Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827 |
Resumo: | O estudo discute sobre a experiência de dois professores (Professor A e Professor B) na avaliação estudantil da docência e sua utilização como ferramenta para melhoria da prática docente. O professor A (área de ciências biológicas) atua nos cursos de Zootecnia (ZOO) e Medicina Veterinária (VET) enquanto o professor B (área de ciências sociais aplicadas) atua nos cursos ZOO, VET e Engenharia de Alimentos. A discussão se concentrou no propósito da avaliação, na tabulação dos dados mediante pontuação e na utilização de plataformas digitais de pesquisa para distribuição dos questionários e tabulação dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a avaliação estudantil pode ser utilizada pelo professor para que o mesmo possa refletir sobre a sua prática docente, pois a plataforma digital de pesquisa possibilitou o retorno imediato dos resultados. A partir da presente pesquisa também é possível traçar um desenho de avaliação institucional da docência baseada na opinião estudantil. |
id |
VERACRUZ-0_ebe5a730c9a9fd6cb066e42a97159ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37827 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teachingAvaliação da docênciaDisciplinaEnsino superior.O estudo discute sobre a experiência de dois professores (Professor A e Professor B) na avaliação estudantil da docência e sua utilização como ferramenta para melhoria da prática docente. O professor A (área de ciências biológicas) atua nos cursos de Zootecnia (ZOO) e Medicina Veterinária (VET) enquanto o professor B (área de ciências sociais aplicadas) atua nos cursos ZOO, VET e Engenharia de Alimentos. A discussão se concentrou no propósito da avaliação, na tabulação dos dados mediante pontuação e na utilização de plataformas digitais de pesquisa para distribuição dos questionários e tabulação dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a avaliação estudantil pode ser utilizada pelo professor para que o mesmo possa refletir sobre a sua prática docente, pois a plataforma digital de pesquisa possibilitou o retorno imediato dos resultados. A partir da presente pesquisa também é possível traçar um desenho de avaliação institucional da docência baseada na opinião estudantil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3782710.34117/bjdv7n10-181Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97427-97444Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97427-97444Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97427-974442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marcelo Machado De Luca de OliveiraCoelho, Lia Alencar2022-02-03T19:58:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37827Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:11.593577Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
title |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
spellingShingle |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira Avaliação da docência Disciplina Ensino superior. |
title_short |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
title_full |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
title_fullStr |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
title_full_unstemmed |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
title_sort |
Estudo reflexivo sobre a avaliação estudantil da docência / Reflective study on student assessment of teaching |
author |
Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira |
author_facet |
Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira Coelho, Lia Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Lia Alencar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcelo Machado De Luca de Oliveira Coelho, Lia Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da docência Disciplina Ensino superior. |
topic |
Avaliação da docência Disciplina Ensino superior. |
description |
O estudo discute sobre a experiência de dois professores (Professor A e Professor B) na avaliação estudantil da docência e sua utilização como ferramenta para melhoria da prática docente. O professor A (área de ciências biológicas) atua nos cursos de Zootecnia (ZOO) e Medicina Veterinária (VET) enquanto o professor B (área de ciências sociais aplicadas) atua nos cursos ZOO, VET e Engenharia de Alimentos. A discussão se concentrou no propósito da avaliação, na tabulação dos dados mediante pontuação e na utilização de plataformas digitais de pesquisa para distribuição dos questionários e tabulação dos dados. Os resultados apresentados demonstraram que a avaliação estudantil pode ser utilizada pelo professor para que o mesmo possa refletir sobre a sua prática docente, pois a plataforma digital de pesquisa possibilitou o retorno imediato dos resultados. A partir da presente pesquisa também é possível traçar um desenho de avaliação institucional da docência baseada na opinião estudantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827 10.34117/bjdv7n10-181 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37827/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97427-97444 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97427-97444 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97427-97444 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645562160873472 |