O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Simone Correia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonzaga, Monalisa Guedes Correia, Rocha, Marta Luciana Reis, Alves, Rosana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo abordar tecnologias digitais como recursos de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social, depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19, as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não sendo mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem os recursos digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra-se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação em diversos municípios, para que escolas públicas continuassem dinamizando a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), Alves e Brito (2019), dentre outros.
id VERACRUZ-0_e9d5340fcbbf986e8bec01be80df2fa2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43122
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teachingTecnologias DigitaisPandemiaEnsino RemotasPlataforma.A presente pesquisa tem como objetivo abordar tecnologias digitais como recursos de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social, depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19, as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não sendo mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem os recursos digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra-se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação em diversos municípios, para que escolas públicas continuassem dinamizando a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), Alves e Brito (2019), dentre outros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4312210.34117/bjdv8n1-403Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5947-5957Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5947-5957Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5947-59572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Simone Correia OliveiraGonzaga, Monalisa Guedes CorreiaRocha, Marta Luciana ReisAlves, Rosana Ferreira2022-04-28T19:29:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43122Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:12.542205Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
title O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
spellingShingle O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
Bernardes, Simone Correia Oliveira
Tecnologias Digitais
Pandemia
Ensino Remotas
Plataforma.
title_short O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
title_full O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
title_fullStr O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
title_full_unstemmed O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
title_sort O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
author Bernardes, Simone Correia Oliveira
author_facet Bernardes, Simone Correia Oliveira
Gonzaga, Monalisa Guedes Correia
Rocha, Marta Luciana Reis
Alves, Rosana Ferreira
author_role author
author2 Gonzaga, Monalisa Guedes Correia
Rocha, Marta Luciana Reis
Alves, Rosana Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Simone Correia Oliveira
Gonzaga, Monalisa Guedes Correia
Rocha, Marta Luciana Reis
Alves, Rosana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Pandemia
Ensino Remotas
Plataforma.
topic Tecnologias Digitais
Pandemia
Ensino Remotas
Plataforma.
description A presente pesquisa tem como objetivo abordar tecnologias digitais como recursos de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social, depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19, as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não sendo mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem os recursos digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra-se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação em diversos municípios, para que escolas públicas continuassem dinamizando a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), Alves e Brito (2019), dentre outros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122
10.34117/bjdv8n1-403
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5947-5957
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5947-5957
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5947-5957
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645579942625280