Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Leônia Maria Santiago
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41354
Resumo: A atualidade exige uma nova postura do professor no exercício da docência do ensino superior, a fim de que, além de transmissor de conhecimentos, desponte como um profissional educador capaz de formar cidadãos líderes com consciência critica, ética e política. Neste contexto, o professor tem uma grande responsabilidade social que, por sua vez, lhe impõe transformações em sua prática. Frente a essas demandas, faz-se necessário, portanto, a construção de uma nova identidade, e mudanças na formação destes profissionais, já que novos saberes tornam-se indispensáveis para o desenvolvimento de competências profissionais que se adéqüem a esta práxis.[...]
id UFC-7_cffe3e78e1402a502264b354269ca70c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41354
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superiorPostura profissionalDocência - Ensino superiorA atualidade exige uma nova postura do professor no exercício da docência do ensino superior, a fim de que, além de transmissor de conhecimentos, desponte como um profissional educador capaz de formar cidadãos líderes com consciência critica, ética e política. Neste contexto, o professor tem uma grande responsabilidade social que, por sua vez, lhe impõe transformações em sua prática. Frente a essas demandas, faz-se necessário, portanto, a construção de uma nova identidade, e mudanças na formação destes profissionais, já que novos saberes tornam-se indispensáveis para o desenvolvimento de competências profissionais que se adéqüem a esta práxis.[...]UFC2019-05-03T14:13:36Z2019-05-03T14:13:36Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAVALCANTE, Leônia Maria Santiago; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1729-1744.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41354Cavalcante, Leônia Maria SantiagoCavalcante, Sueli Maria de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:06.367168Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
title Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
spellingShingle Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
Cavalcante, Leônia Maria Santiago
Postura profissional
Docência - Ensino superior
title_short Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
title_full Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
title_fullStr Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
title_full_unstemmed Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
title_sort Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior
author Cavalcante, Leônia Maria Santiago
author_facet Cavalcante, Leônia Maria Santiago
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author_role author
author2 Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Leônia Maria Santiago
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Postura profissional
Docência - Ensino superior
topic Postura profissional
Docência - Ensino superior
description A atualidade exige uma nova postura do professor no exercício da docência do ensino superior, a fim de que, além de transmissor de conhecimentos, desponte como um profissional educador capaz de formar cidadãos líderes com consciência critica, ética e política. Neste contexto, o professor tem uma grande responsabilidade social que, por sua vez, lhe impõe transformações em sua prática. Frente a essas demandas, faz-se necessário, portanto, a construção de uma nova identidade, e mudanças na formação destes profissionais, já que novos saberes tornam-se indispensáveis para o desenvolvimento de competências profissionais que se adéqüem a esta práxis.[...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-05-03T14:13:36Z
2019-05-03T14:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Leônia Maria Santiago; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1729-1744.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41354
identifier_str_mv CAVALCANTE, Leônia Maria Santiago; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Um repensar sobre a consciência reflexiva, ética, política e a competência da liderança na docência contemporânea do ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1729-1744.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028898959523840