Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical Mapping
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762 |
Resumo: | Ao realizar o levantamento histórico sobre a presença do ensino de música na educação brasileira, através das legislações existentes, desde a primeira constituição do século XIX, até a atualidade, é possível conhecer peculiaridades sobre as concepções de educação de cada época, por meio da análise dos documentos legais. Do mesmo modo, pode-se constatar a presença ou não da música nas escolas e suas formas de inserção. Este trabalho é um ensaio que apresenta um panorama da Educação Musical no Brasil, desde meados do século XIX até a contemporaneidade, a partir da pesquisa quanto à legislação educacional vigente em cada época, trazendo sua análise. Ao finalizar a apresentação e análise da legislação neste texto, constatou-se que a Música esteve presente nas escolas por mais tempo, comparativamente ao período em que não configurou os currículos escolares. |
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Legislação do ensino de Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico / Music teaching legislation in Brazil: A Historical MappingEnsino de MúsicaMúsica na EscolaLei n.º 11.769/2008Resolução CNE/CEB 2/2016Lei n.º 13.278/2016.Ao realizar o levantamento histórico sobre a presença do ensino de música na educação brasileira, através das legislações existentes, desde a primeira constituição do século XIX, até a atualidade, é possível conhecer peculiaridades sobre as concepções de educação de cada época, por meio da análise dos documentos legais. Do mesmo modo, pode-se constatar a presença ou não da música nas escolas e suas formas de inserção. Este trabalho é um ensaio que apresenta um panorama da Educação Musical no Brasil, desde meados do século XIX até a contemporaneidade, a partir da pesquisa quanto à legislação educacional vigente em cada época, trazendo sua análise. Ao finalizar a apresentação e análise da legislação neste texto, constatou-se que a Música esteve presente nas escolas por mais tempo, comparativamente ao período em que não configurou os currículos escolares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2776210.34117/bjdv7n4-140Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 35349-35365Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 35349-35365Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 35349-353652525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27762/21967Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrezeli, EstevãoWolffenbüttel, Cristina Rolim2021-07-28T18:56:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27762Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:55.753212Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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