Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Wiliane Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto, Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho, da Silva, Gisele Pereira, de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti, de Freitas, Aline Samara Silva, dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira, da Silva, Mateus Alexandre, Borges, Denilza Batista de Vasconcelos, Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro, dos Santos Júnior, Rildo Augusto, dos Santos, Letícia Pereira, Colares, Jadna Emille da Silva Arruda, da Silva, Tatiana de Paula Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947
Resumo: Introdução: Apesar do expressivo crescimento da Fonoaudiologia, ainda existem lacunas importantes de conhecimento de várias especialidades. Partindo do princípio de que o uso de recursos audiovisuais corrobora com a visibilidade da profissão e ainda contribui no processo de formação dos estudantes,  este relato tem por objetivo relatar a experiência sobre a prototipagem de recursos audiovisuais por estudantes para o público em geral. Metodologia: Trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública de Pernambuco. O percurso metodológico foi estruturado em três fases a saber: 1- Imersão teórica; Workshop sobre ferramentas da web para criação de recursos digitais; 3- Prototipagem e  pesquisa de satisfação. Os resultados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva. Resultados: A  idade média de dos nove participantes foi de 27,3 anos. Todos optaram por trabalhar com conteúdo visuais dinâmicos. A grande maioria ficou satisfeito com o tema abordado para criação do recurso e sobre a capacitação oferecida para a criação do respectivo conteúdo. Sobre a trilha de aprendizagem a grande maioria realizou pesquisa em fontes de informação geral (sites) para construir os recursos.De um modo geral, pontuaram que a experiencia foi positiva e referiram que a abordagem metodológica utilizada se tratou de algo inovador e/ou moderno. Conclusão: Os estudantes se mostraram satisfeitos com a criação de recursos digitais. Por fim, pode-se concluir que experiências exitosas como esta, podem contribuir, impulsionar e corroborar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, principalmente na educação superior em saúde. 
id VERACRUZ-0_e93b93ab3c64eb3a9e513430756db644
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61947
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiênciaaprendizagemfonoaudiologiaestudantestecnologias da informação e comunicaçãoIntrodução: Apesar do expressivo crescimento da Fonoaudiologia, ainda existem lacunas importantes de conhecimento de várias especialidades. Partindo do princípio de que o uso de recursos audiovisuais corrobora com a visibilidade da profissão e ainda contribui no processo de formação dos estudantes,  este relato tem por objetivo relatar a experiência sobre a prototipagem de recursos audiovisuais por estudantes para o público em geral. Metodologia: Trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública de Pernambuco. O percurso metodológico foi estruturado em três fases a saber: 1- Imersão teórica; Workshop sobre ferramentas da web para criação de recursos digitais; 3- Prototipagem e  pesquisa de satisfação. Os resultados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva. Resultados: A  idade média de dos nove participantes foi de 27,3 anos. Todos optaram por trabalhar com conteúdo visuais dinâmicos. A grande maioria ficou satisfeito com o tema abordado para criação do recurso e sobre a capacitação oferecida para a criação do respectivo conteúdo. Sobre a trilha de aprendizagem a grande maioria realizou pesquisa em fontes de informação geral (sites) para construir os recursos.De um modo geral, pontuaram que a experiencia foi positiva e referiram que a abordagem metodológica utilizada se tratou de algo inovador e/ou moderno. Conclusão: Os estudantes se mostraram satisfeitos com a criação de recursos digitais. Por fim, pode-se concluir que experiências exitosas como esta, podem contribuir, impulsionar e corroborar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, principalmente na educação superior em saúde. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6194710.34117/bjdv9n8-024Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23450-23465Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23450-23465Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23450-234652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947/44610de Sousa, Wiliane MartinsMulatinho, Maria Eduarda da Costa PintoVasconcelos, Alice Raquel de Carvalhoda Silva, Gisele Pereirade Miranda, Luciana Santana Cavalcantide Freitas, Aline Samara Silvados Santos, Edyanny Nathalya Ferreirada Silva, Mateus AlexandreBorges, Denilza Batista de VasconcelosNascimento, Delziane Francisca Ribeirodos Santos Júnior, Rildo Augustodos Santos, Letícia PereiraColares, Jadna Emille da Silva Arrudada Silva, Tatiana de Paula Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61947Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:18.014726Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
title Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
spellingShingle Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
de Sousa, Wiliane Martins
aprendizagem
fonoaudiologia
estudantes
tecnologias da informação e comunicação
title_short Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
title_full Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
title_fullStr Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
title_full_unstemmed Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
title_sort Prototipagem de recursos audiovisuais para difusão dos campos de atuação em fonoaudiologia: um relato de experiência
author de Sousa, Wiliane Martins
author_facet de Sousa, Wiliane Martins
Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto
Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho
da Silva, Gisele Pereira
de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti
de Freitas, Aline Samara Silva
dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira
da Silva, Mateus Alexandre
Borges, Denilza Batista de Vasconcelos
Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro
dos Santos Júnior, Rildo Augusto
dos Santos, Letícia Pereira
Colares, Jadna Emille da Silva Arruda
da Silva, Tatiana de Paula Santana
author_role author
author2 Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto
Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho
da Silva, Gisele Pereira
de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti
de Freitas, Aline Samara Silva
dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira
da Silva, Mateus Alexandre
Borges, Denilza Batista de Vasconcelos
Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro
dos Santos Júnior, Rildo Augusto
dos Santos, Letícia Pereira
Colares, Jadna Emille da Silva Arruda
da Silva, Tatiana de Paula Santana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Wiliane Martins
Mulatinho, Maria Eduarda da Costa Pinto
Vasconcelos, Alice Raquel de Carvalho
da Silva, Gisele Pereira
de Miranda, Luciana Santana Cavalcanti
de Freitas, Aline Samara Silva
dos Santos, Edyanny Nathalya Ferreira
da Silva, Mateus Alexandre
Borges, Denilza Batista de Vasconcelos
Nascimento, Delziane Francisca Ribeiro
dos Santos Júnior, Rildo Augusto
dos Santos, Letícia Pereira
Colares, Jadna Emille da Silva Arruda
da Silva, Tatiana de Paula Santana
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
fonoaudiologia
estudantes
tecnologias da informação e comunicação
topic aprendizagem
fonoaudiologia
estudantes
tecnologias da informação e comunicação
description Introdução: Apesar do expressivo crescimento da Fonoaudiologia, ainda existem lacunas importantes de conhecimento de várias especialidades. Partindo do princípio de que o uso de recursos audiovisuais corrobora com a visibilidade da profissão e ainda contribui no processo de formação dos estudantes,  este relato tem por objetivo relatar a experiência sobre a prototipagem de recursos audiovisuais por estudantes para o público em geral. Metodologia: Trata-se de relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública de Pernambuco. O percurso metodológico foi estruturado em três fases a saber: 1- Imersão teórica; Workshop sobre ferramentas da web para criação de recursos digitais; 3- Prototipagem e  pesquisa de satisfação. Os resultados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva. Resultados: A  idade média de dos nove participantes foi de 27,3 anos. Todos optaram por trabalhar com conteúdo visuais dinâmicos. A grande maioria ficou satisfeito com o tema abordado para criação do recurso e sobre a capacitação oferecida para a criação do respectivo conteúdo. Sobre a trilha de aprendizagem a grande maioria realizou pesquisa em fontes de informação geral (sites) para construir os recursos.De um modo geral, pontuaram que a experiencia foi positiva e referiram que a abordagem metodológica utilizada se tratou de algo inovador e/ou moderno. Conclusão: Os estudantes se mostraram satisfeitos com a criação de recursos digitais. Por fim, pode-se concluir que experiências exitosas como esta, podem contribuir, impulsionar e corroborar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, principalmente na educação superior em saúde. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947
10.34117/bjdv9n8-024
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n8-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61947/44610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23450-23465
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23450-23465
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23450-23465
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645636756570112