O processo de inserção da música no currículo da Escola Municipal Anísio Teixeira, Niterói-RJ: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15370 |
Resumo: | Este estudo buscou analisar a inserção da música no currículo da Escola Municipal Anísio Teixeira, de Niterói-RJ. O objetivo desta pesquisa é associar a importância da temática da inclusão da música como componente curricular, segundo determinado pela lei nº 13.278/2016, e sua efetivação enquanto política pública em uma escola do município de Niterói, que participa de um projeto diferenciado de educação em tempo integral e cujo currículo agrega as aulas de música. Visando alcançar os objetivos propostos, a pesquisa intentou responder as seguintes questões: como se deu a inserção da música na prática diária da escola? De que forma ocorre a efetivação curricular da música na Escola Municipal Anísio Teixeira? A música como disciplina tem atendido às exigências propostas pelas políticas públicas voltadas para sua efetivação? As respostas a essas questões desencadeou uma pesquisa de cunho qualitativo, sem deixar de lançar mão de dados quantitativos, a fim de aprofundar a temática proposta em campo, optando pela metodologia de estudo de caso, com base em Yin (2001). O percurso trilhado perseguiu uma maior compreensão de questões relacionadas às temáticas abordadas, utilizando como referência as pesquisas bibliográfica e documental, as quais atravessaram a extensão de todo o trabalho. Para o levantamento de informações na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os seguintes profissionais da escola: dois professores de música, uma professora generalista de ensino fundamental (1° ao 5º ano) e a diretora da unidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com a secretária municipal de educação, com o coordenador de artes da rede municipal de Niterói e com uma professora relatora do parecer nº 02/2013 do Conselho Nacional de Educação, que institui em âmbito nacional as Diretrizes Nacionais para Operacionalização do Ensino de Música para Educação Básica. A partir do levantamento de dados e da análise destes, foi possível constatar que a inserção da música enquanto componente no currículo da escola de tempo integral agrega benefícios à formação que se pretende, como ferramenta de apoio na construção de um indivíduo mais sensível e na potência de sua integralidade de sujeito e cidadão. A dissertação destaca os desafios postos tanto pelas políticas federais em um contexto macro, como a execução do ordenamento legal, passando pela dificuldade em incluir o profissional de música por meio de trâmites relacionados aos contratos ou concursos e a proposta para esse professor trabalhar na realidade cotidiana da escola. Como resultados, a pesquisa aponta que Niterói avança nessa reflexão, mas é preciso analisar todas as variáveis externas que se colocam como empecilhos desafiadores para o desenvolvimento da proposta na sua totalidade |
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O processo de inserção da música no currículo da Escola Municipal Anísio Teixeira, Niterói-RJ: um estudo de casoPolíticas CurricularesEducação musicalLei nº 13.278/2016Ciclo de PolíticasPublic curriculumMusic educationLaw 13.278/2016Policy cycleEste estudo buscou analisar a inserção da música no currículo da Escola Municipal Anísio Teixeira, de Niterói-RJ. O objetivo desta pesquisa é associar a importância da temática da inclusão da música como componente curricular, segundo determinado pela lei nº 13.278/2016, e sua efetivação enquanto política pública em uma escola do município de Niterói, que participa de um projeto diferenciado de educação em tempo integral e cujo currículo agrega as aulas de música. Visando alcançar os objetivos propostos, a pesquisa intentou responder as seguintes questões: como se deu a inserção da música na prática diária da escola? De que forma ocorre a efetivação curricular da música na Escola Municipal Anísio Teixeira? A música como disciplina tem atendido às exigências propostas pelas políticas públicas voltadas para sua efetivação? As respostas a essas questões desencadeou uma pesquisa de cunho qualitativo, sem deixar de lançar mão de dados quantitativos, a fim de aprofundar a temática proposta em campo, optando pela metodologia de estudo de caso, com base em Yin (2001). O percurso trilhado perseguiu uma maior compreensão de questões relacionadas às temáticas abordadas, utilizando como referência as pesquisas bibliográfica e documental, as quais atravessaram a extensão de todo o trabalho. Para o levantamento de informações na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os seguintes profissionais da escola: dois professores de música, uma professora generalista de ensino fundamental (1° ao 5º ano) e a diretora da unidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com a secretária municipal de educação, com o coordenador de artes da rede municipal de Niterói e com uma professora relatora do parecer nº 02/2013 do Conselho Nacional de Educação, que institui em âmbito nacional as Diretrizes Nacionais para Operacionalização do Ensino de Música para Educação Básica. A partir do levantamento de dados e da análise destes, foi possível constatar que a inserção da música enquanto componente no currículo da escola de tempo integral agrega benefícios à formação que se pretende, como ferramenta de apoio na construção de um indivíduo mais sensível e na potência de sua integralidade de sujeito e cidadão. A dissertação destaca os desafios postos tanto pelas políticas federais em um contexto macro, como a execução do ordenamento legal, passando pela dificuldade em incluir o profissional de música por meio de trâmites relacionados aos contratos ou concursos e a proposta para esse professor trabalhar na realidade cotidiana da escola. Como resultados, a pesquisa aponta que Niterói avança nessa reflexão, mas é preciso analisar todas as variáveis externas que se colocam como empecilhos desafiadores para o desenvolvimento da proposta na sua totalidadeThis study aimed to analyze the inclusion of music in the basic education curriculum at the Municipal School Teixeira, Niterói-RJ. The justification of this research is associated to the importance of the theme of inclusion of music as a curricular component according to law n 13278 / 2016 and its establishing as public policy in a school in the city of Niterói, which participates in a differentiated project of full time education in this educational system and whose curriculum adds music lessons. We aimed to reach the proposed objectives, so we carried out a qualitative research, while taking into account quantitative data. Our intention was to aproach the theme proposed in the field and, for that, we chose the methodology of case study, based on the notes of Yin (2001). The path we have taken in search of a better understanding of issues related to the selected themes, guided us in using as reference bibliographical and documentary researches, which have exceeded the length of this work. In order to gather information in the field of research, we have conducted some semi-structured interviews. Thus, we chose to conduct interviews with some professionals from the Anísio Teixeira school: two Music teachers, a generalist teacher of Elementary School (1st to 5th grades), a member of the Pedagogical Articulation Team (Principal). In addition, we have guided interviews with the Municipal Secretary of Education, with the Arts Coordinator of the municipal system of Niterói and with a teacher who reports under Opinion 02/2013 to the National Education Council, that establishes at the national level the National Guidelines for Operationalization Of Music Education for Basic Education. From the data collection and its analysis, it was possible to verify that the insertion of music as a component in the full-time school curriculum adds benefits to training that is intended to be a support tool in the construction of a more sensitive individual and, in the power of its integrality of subject and citizen. We recognize the challenges posed both by federal policies in a macro context, such as the execution of legal regulations, the difficulty of including the music professional, the contract or contest procedures, and the proposal for this teacher to work in the daily reality of the school. Niterói advances in this reflection, but it is necessary to analyze all the external variables that are posed as challenging requirements for the development of the proposal in its totality157 f.Najjar, Jorge Nassim VieiraAraujo, Flávia Monteiro de BarrosRojas, Angelina Accettahttp://lattes.cnpq.br/6608038456740889http://lattes.cnpq.br/9347392496995337Santos, Rejane Tinoco dos2020-10-21T18:32:22Z2020-10-21T18:32:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rejane Tinoco dos. O processo de inserção da música no currículo da Escola Municipal Anísio Teixeira, Niterói-RJ: um estudo de caso. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Políticas Públicas) – Faculdade de Educação. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15370openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T17:21:24Zoai:app.uff.br:1/15370Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:47.893278Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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