Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho, Lia Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827
Resumo: O estudo discute sobre a experiência de dois professores (Professor A e Professor B) na avaliação estudantil da docência e sua utilização como ferramenta para melhoria da prática docente. O professor A (área de ciências biológicas) atua nos cursos de Zootecnia (ZOO) e Medicina Veterinária (VET) enquanto o professor B (área de ciências sociais aplicadas) atua nos cursos ZOO, VET e Engenharia de Alimentos. A discussão se concentrou no propósito da avaliação, na tabulação dos dados mediante pontuação e na utilização de plataformas digitais de pesquisa para distribuição dos questionários e tabulação dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a avaliação estudantil pode ser utilizada pelo professor para que o mesmo possa refletir sobre a sua prática docente, pois a plataforma digital de pesquisa possibilitou o retorno imediato dos resultados. A partir da presente pesquisa também é possível traçar um desenho de avaliação institucional da docência baseada na opinião estudantil.
id VERACRUZ-0_ebe5a730c9a9fd6cb066e42a97159ded
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37827
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teachingAvaliação da docênciaDisciplinaEnsino superior.O estudo discute sobre a experiência de dois professores (Professor A e Professor B) na avaliação estudantil da docência e sua utilização como ferramenta para melhoria da prática docente. O professor A (área de ciências biológicas) atua nos cursos de Zootecnia (ZOO) e Medicina Veterinária (VET) enquanto o professor B (área de ciências sociais aplicadas) atua nos cursos ZOO, VET e Engenharia de Alimentos. A discussão se concentrou no propósito da avaliação, na tabulação dos dados mediante pontuação e na utilização de plataformas digitais de pesquisa para distribuição dos questionários e tabulação dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a avaliação estudantil pode ser utilizada pelo professor para que o mesmo possa refletir sobre a sua prática docente, pois a plataforma digital de pesquisa possibilitou o retorno imediato dos resultados. A partir da presente pesquisa também é possível traçar um desenho de avaliação institucional da docência baseada na opinião estudantil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3782710.34117/bjdv7n10-181Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97427-97444Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97427-97444Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97427-974442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marcelo Machado De Luca de OliveiraCoelho, Lia Alencar2022-02-03T19:58:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37827Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:11.593577Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
title Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
spellingShingle Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira
Avaliação da docência
Disciplina
Ensino superior.
title_short Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
title_full Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
title_fullStr Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
title_full_unstemmed Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
title_sort Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
author Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira
author_facet Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira
Coelho, Lia Alencar
author_role author
author2 Coelho, Lia Alencar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira
Coelho, Lia Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da docência
Disciplina
Ensino superior.
topic Avaliação da docência
Disciplina
Ensino superior.
description O estudo discute sobre a experiência de dois professores (Professor A e Professor B) na avaliação estudantil da docência e sua utilização como ferramenta para melhoria da prática docente. O professor A (área de ciências biológicas) atua nos cursos de Zootecnia (ZOO) e Medicina Veterinária (VET) enquanto o professor B (área de ciências sociais aplicadas) atua nos cursos ZOO, VET e Engenharia de Alimentos. A discussão se concentrou no propósito da avaliação, na tabulação dos dados mediante pontuação e na utilização de plataformas digitais de pesquisa para distribuição dos questionários e tabulação dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a avaliação estudantil pode ser utilizada pelo professor para que o mesmo possa refletir sobre a sua prática docente, pois a plataforma digital de pesquisa possibilitou o retorno imediato dos resultados. A partir da presente pesquisa também é possível traçar um desenho de avaliação institucional da docência baseada na opinião estudantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827
10.34117/bjdv7n10-181
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97427-97444
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97427-97444
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97427-97444
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645562160873472