Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grezeli, Estevão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wolffenbüttel, Cristina Rolim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762
Resumo: Ao realizar o levantamento histórico sobre a presença do ensino de música na educação brasileira, através das legislações existentes, desde a primeira constituição do século XIX, até a atualidade, é possível conhecer peculiaridades sobre as concepções de educação de cada época, por meio da análise dos documentos legais. Do mesmo modo, pode-se constatar a presença ou não da música nas escolas e suas formas de inserção. Este trabalho é um ensaio que apresenta um panorama da Educação Musical no Brasil, desde meados do século XIX até a contemporaneidade, a partir da pesquisa quanto à legislação educacional vigente em cada época, trazendo sua análise. Ao finalizar a apresentação e análise da legislação neste texto, constatou-se que a Música esteve presente nas escolas por mais tempo, comparativamente ao período em que não configurou os currículos escolares.
id VERACRUZ-0_ecb6c6bf3d2e4f2aa009abdc9ddad287
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27762
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical MappingEnsino de MúsicaMúsica na EscolaLei n.º 11.769/2008Resolução CNE/CEB 2/2016Lei n.º 13.278/2016.Ao realizar o levantamento histórico sobre a presença do ensino de música na educação brasileira, através das legislações existentes, desde a primeira constituição do século XIX, até a atualidade, é possível conhecer peculiaridades sobre as concepções de educação de cada época, por meio da análise dos documentos legais. Do mesmo modo, pode-se constatar a presença ou não da música nas escolas e suas formas de inserção. Este trabalho é um ensaio que apresenta um panorama da Educação Musical no Brasil, desde meados do século XIX até a contemporaneidade, a partir da pesquisa quanto à legislação educacional vigente em cada época, trazendo sua análise. Ao finalizar a apresentação e análise da legislação neste texto, constatou-se que a Música esteve presente nas escolas por mais tempo, comparativamente ao período em que não configurou os currículos escolares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2776210.34117/bjdv7n4-140Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 35349-35365Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 35349-35365Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 35349-353652525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762/21967Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrezeli, EstevãoWolffenbüttel, Cristina Rolim2021-07-28T18:56:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27762Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:55.753212Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
title Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
spellingShingle Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
Grezeli, Estevão
Ensino de Música
Música na Escola
Lei n.º 11.769/2008
Resolução CNE/CEB 2/2016
Lei n.º 13.278/2016.
title_short Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
title_full Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
title_fullStr Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
title_full_unstemmed Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
title_sort Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
author Grezeli, Estevão
author_facet Grezeli, Estevão
Wolffenbüttel, Cristina Rolim
author_role author
author2 Wolffenbüttel, Cristina Rolim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grezeli, Estevão
Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Música
Música na Escola
Lei n.º 11.769/2008
Resolução CNE/CEB 2/2016
Lei n.º 13.278/2016.
topic Ensino de Música
Música na Escola
Lei n.º 11.769/2008
Resolução CNE/CEB 2/2016
Lei n.º 13.278/2016.
description Ao realizar o levantamento histórico sobre a presença do ensino de música na educação brasileira, através das legislações existentes, desde a primeira constituição do século XIX, até a atualidade, é possível conhecer peculiaridades sobre as concepções de educação de cada época, por meio da análise dos documentos legais. Do mesmo modo, pode-se constatar a presença ou não da música nas escolas e suas formas de inserção. Este trabalho é um ensaio que apresenta um panorama da Educação Musical no Brasil, desde meados do século XIX até a contemporaneidade, a partir da pesquisa quanto à legislação educacional vigente em cada época, trazendo sua análise. Ao finalizar a apresentação e análise da legislação neste texto, constatou-se que a Música esteve presente nas escolas por mais tempo, comparativamente ao período em que não configurou os currículos escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762
10.34117/bjdv7n4-140
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762/21967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 35349-35365
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 35349-35365
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 35349-35365
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645523581665280