Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947 |
Resumo: | Introdução: Apesar do expressivo crescimento da Fonoaudiologia, ainda existem lacunas importantes de conhecimento de várias especialidades. Partindo do princípio de que o uso de recursos audiovisuais corrobora com a visibilidade da profissão e ainda contribui no processo de formação dos estudantes, este relato tem por objetivo relatar a experiência sobre a prototipagem de recursos audiovisuais por estudantes para o público em geral. Metodologia: Trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública de Pernambuco. O percurso metodológico foi estruturado em três fases a saber: 1- Imersão teórica; Workshop sobre ferramentas da web para criação de recursos digitais; 3- Prototipagem e pesquisa de satisfação. Os resultados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva. Resultados: A idade média de dos nove participantes foi de 27,3 anos. Todos optaram por trabalhar com conteúdo visuais dinâmicos. A grande maioria ficou satisfeito com o tema abordado para criação do recurso e sobre a capacitação oferecida para a criação do respectivo conteúdo. Sobre a trilha de aprendizagem a grande maioria realizou pesquisa em fontes de informação geral (sites) para construir os recursos.De um modo geral, pontuaram que a experiencia foi positiva e referiram que a abordagem metodológica utilizada se tratou de algo inovador e/ou moderno. Conclusão: Os estudantes se mostraram satisfeitos com a criação de recursos digitais. Por fim, pode-se concluir que experiências exitosas como esta, podem contribuir, impulsionar e corroborar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, principalmente na educação superior em saúde. |
id |
VERACRUZ-0_e93b93ab3c64eb3a9e513430756db644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61947 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiênciaaprendizagemfonoaudiologiaestudantestecnologias da informação e comunicaçãoIntrodução: Apesar do expressivo crescimento da Fonoaudiologia, ainda existem lacunas importantes de conhecimento de várias especialidades. Partindo do princípio de que o uso de recursos audiovisuais corrobora com a visibilidade da profissão e ainda contribui no processo de formação dos estudantes, este relato tem por objetivo relatar a experiência sobre a prototipagem de recursos audiovisuais por estudantes para o público em geral. Metodologia: Trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública de Pernambuco. O percurso metodológico foi estruturado em três fases a saber: 1- Imersão teórica; Workshop sobre ferramentas da web para criação de recursos digitais; 3- Prototipagem e pesquisa de satisfação. Os resultados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva. Resultados: A idade média de dos nove participantes foi de 27,3 anos. Todos optaram por trabalhar com conteúdo visuais dinâmicos. A grande maioria ficou satisfeito com o tema abordado para criação do recurso e sobre a capacitação oferecida para a criação do respectivo conteúdo. Sobre a trilha de aprendizagem a grande maioria realizou pesquisa em fontes de informação geral (sites) para construir os recursos.De um modo geral, pontuaram que a experiencia foi positiva e referiram que a abordagem metodológica utilizada se tratou de algo inovador e/ou moderno. Conclusão: Os estudantes se mostraram satisfeitos com a criação de recursos digitais. Por fim, pode-se concluir que experiências exitosas como esta, podem contribuir, impulsionar e corroborar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, principalmente na educação superior em saúde. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6194710.34117/bjdv9n8-024Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23450-23465Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23450-23465Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23450-234652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947/44610de Sousa, Wiliane MartinsMulatinho, Maria Eduarda da Costa PintoVasconcelos, Alice Raquel de Carvalhoda Silva, Gisele Pereirade Miranda, Luciana Santana Cavalcantide Freitas, Aline Samara Silvados Santos, Edyanny Nathalya Ferreirada Silva, Mateus AlexandreBorges, Denilza Batista de VasconcelosNascimento, Delziane Francisca Ribeirodos Santos Júnior, Rildo Augustodos Santos, Letícia PereiraColares, Jadna Emille da Silva Arrudada Silva, Tatiana de Paula Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61947Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:18.014726Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
title |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
spellingShingle |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência de Sousa, Wiliane Martins aprendizagem fonoaudiologia estudantes tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
title_full |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
title_fullStr |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
title_sort |
Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência |
author |
de Sousa, Wiliane Martins |
author_facet |
de Sousa, Wiliane Martins Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho da Silva, Gisele Pereira de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti de Freitas, Aline Samara Silva dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira da Silva, Mateus Alexandre Borges, Denilza Batista de Vasconcelos Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro dos Santos Júnior, Rildo Augusto dos Santos, Letícia Pereira Colares, Jadna Emille da Silva Arruda da Silva, Tatiana de Paula Santana |
author_role |
author |
author2 |
Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho da Silva, Gisele Pereira de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti de Freitas, Aline Samara Silva dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira da Silva, Mateus Alexandre Borges, Denilza Batista de Vasconcelos Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro dos Santos Júnior, Rildo Augusto dos Santos, Letícia Pereira Colares, Jadna Emille da Silva Arruda da Silva, Tatiana de Paula Santana |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Wiliane Martins Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho da Silva, Gisele Pereira de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti de Freitas, Aline Samara Silva dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira da Silva, Mateus Alexandre Borges, Denilza Batista de Vasconcelos Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro dos Santos Júnior, Rildo Augusto dos Santos, Letícia Pereira Colares, Jadna Emille da Silva Arruda da Silva, Tatiana de Paula Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem fonoaudiologia estudantes tecnologias da informação e comunicação |
topic |
aprendizagem fonoaudiologia estudantes tecnologias da informação e comunicação |
description |
Introdução: Apesar do expressivo crescimento da Fonoaudiologia, ainda existem lacunas importantes de conhecimento de várias especialidades. Partindo do princípio de que o uso de recursos audiovisuais corrobora com a visibilidade da profissão e ainda contribui no processo de formação dos estudantes, este relato tem por objetivo relatar a experiência sobre a prototipagem de recursos audiovisuais por estudantes para o público em geral. Metodologia: Trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública de Pernambuco. O percurso metodológico foi estruturado em três fases a saber: 1- Imersão teórica; Workshop sobre ferramentas da web para criação de recursos digitais; 3- Prototipagem e pesquisa de satisfação. Os resultados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva. Resultados: A idade média de dos nove participantes foi de 27,3 anos. Todos optaram por trabalhar com conteúdo visuais dinâmicos. A grande maioria ficou satisfeito com o tema abordado para criação do recurso e sobre a capacitação oferecida para a criação do respectivo conteúdo. Sobre a trilha de aprendizagem a grande maioria realizou pesquisa em fontes de informação geral (sites) para construir os recursos.De um modo geral, pontuaram que a experiencia foi positiva e referiram que a abordagem metodológica utilizada se tratou de algo inovador e/ou moderno. Conclusão: Os estudantes se mostraram satisfeitos com a criação de recursos digitais. Por fim, pode-se concluir que experiências exitosas como esta, podem contribuir, impulsionar e corroborar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, principalmente na educação superior em saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947 10.34117/bjdv9n8-024 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n8-024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947/44610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23450-23465 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23450-23465 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23450-23465 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645636756570112 |