Vidas que importam: narrativas de jovens autores (as) de ato infracional em privação de liberdade na cidade de Fortaleza-CE / Lives that matter: narratives of young authors of an infraction in deprivation of liberty in the city of Fortaleza-CE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15255 |
Resumo: | O presente estudo busca contribuir com o debate acerca da socioeducação no Estado do Ceará à luz do marco legal da socioeducação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada entre maio e abril de 2018 com jovens autores (as) de ato infracional em cumprimento de medidas de internação em 10 (dez) Centros Socioeducativos localizados na cidade de Fortaleza. No referencial teórico dialogamos com os conceitos estigma e instituição total Goffman (2008), e vidas precárias Butler (2011). Como principais achados empíricos discutimos sobre a realidade dos (as) jovens nas unidades socioeducativas e nos aproximamos do que eles entendem por “na liberta”, viver fora das unidades. |
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Vidas que importam: narrativas de jovens autores (as) de ato infracional em privação de liberdade na cidade de Fortaleza-CE / Lives that matter: narratives of young authors of an infraction in deprivation of liberty in the city of Fortaleza-CEJuventudesTrajetórias juvenisMedidas socioeducativas.O presente estudo busca contribuir com o debate acerca da socioeducação no Estado do Ceará à luz do marco legal da socioeducação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada entre maio e abril de 2018 com jovens autores (as) de ato infracional em cumprimento de medidas de internação em 10 (dez) Centros Socioeducativos localizados na cidade de Fortaleza. No referencial teórico dialogamos com os conceitos estigma e instituição total Goffman (2008), e vidas precárias Butler (2011). Como principais achados empíricos discutimos sobre a realidade dos (as) jovens nas unidades socioeducativas e nos aproximamos do que eles entendem por “na liberta”, viver fora das unidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1525510.34117/bjdv6n8-420Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59971-59976Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59971-59976Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59971-599762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15255/12585Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Keliane de Oliveira SinésioSilva, Pedro Igor Araújo daLucena, Mariana Lucas deMonteiro, Lílian Damaris AlvesSilva, Maria Andréa Luz daFrota, Francisco Horácio da Silva2021-02-18T19:52:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15255Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:02.140216Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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