Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Werllesson de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Júnior, João Batista Barbalho Bezerra, Petrovich, Ana Carla Iório, Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678
Resumo: A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo. 
id VERACRUZ-0_eceeb55957bc3a88e5c788de50f95992
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7678
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challengesJogosLúdicoEnsinoModelos Atômicos.A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/767810.34117/bjdv6n3-196Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12399-12408Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12399-12408Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12399-124082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678/6656Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Werllesson deJúnior, João Batista Barbalho BezerraPetrovich, Ana Carla IórioSouza, Giulianna Paiva Viana de Andrade2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7678Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:28.706353Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
title Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
spellingShingle Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
Medeiros, Werllesson de
Jogos
Lúdico
Ensino
Modelos Atômicos.
title_short Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
title_full Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
title_fullStr Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
title_full_unstemmed Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
title_sort Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
author Medeiros, Werllesson de
author_facet Medeiros, Werllesson de
Júnior, João Batista Barbalho Bezerra
Petrovich, Ana Carla Iório
Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
author_role author
author2 Júnior, João Batista Barbalho Bezerra
Petrovich, Ana Carla Iório
Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Werllesson de
Júnior, João Batista Barbalho Bezerra
Petrovich, Ana Carla Iório
Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Lúdico
Ensino
Modelos Atômicos.
topic Jogos
Lúdico
Ensino
Modelos Atômicos.
description A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678
10.34117/bjdv6n3-196
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678/6656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12399-12408
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12399-12408
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12399-12408
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645443144351744