luz da teoria estudada. Já quanto às fragilidades, o estudo aponta que houve uma má distribuição das horas de regência e que, apesar da possibilidade de melhorias nos processos formativos dos cursos de licenciatura, o PRP também se alicerça em práticas de caráter reducionista, priorizando a prática em detrimento da teoria.
id VERACRUZ-0_e857a8fe05f802ba37ddd4efa408d3a2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48840
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy courseprograma residência pedagógicarelação teoria-práticaaprendizagem da docênciaformação inicial de professores.Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP).? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a aprendizagem docente de estudantes de Pedagogia de uma instituição do sudoeste goiano. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que as possibilidades do PRP estão vinculadas à viabilização da relação teoria-prática e a vivências de diversas situações de aprendizagem docente à luz da teoria estudada. Já quanto às fragilidades, o estudo aponta que houve uma má distribuição das horas de regência e que, apesar da possibilidade de melhorias nos processos formativos dos cursos de licenciatura, o PRP também se alicerça em práticas de caráter reducionista, priorizando a prática em detrimento da teoria.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4884010.34117/bjdv8n6-022Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42811-42831Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42811-42831Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42811-428312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJames, LuzineidePaniago, Rosenilde NogueiraOliveira, Adrielly Aparecida de2022-06-30T20:04:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48840Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:28.605106Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
title As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
spellingShingle As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
James, Luzineide
programa residência pedagógica
relação teoria-prática
aprendizagem da docência
formação inicial de professores.
title_short As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
title_full As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
title_fullStr As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
title_full_unstemmed As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
title_sort As possibilidades e fragilidades do programa residência pedagógica para a aprendizagem docente no curso de pedagogia / The possibilities and weaknesses of the pedagogical residence program for teaching learning in the pedagogy course
author James, Luzineide
author_facet James, Luzineide
Paniago, Rosenilde Nogueira
Oliveira, Adrielly Aparecida de
author_role author
author2 Paniago, Rosenilde Nogueira
Oliveira, Adrielly Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv James, Luzineide
Paniago, Rosenilde Nogueira
Oliveira, Adrielly Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv programa residência pedagógica
relação teoria-prática
aprendizagem da docência
formação inicial de professores.
topic programa residência pedagógica
relação teoria-prática
aprendizagem da docência
formação inicial de professores.
description Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP).? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a aprendizagem docente de estudantes de Pedagogia de uma instituição do sudoeste goiano. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados mostram que as possibilidades do PRP estão vinculadas à viabilização da relação teoria-prática e a vivências de diversas situações de aprendizagem docente à luz da teoria estudada. Já quanto às fragilidades, o estudo aponta que houve uma má distribuição das horas de regência e que, apesar da possibilidade de melhorias nos processos formativos dos cursos de licenciatura, o PRP também se alicerça em práticas de caráter reducionista, priorizando a prática em detrimento da teoria.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840
10.34117/bjdv8n6-022
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48840/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42811-42831
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42811-42831
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42811-42831
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645600236765184