Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678 |
Resumo: | A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo. |
id |
VERACRUZ-0_eceeb55957bc3a88e5c788de50f95992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7678 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challengesJogosLúdicoEnsinoModelos Atômicos.A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/767810.34117/bjdv6n3-196Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12399-12408Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12399-12408Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12399-124082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678/6656Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Werllesson deJúnior, João Batista Barbalho BezerraPetrovich, Ana Carla IórioSouza, Giulianna Paiva Viana de Andrade2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7678Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:28.706353Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
title |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
spellingShingle |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges Medeiros, Werllesson de Jogos Lúdico Ensino Modelos Atômicos. |
title_short |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
title_full |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
title_fullStr |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
title_full_unstemmed |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
title_sort |
Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges |
author |
Medeiros, Werllesson de |
author_facet |
Medeiros, Werllesson de Júnior, João Batista Barbalho Bezerra Petrovich, Ana Carla Iório Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, João Batista Barbalho Bezerra Petrovich, Ana Carla Iório Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Werllesson de Júnior, João Batista Barbalho Bezerra Petrovich, Ana Carla Iório Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Lúdico Ensino Modelos Atômicos. |
topic |
Jogos Lúdico Ensino Modelos Atômicos. |
description |
A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678 10.34117/bjdv6n3-196 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7678/6656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12399-12408 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12399-12408 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12399-12408 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645443144351744 |