O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo abordar tecnologias digitais como recursos de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social, depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19, as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não sendo mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem os recursos digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra-se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação em diversos municípios, para que escolas públicas continuassem dinamizando a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), Alves e Brito (2019), dentre outros. |
id |
VERACRUZ-0_e9d5340fcbbf986e8bec01be80df2fa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43122 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teachingTecnologias DigitaisPandemiaEnsino RemotasPlataforma.A presente pesquisa tem como objetivo abordar tecnologias digitais como recursos de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social, depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19, as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não sendo mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem os recursos digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra-se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação em diversos municípios, para que escolas públicas continuassem dinamizando a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), Alves e Brito (2019), dentre outros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4312210.34117/bjdv8n1-403Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5947-5957Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5947-5957Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5947-59572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Simone Correia OliveiraGonzaga, Monalisa Guedes CorreiaRocha, Marta Luciana ReisAlves, Rosana Ferreira2022-04-28T19:29:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43122Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:12.542205Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
title |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
spellingShingle |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching Bernardes, Simone Correia Oliveira Tecnologias Digitais Pandemia Ensino Remotas Plataforma. |
title_short |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
title_full |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
title_fullStr |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
title_full_unstemmed |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
title_sort |
O uso da plataforma ‘Bravo! Sistema de gestão escolar’ no ensino remoto emergencial / The use of the 'Bravo! School management system' platform in emergency remote teaching |
author |
Bernardes, Simone Correia Oliveira |
author_facet |
Bernardes, Simone Correia Oliveira Gonzaga, Monalisa Guedes Correia Rocha, Marta Luciana Reis Alves, Rosana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Monalisa Guedes Correia Rocha, Marta Luciana Reis Alves, Rosana Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Simone Correia Oliveira Gonzaga, Monalisa Guedes Correia Rocha, Marta Luciana Reis Alves, Rosana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais Pandemia Ensino Remotas Plataforma. |
topic |
Tecnologias Digitais Pandemia Ensino Remotas Plataforma. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo abordar tecnologias digitais como recursos de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social, depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19, as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não sendo mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem os recursos digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra-se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação em diversos municípios, para que escolas públicas continuassem dinamizando a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), Alves e Brito (2019), dentre outros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122 10.34117/bjdv8n1-403 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43122/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5947-5957 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5947-5957 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5947-5957 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645579942625280 |